Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



Análise

CD Hero
(Kirk Franklin)

Roberto Azevedo em 01/02/2006
Para o Super Gospel
Hero

Compre este CD agora

Faixas:
1. Intro
2. Looking For You
3. Hero (with Dorinda Clark-Cole)
4. Interlude (with Fred Hammond)
5. Let It Go (with tobyMac & Sonny Sandoval)
6. The Process
7. Imagine Me
8. Could've Been (with Tye Tribbett & J. Moss)
9. Better
10. Afterwhile (with Yolanda Adams)
11. Brokenhearted (with Marvin L. Winans)
12. Without You
13. Keep Your Head
14. Why (with Stevie Wonder)
15. First Love
16. The Appeal
17. Brokenhearted (Reprise)
18. Interlude
19. Sunshine
20. Outro
Kirk Franklin vendeu mais de dez milhões de álbuns em menos de dez anos. Ele ganhou três prêmios Grammy e sete vezes o prêmio Dove. Seu sucesso “Stomp“, do álbum triplo de platina “God´s Property”, o transformou no astro dos jovens na MTV.

Hero, o novo trabalho de Kirk Franklin é o primeiro lançado pelo seu novo selo, o “Fo Yo Soul Entertainment”. É também o primeiro álbum em estúdio gravado desde o cd “The Nu Nation Project”, lançado em 1998, que tinha em seu repertório o mega hit “Revolution”.

Ao lado da participação do coral, que é uma de suas marcas registradas, neste álbum ele abusa e usa de arranjos eletrônicos. Talvez por não ter sido gravado ao vivo como o anterior (The rebirth), mas a verdade é que Kirk sempre foi notado por sua criatividade e experimentar novos caminhos faz parte da natureza criativa de qualquer um.

Kirk já começa com uma novidade. Looking for you traz uma levada dance anos 70. É uma canção de celebração. “Procuro por Ti pois sei que nada mais me satisfará”; “Eu estou tão contente por ter achado Você. Agora estou mudado e ninguém pode me afastar de Ti”. Tem a participação do Coral African Children´s Choir. Somzeira!

A faixa título traz uma rápida participação de Dorinda Clark Cole no “turn around” (vamp) final. Hero exalta a obra de Cristo na cruz. Ato que nos justifica perante Deus. Não é uma música agitada, mas tem muita intensidade. A dinâmica do vocal é impressionante. “Jesus, Tú És o meu herói. Tu vieste e salvaste o meu dia”.

Um interlúdio interpretado por Fred Hammond antecede Let it go (Deixe que vá) que traz como musica incidental Shout (Grito), sucesso na voz do Tears for Fears. Kirk faz um monólogo, bem discursivo, que versa de forma bastante intensa sobre um passado difícil atormentando um presente sem maiores perspectivas. No bridge final a letra clama: “Veja-me, eu só quero deixar ir. Jesus por favor, meus joelhos só vêem meu choro. Ponho isto em Suas mãos. Estou realmente tentando”.

The process é um interlúdio orquestrado que antecede Imagine me (Imagine-me). A temática desta canção é a mesma da anterior, mas desta vez com uma visão mais otimista. “Deixando que vá o meu passado, contente eu tenho outra chance e meu coração se alegra pois não tenho que ler aquela página novamente”. A música é conduzida por uma levada swingada de bateria marcada por toques na caixa enquanto ao fundo temos uma orquestra dividindo a atenção com a backing vocal. Ambos com excelente dinâmica.

Could´ve been (Poderia ter sido) é uma “canção Kirk Franklin” típica. Levada funkeada, cheia de grooves, cadenciada por convenções e traz o tradicional coro em tríades. Versa sobre gratidão. “Eu quero te agradecer mais. De todas as coisas em tenho sido farto e agora vejo que sou melhor do que era antes... ”. Essa vai pra minha coletânea mp3 de melhores do Kirk.

Better (Melhor) mantém a ótima pegada dançante da faixa anterior. Verso sobre otimismo. “A vida às vezes pode mudar e ninguém quer sentir dor, mas se isto for para ajudar o seu crescimento você precisa conhecer. Deus te ama e Ele nunca te deixará na mão”.

Afterwhile traz a participação da maravilhosa Yolanda Adams, em uma belíssima interpretação piano e voz. “Você orou, você tentou, mas silêncio não termina; O propósito do Deus logo você entendera”.

Brokenhearted (Com o coração partido) vem com o tradicional arranjo de vozes femininas com órgão ao fundo. A canção versa sobre a cura para a alma cansada e abatida: Jesus. “O perdão está aqui, a salvação está aqui, a aceitação está aqui, a libertação está aqui”. Traz a participação de Marvin L. Winans alternando a ministração com Kirk.

Without (Sem) tem um arranjo violão e voz acompanhados por uma orquestra ao lado de uma letra cheia de poesia. “Sem Você nós somos como uma noiva sem noivo, sem Você somos como o verão sem raio de sol, Sem Você Jesus minha vida não teria sentido, mesmo assim nunca saberei o quanto isso Lhe custou”.

Keep your head (Mantenha sua mente) versa sobre o campo de batalha da mente baseado em II Coríntios 10:4-5 “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo”.

Esta com certeza é uma das melhores canções do disco. Traz uma batida eletrônica cadenciada, cheia de grooves e convenções que conduz uma melodia muito bem construída.

Why (Por que) tem uma pegada soul e traz a participação de Stevie Wonder. “Porque não te damos uma chance e pomos nossas vidas em Suas mãos... ”. A música cria um clima dançante que contagia, mas fica aquela impressão de que ao vivo renderia mais.

First love (Primeiro amor) vem com um arranjo de metais formando clusters que preenchem os espaços e termina com uma dinâmica vocal clamando: “Deus irá te curar se você O escutar, Ele te mostrará o caminho se você O escutar,...Mas você precisa se aquietar... E escutar”.

The appeal (A atração) é uma bela canção de adoração e contrição. “Senhor eu permaneço em Tua presença. Estou aqui e me rendo a Ti. Tudo o que tenho e tudo que faço eu Te dou Senhor... ”. As interpretações do Coral se alternam em solos, duetos, trios, acompanhados por Kirk ao piano. E que interpretações. Harmônica e melodicamente elaboradas.

Uma reprise de brokenhearted, um rápido interlúdio “beat box” do filho mais novo do Kirk e uma mensagem de Kerrion Franklin fecham o álbum.

O Jornal USA Today deu 3 1/2 estrelas (o máximo possível são 4 estrelas) para Hero, e elogiaram o cantor: "Franklin sempre foi uma estrela gospel que conquista aos cristãos e aos não-cristãos. A sua empatia para nossos problemas pessoais e o otimismo para resolvermos esses problemas é ultrapassada pela fé e profundidade de suas músicas. Sua boa vontade de se expressar traz alegria às suas músicas. Ele toca em assuntos como pobreza, problemas de auto-estima e AIDS com músicas que nos fazem bater palmas....

... e bater os nossos pés... ".


Compre o CD Hero na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.