Análises

Confira o review de El Aire de Tu Casa, um clássico na discografia de Jesus Adrian Romero

Jonatha Cardoso em 23/03/12 5632 visualizações
Com produção de Mike Rodrigues, El aire de tu casa é o oitavo álbum do pastor mexicano Jesús Adrián Romero, lançado em janeiro de 2005 pela Vástago Producciones. São 12 canções, gravadas todas em estúdio, que nos fazem sentir mais ainda a presença de Deus nas nossas vidas. Uma relação mais profunda, não só nos domingos, à noite, mas nas 24 horas de cada um dos nossos dias.

Muitos não conhecem quem é Jesús. Aliás, essa é a primeira análise de um CD dele aqui no Super Gospel. Mas tenho certeza que inúmeras canções dele você já cantou, na voz de vários cantores brasileiros. Mas só pra você ter uma noção: Assim como consideramos Sérgio Lopes, o poeta da música gospel brasileira, eu considero, com absoluta exatidão, Jesús, como o poeta da música gospel latina.

Ele nasceu em fevereiro de 1965, em Santa Clara, México. É casado com Pecos Romero e tem três filhos – Jaanai, Melissa e Adrián. Desde agosto de 2007 mora em Phoenix, nos EUA, onde está a frente do Vastago Epicentro, igreja sediada em Surprise, Arizona.

Vamos começar com o CD.

A primeira música é a faixa-título, El aire de tu casa, que se baseia no violão pontualíssimo de Daniel Fraire e na percussão de Roberto Serrano e Misael Blanco. Esse é um belo exemplo do estilo de Jesús: músicas mais suaves, sem tantos pesos, aliado à voz mais suave de Romero. Aliás, ouvir CDs dele é um pedido para se deliciar, pois todas as canções trazem suavidade ao ouvir. Destaque para o leve backing no coro. Esse poema fala do desejo de respirarmos o ar da casa do Senhor todos os dias.

A melhor do repertório, sem dúvida, é a mais conhecida dele. Mi universo é a versão original da música versionada de PG. Mas adiciono duas coisas: embora os poemas sejam iguais em qualidade e espiritualidade, a voz de Romero combina mais e os arranjos são um pouco melhores no original. Destaco a segunda voz cantada por Fernando Ramírez. O violão é primordial ao longo, dando alguns espaços para toques dos teclados de Mike. Excepcional! Não vou falar nada sobre a letra, pois ela diz tudo o que eu gostaria de dizer nesse momento.

O violão e o teclado introduzem a belíssima Espérame, que é uma das canções em que a tessitura de Jesús é mais bem notada no disco. Possui uma pegada bem suave, mas com uma letra muito boa: “Espérame por la mañana; antes de que salga el sol, antes que comience el día, quiero darte mi canción”. O peso da canção, mais adiante, aliado ao peso que Jesús dá em sua voz, é de se emocionar.

Aquí estoy é a versão original da canção versionada por David Fantazzini. É um hino mais agitado. Mais uma vez, o bom toque da segunda voz de Ramírez. Gosto dos efeitos executados pelo teclado. Mais uma vez, ponto pro original, pois a voz de Jesús combina mais com o estilo do que a de David. Quanto aos arranjos, são praticamente os mesmos.

Semelhante à Espérame, temos No es como yo, não só no estilo dos arranjos – embora não tenha percussão, mas tenha as cordas, no violão e em violinos, ao fundo. Além disso, temos a bela voz que completa a excelência dessa canção. O poema versa que Jesus não é como nós, pois é santo, perfeito, é sublime e eterno. Mas mesmo assim ele nos chama de irmãos dele.

Continuamos com Mí corazón te canta, que é menos leve que as outras, com a participação da bateria e bons toques do violão e da guitarra. Gosto das quebradas dos acordes ao longo da estrofe. O backing no coro também é excelente. Uma letra simples, que fala sobre o sangue de Jesus. Gosto desse estilo, pois ele tem poucos instrumentos, mas consegue fazer grandes canções.

Outra belo momento é Te veo. Louvor mais firmado no piano, e na bela voz de Romero. A letra também é espetacular. Recebeu, igualmente, uma versão de PG – igualmente a de Jesús é melhor, não nos arranjos, mas na voz. Lembra No es como yo. Cada canção que ouço dele é uma nova experiência de música, pois ele consegue proporcionar arranjos simples e completos, além de vozes excepcionais.

Uma batida bem legal no violão e na bateria, com bons toques no violão, baseiam Mi herencia. Mais uma vez, participação na segunda voz no coro. É um estilo de música um pouco mais típico do México. A letra fala que Jesus é a nossa herança, nossa porção, aquilo que sempre anelamos.

Para mim, a mais linda de todas, não só na letra, como nos arranjos, é Me dice que me ama. Baseada no piano e nas cordas, gostaria de lhes mostrar um pouco da letra: “Me dice que me ama y que conmigo quiere estar, me dice que me busca cuando salgo yo a pasear; que ha hecho lo que existe para llamar mi atención, que quiere conquistarme y alegrar mi corazón”. No conjunto, ela lembra Mi universo, não só em arranjo, mas na perfeição da letra.

Com belos toques no violão, prosseguimos com Es por tu gracia. Canção também sem percussão, mais leve, mas com um toque mais forte na voz de Jesús. A letra nos fala que tudo o que temos e somos é pela graça e pelo perdão de Jesus. Esse CD é particular em usar várias músicas com esse estilo, mais leve.

De tí dependo possui uma batida mais rápida, parecida com Aqui estoy. Tem o violão com a percussão, com bons toques de teclado e órgão. Gosto da condução harmônica. A letra fala de que nossa vida, sonhos e alegria dependem do Senhor, assim como a chuva precisa de nuvens.

Pra encerrar, um estilo bem mexicano conduz Pegado a ti, com base do violão e de um som de gaita – não sanfona, mas mais aparente de uma gaita de teclado. Destaque para o backing, que faz dessa canção a mais animada – um estilo bem diferente do que estamos acostumados a ouvir dele. Destaque para a percussão, a um estilo bem local.

Pessoal, se você gosta de CDs mais suaves, mas com grande poesia, esse é um prato cheio.

Jesús é um dos melhores compositores cristãos do mundo, sem dúvidas

Que Deus te abençoe!

@jonathacardoso
El Aire de Tu Casa

(CD) 02/06


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Jesús Adrián Romero

Veja também no Super Gospel:

Jonatha Cardoso

Gaúcho, é membro do Ministério Encontros de Fé, de Novo Hamburgo (RS). É músico, toca teclado e bateria. Mas sua paixão mesmo é ouvir... Adora Hillsong, Ron Kenoly, Don Moen, Marcos Witt e outros cantores tradicionais. Nas horas vagas inclusive gosta de compor canções. Trabalha na área de Tecnologia da Informação e, por isso, está sempre conectado nas Redes Sociais e em seu blog.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook