Análises

Happyness, um álbum muito bem produzido do Groove Soul

Roberto Azevedo em 01/02/08 11878 visualizações
O Groove Soul foi formado em 2000 pelo contra baixista e diretor musical da Escola Maranata, Valdeci Moura, cujo propósito central é levar à Palavra de Deus, curando, libertando, alegrando os corações das pessoas através de suas canções.

Com o lançamento de Happyness o Groove Soul alcança a marca de quatro discos gravados, todos com o estilo inconfundível do acid-Jazz.

I sing, seu primeiro álbum foi lançado em 2000. Foi gravado ao vivo na Igreja Pedra Viva (Vila Mariana-SP) em 10 de dezembro de 1999. No repertório temos “Vamos todos adorar” do TS, “Quero louvar” de Robson Nascimento, “Quanto amor” de Massao Suguihara” e “Movendo os corações” de Livingston Farias, entre outros. Foi um dos melhores lançamentos daquele ano.

Em 2002 foi a vez de Cante que trouxe, além da faixa título, a participação dos irmãos Junior e Jesrel na faixa “Como poderei”, Rogerinho do TS em “Vou vencer”, além de “Hoje me alegrei”, canção ministrada por Samuel Sabino que é muito executado até hoje como louvor congregacional em diversas igrejas.

Em abril de 2005 lançaram Groove Soul – volume III que trouxe dois instrumentais bacanas. A balada “Eis que tudo se fez novo” e a latina “Mexendo com fogo”. Neste disco também se destaca a faixa “Salmo 18” e para os overdubs de piano Rhodes gravados por Jorge Alexandre, tecladista do Ivan Lins.

Os projetos gráficos da banda sempre tiveram um visual muito bem elaborado. Nesse eles capricharam mais ainda. Além do layout com produção de primeira linha, o encarte, que traz todas as letras, ainda vem impresso em foto paper. Nota 10!.

Diga para o seu irmão e Dance trazem uma pegada brasileira nos arranjos de base e nos metais. O primeiro hino é conduzido por Samuell Sabino. O segundo conta também com a participação de Alberes (percussionista do Templo Soul) com sua árvore de tamborim, dando um clima muito legal no samba soul.

O embalo cativante do acid jazz se faz presente na faixa Exaltarei que traz a participação de Isaac Tee no vocal e um rap interpretado por Cacau do Rap Sensation.

Rogério Sarralheiro do Templo Soul e Robert MC do Apc 16 marcam presença em Ligue a seta que versa sobre arrependimento e conversão.

A faixa título segue o estilo que foi bastante explorado no segundo disco do grupo. Happyness,que significa felicidade, traz versos de agradecimento pela presença de Deus em nossas vidas, refrigério que devemos cultivar todos os dias. “Felicidade tenho pela salvação da minha alma”.

O guia traz uma base soul com uma sonoridade cativante. Destaque para os dois momentos em que rolam as intervenções do sax.

O Rei traz outro arranjo envolvente, além da participação de Jamilly nos vocais. O refrão do hino já foi cantado no segundo álbum da banda, mais precisamente na faixa nove. Destaque para a pegada jazzística da guitarra e para os riffs de teclado no final do louvor.

Deste o segundo álbum o repertório da banda conta com pelo menos dois hinos instrumentais. Neste nós ouvimos groove soul que mantém o padrão de qualidade dos temas anteriores.

Ele é é um hino de exaltação aos atributos de Jesus. Em todo o cd a mixagem dos metais esta muito bem distribuída em relação aos outros instrumentos, fato que ficou devendo um pouco no disco anterior.

Uma intro piano e voz com Junior (Jhor) e Jezrell dão início a um momento mais contemplativo.

Seu amor conta com os vocais de Rodrigo Mozart. O hino tem uma sonoridade muita usada pela nossa mpb no final dos anos 70.

Nome poderoso traz uma roupagem congregacional e é conduzida por Luciano Claw. Um belo momento de contrição e entrega.

Dando seqüência a este momento contemplativo temos outra participação de Rodrigo Mozart. Ser útil versa sobre disponibilidade. “Quero ser útil no Reino também, quero fazer Sua vontade Senhor. Quero buscar Tua presença Senhor”.

Fechando o repertório louvamos a Deus com Entrego a Ti com ministração de Kelly “Two” Novaes. O hino é outro momento de contrição e entrega só que desta vem em ritmo de balada.

Em dezembro de 2007 o Groove Soul gravou o seu primeiro dvd ao vivo, com a participação de diversos nomes da black gospel paulista, que deve ser lançado no primeiro semestre de 2008.

Maiores informações: www.groovesoul.com.br
Happyness

(CD) 12/07


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Groove Soul

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook