Análises

Hillsong United lança Aftermath, seu novo disco gravado em estúdio. Leia nossa opinião.

Roberto Azevedo em 04/05/11 10274 visualizações
Aftermath é o novo álbum de uma das bandas mais influentes do cenário cristão atual, o Hillsong United. O repertório possui 12 canções e foi lançado em fevereiro de 2011, um ano após a bem sucedida turnê do disco “Tear Down the Wall”.

O United é formado por jovens da Hillsong Church – Sidney - Austrália. Sua música contém um estilo pop-rock contemporâneo, com algumas influências do hard rock. O grupo já se apresentou em vários países do mundo e atualmente possui como líder Joel Houston.

A Hillsong Church possui três ministérios de louvor, a saber: Hillsong Music Australia, Hillsong United e Hillsong Kids, daí o fato de os participantes do Hillsong United interagirem nos demais ministérios de louvor da Igreja.

Após uma série de 10 lançamentos ao vivo, a banda volta com um trabalho em estúdio. Isso mesmo, nada de assobios e nada de aplausos. O cd foi gravado em estúdio e é baseado na jornada cristã, nos autos e baixos da vida e de como Deus se mostra fiel e amoroso diante de qualquer circunstância.

Detalhe: este é o segundo disco que a banda grava em estúdio ao invés de gravar em uma conferência. A última gravação em estúdio tinha sido “All Of The Above”, em 2007.

Aftermath é resultado de uma temporada de descanso da banda na sua igreja local. Ao pé da letra, o título quer dizer “Consequências ou Resultados”.

Antes de iniciar a audição, uma dúvida: “O que será que eles vão oferecer neste novo trabalho?” Ouvindo as canções observamos que usaram vários recursos de estúdio e diversos efeitos de equalização, samplers e sintetizadores, combinação que nos remete a uma sonoridade totalmente oitentista.

Outro destaque nesta nova produção é o retorno de Marty Sampson, que esteve afastado do das gravações do grupo deste o lançamento de “All of the Above”.

O álbum inicia de forma inusitada. Take Heart abre o repertório de forma suave, ao invés das canções festivas em ritmo de pop rock. O arranjo vai se desenvolvendo, adicionando aos poucos camadas instrumentais e vocais, até concluir em um belo arranjo de cordas. Destaque para a intensidade emocional de Joel Houston na interpretação do louvor que dura mais de 7 minutos.

A seguir temos um “Hillsong clássico”, do tipo "Take It All" ou "One Way". Go, inicialmente chamada "Giving It All Away”, é um pop rock recheado de riffs de guitarra. Possui todos os itens necessários para ser chamada de hit: estrofe boa, refrão que fica martelando na cabeça, muita guitarra e de teclados “viajantes”. Somzeira!

Like an avalanche (Como uma avalanche) é uma declaração de amor ao nosso Deus e remete o ouvinte de volta ao lado intimista do grupo, de clássicos como “Desert Song” e “Hosanna”. Os loops e os samples sustentam de forma bem consistente esse hino que possui uma melodia cativante.

Rhythms of grace (Ritmos da graça) conta com um refrão congregacional, no estilo ideal-para-o-dirigente-interagir-com-a-igreja. Destaque para a dinâmica do arranjo a partir do “bridge” e para a condução harmônica da guitarra desde o início do tema.

Na seqüência temos a faixa título que é uma bela composição de Houston com uma competente interpretação de Marty Sampson. Aftermath é uma balada consistente que versa sobre Jesus, reconhecendo seu sofrimento e sacrifício por nós. Destaque para a pegada “flat” do arranjo que é conduzido pelos timbres de teclado muito bem encaixados.

Após o interlúdio instrumental intitulado Be, entoamos Bones. Essa música é a que mais nos remete ao som dos anos 80 ao se apresentar com alguns synths e sequencers agradabilíssimos. Destaque para a interpretação de Jill McCloghry.

A próxima faixa, Father, apesar de uma bela melodia, musicalmente falando não acrescenta nada ao set list. Mas se ouvir ela até o final não irá se arrepender.

Nova disserta uma letra de exaltação ao nosso Deus. Louvor envolvente, com refrão forte e que irá agradar em cheio quem curte o estilo adoração progressiva (progressive worship).

O clímax do set list esta na faixa 10. Light will shine apresenta uma linha de baixo do empolgante, um refrão bom e guitarras melhores ainda.

"Assim, com todo o meu coração, com toda a minha alma e com tudo que sou. Senhor, eu te seguirei. Você levou a cruz. Você levou minha vergonha. Restaurado a minha vida. Agora eu vivo para te adorar". A seguir temos o primeiro single do álbum. Search my heart possui um arranjo denso recheado de efeitos eletrônicos.

A gravação termina com uma versão para Awakening (Despertar). O hino possui versões recentes na voz de Chris Tomlin e da banda Passion.

Como bônus track temos a radio version de Search my heart.

Com certeza Aftermath mais uma vez irá ditar tendências. Pra quem curte os shows da banda, só nos resta aguardar para assistir como o repertório vai soar nas versões ao vivo.
Aftermath

(CD) 02/11

(5,0/5)
Total de votos: 1

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Hillsong United

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook