Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



Análise

CD Eu estava lá
(Emerson Pinheiro)

Roberto Azevedo em 07/07/2008
Para o Super Gospel
Eu estava lá

Compre este CD agora

Faixas:
1. Ele me curou
2. Eu estava lá
3. Eu sou
4. Tu és bom
5. O que darei
6. Teu trono é o limite
7. Entre a fé e o medo
8. Não te deixarei
9. Cristo vive em mim
10. Eis-me aqui
11. Eu te amo
12. Domingo de manhã
13. Para meu filho
Emerson Pinheiro é pastor e lidera o ministério de música da Igreja Batista Central da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ).

Começou na música aos oito anos de idade quando começou a “arranhar” na bateria. Aos treze, ganhou seu primeiro teclado. Assim teve início sua história ministerial atuando algum tempo como músico da igreja local.

Como tecladista conquistou seu espaço no meio gospel em duas gravações ao vivo que marcaram a década de 90. A Vigíla – Ao vivo com Marcos Góes e Carlinhos Félix – Ao vivo gravado no Canecão (RJ). Dois vinis indispensáveis na história do gospel nacional.

Em seguida seguiu na estrada em que caminha há mais de 15 anos, fazendo produção de cds de música gospel, muitos deles gravados por sua esposa Fernanda Brum, grupo Voices, Eyshila, Bruna Karla e outros. Emerson não só produziu como também apresentou à gravadora MK Music a dupla Alex e Alex.

Em 2002, montou a banda Quatro por Um e agora inicia uma nova fase em seu ministério lançando seu primeiro álbum solo, um projeto já acalentado por ele há alguns anos, que tomou forma e acaba de virar realidade.

Produzido por ele mesmo, contou com a ajuda de diversos amigos, entre eles, o guitarrista Duda Andrade (4/1), o tecladista Tadeu Chuff (loops, programações e cordas) e o pastor Livingston Faria, parceiro de longa data em diversas composições.

Segundo Emerson, o disco tem que ser ouvido desde a primeira faixa para que se possa entender todo o trabalho. “A primeira faixa dá sentido a tudo o que está sendo cantado na seqüência e as outras são de gratidão ao Senhor”.

A capa do álbum traz fotografias tiradas numa praia com um piano sobre a areia. O mais interessante é que não são fotomontagens. Realmente a idéia ficou muito bacana.

Ele me curou dá início ao repertório do disco contando o testemunho do cantor que foi curado de leucemia aos oito anos de idade. Ele conseguiu transformar a canção em seu testemunho pessoal e ao invés de trabalhar uma pegada lenta, como é feito usualmente pelos ministérios, optou por uma levada rítmica alegre, bem pra cima, enquanto narra o milagre que ocorreu em sua vida.

A canção que dá nome ao álbum foi escolhida como a primeira de trabalho. Eu estava lá é inspirada em momentos difíceis que acontecem no nosso cotidiano: uma mãe e um pai que perdem um filho, um marido que abandona a esposa (e vice versa), um pastor que está em crise no ministério. São momentos de dificuldades que o ser humano passa e, às vezes, tem aquela sensação de que Deus não esta presente, mas a Bíblia registra que Ele nunca nos deixará, nem nos desamparará e está no controle, não importa a aparência das coisas ao nosso redor.

Assim como o hino anterior, a canção Eu sou é cantada em primeira pessoa (como se fosse Deus falando). É uma versão de Mark Shultz, artista distribuído no Brasil pela BV Filmes.

A seguir entoamos Tu és Bom, versão para "You are Good" de Israel Houghton, louvor que alcançou notoriedade internacional numa gravação de Israel com o ministério Hillsong. Também foi gravada recentemente no álbum “Adoração e adoradores – Até os confins da Terra”.

O Ministério Israel and New Breed possui três títulos, lançados no Brasil em cd e dvd, pela BV Filmes.

A faixa cinco é uma parceria com o amigo Duda Andrade. O que farei, apesar de ser cadenciada, mantém a pegada pop-rock dos anteriores. O hino é conduzido por diversos timbres de guitarra enquanto o teclado percorre o tema com coberturas muito bem colocadas. Muito boa mesmo.

No planejamento inicial Teu trono é o limite seria o título original do disco, que mais tarde foi mudado para “Eu estava lá”. É uma das melhores do repertório e uma das que mais nos relembra a sonoridade da banda Quatro por Um.

Com uma pegada “roupa nova”, tanto no arranjo instrumental, tanto no arranjo vocal, temos Entre a fé e o medo que versa sobre confiança.

Não te deixarei é uma oração de contrição e entrega com uma melodia cativante e envolvente, principalmente no refrão. Destaque para as cordas e para o solo de guitarra no turn around final.

Cristo vive em mim é conduzida por um violão folk e possui uma atmosfera congregacional. Com certeza deve emplacar no repertório dos ministérios de louvor de nossas igrejas locais.

Eis me aqui é conduzida por um piano e um coro de vozes formado por Emerson, Jairo Bonfim, Fael Magalhães, Wilian Nascimento e o produtor vocal Siclair. Destaque para o arranjo de cordas que conduz a canção.

Eu te amo é outro hino que segue a linha congregacional. Possui uma levada festiva com muita guitarra e bateria bate-estaca.

Fechando o repertório temos a diferente e interessante Domingo de manhã. Se na primeira faixa ele conta seu testemunho, na última ele relembra sua infância e adolescência na igreja. Com certeza a letra vai tocar o emocional de muito adultos que também viveram essa fase da vida freqüentando as reuniões de ebd (escola bíblica dominical), ebf (escola bíblica de férias) e cultos matinais.

A faixa 13 é uma regravação de uma música do disco “Amo você – volume 12”. O título original era “Canção para meu filho” e neste registro foi mudada para Você me fez ser pai. A música é dedicada ao seu filho Isaac de três anos de idade.

O disco Eu estava lá, que merece espaço no seu player, foi lançado em um culto na casa de shows Rio-Sampa (RJ) junto com o novo álbum de sua esposa, Fernanda Brum, denominado Cura-me.

Maiores informações podem ser encontradas em: www.emersonpinheiro.com.br.


Compre o CD Eu estava lá na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.