Análises

Relembre o review de "Até tocar o céu", um clássico na discografia da Eyshila

Jonatha Cardoso em 02/02/23 11256 visualizações
Relembre o review de "Até tocar o céu", um clássico na discografia da Eyshila

Até tocar o céu é o sétimo álbum de Eyshila, lançado pela MK Music em 2007. Contém 13 canções, que tem como tema o empenho de todo aquele que busca o sobrenatural de Deus – nem que para isso seja necessário esticar o braço para alcançar os céus e tocar o coração do Senhor.

Foi um dos principais álbuns da carreira da cearense, visto que conseguiu disco de platina, com mais de 125 mil cópias vendidas. Além disso, recebeu indicação para concorrer ao Grammy Latino 2007, na categoria de melhor álbum cristão em português. Pra encerrar, recebeu versão em espanhol: “Hasta tocar el cielo”.

Já pra começar com o pé direito, temos a animadíssima Jeová Raá, que se baseia no Salmo 23. A canção é conduzida pela guitarra e é recheada de riffs interessantes.

Outra canção bem empolgante é O Deus que eu amo que fala sobre Deus, o Deus que amamos. O hino possui uma atmosfera festiva em ritmo de baião, mas com uma sonoridade bem contemporânea. Destaque para a dinâmica e para a modulação realizada na ponte.

Uma das que mais gosto é Deus se lembra. Versa que Deus não se esqueceu de nada do que ele nos prometeu. O louvor é uma balada pop bacana, que inicia conduzida por um looping. Destaque para o solo de guitarra, para as coberturas de órgão e para a pegada do piano no turn around final.

A faixa-título chega agora. Até tocar o céu fala de um tempo de vigiar, de orar, de buscar a face de Deus, de adorar, ampliar a visão, se levantar e agir. Esta já entrou no repertório de hits da cantora. Belo momento de contrição e entrega entoado em tom menor.

Coladinho temos Deus está me ensinando, que fala sobre o que Deus está nos ensinando. Ele nos ensina a viver, a sonhar, a obedecer e a amar. A canção é conduzida pelo teclado e conta com o suporte de cordas preenchendo os espaços do arranjo. No meio do hino Eyshila “simula” um rap. O recurso deu um efeito bem legal na música.

Com Teu fogo versa sobre o Deus que responde e fala com seu povo, através do fogo. A canção mantém o repertório neste momento contemplativo. Destaque para as intervenções melódicas do back vocal.

Outra bela canção é Pela santidade de Deus. O que o Senhor quer de nós? Qual o caminho a seguir? Quais os sonhos que devemos sonhar? Quando falamos “eis-me aqui”, damos autoridade para que Deus possa tocar em nossas vidas, corações, lábios, olhos e ouvidos. Com isso, somos agentes de mudança nas famílias, para que elas troquem o pecado pela santidade de Deus. O hino é conduzido por um violão folk e conta novamente com a cobertura das cordas. Destaque para a métrica do refrão que é bem envolvente.

Continuamos com Santo Espírito. Essa canção é um pedido para que o Espírito Santo nos use, assim como com Isaías. A letra é confrontante e reflexiva. Será que você tem coragem de dizer a ele “Eis-me aqui, usa-me”? Destaque para as frases de violão, para as cordas que alternam muito bem as regiões graves e agudas e para o pressão do back vocal a partir da subida de tom.

Uma das melhores do repertório sem dúvida é Tu és adorado, num dueto lindo com Aline Barros. A letra e a harmonia são bem simples, mas sem dúvida as vozes combinaram e se encaixaram muito bem na melodia.

Outra canção animada é Quando Jesus passar. Fala sobre a diferença que acontece quando Jesus passa perto de nós. É um pop bacana, recheado de riffs e licks de guitarras. Destaque para a pegada do piano. No final surgem algumas frases de sax, que poderiam ter sido melhor explorados durante o arranjo.

Tempo de primeiro amor disserta sobre a famosa passagem de Eclesiastes 3, sobre o tempo. Mais uma entoada em G (Sol maior), se não me engano esta é a quinta cantada neste tom. (Nada contra heim galera, apenas um comentário). (rs). Voltando ao louvor, esse é uma balada com uma pegada muito boa de ouvir. Mais uma vez o sax aparece, timidamente, deixando aquele gostinho de “quero mais”.

Em seguida temos os grooves da canção É santo. Só ele é santo, só ele é justo. Só ele tem todo o poder em suas mãos e só ele é dono dos nossos corações. Destaque para o swing do instrumental.

Vamos encerrar o álbum com a pegada pop de Maravilhoso. Estar na casa do Senhor, sentir sua presença e saber que ele está entre nós é maravilhoso. Não há nada mais precioso do que ouvir o som da voz do Senhor. Guitarra e teclado dividem a condução harmônica com aberturas e convenções.

Este é um dos grandes trabalhos da carreira de Eyshila. Sem dúvida, um CD para se ter na coleção!

Que Deus te abençoe!

@jonathacardoso

Até tocar o céu

(CD) 02/07


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Eyshila

Veja também no Super Gospel:

Jonatha Cardoso

Gaúcho, é membro do Ministério Encontros de Fé, de Novo Hamburgo (RS). É músico, toca teclado e bateria. Mas sua paixão mesmo é ouvir... Adora Hillsong, Ron Kenoly, Don Moen, Marcos Witt e outros cantores tradicionais. Nas horas vagas inclusive gosta de compor canções. Trabalha na área de Tecnologia da Informação e, por isso, está sempre conectado nas Redes Sociais e em seu blog.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook