Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



Análise

CD Meu Silêncio - Entre Amigos e Irmãos
(Marina de Oliveira)

Análise feita pelo colaborador:
Edmir Filho (edmirfilho1@yahoo.com.br)
Meu Silêncio - Entre Amigos e Irmãos

Compre este CD agora

Faixas:
1. Usa-me agora
2. Trono de Glória
3. Rasga os céus e desce
4. Insaciável
5. Meu Silêncio
6. Meu Redentor
7. Meu coração tem pressa
8. Vou esperar
9. Quero voar
10. Vou profetizar
11. Cântico Espontâneo
12. Tempo de Aliança
13. Quero ser melhor do que sou
Cantora, apresentadora, empresária, publicitária, diretora artística... Entre outras atividades bem sucedidas, Marina de Oliveira com mais de 15 trabalhos lançados e 20 anos de carreira é considerada uma das grandes interpretes da música Gospel do Brasil. Em 1987, através do álbum Imenso Amor, Marina se lança como cantora a nível nacional ajudando a fundar o que é hoje a maior gravadora evangélica do país (MK Publicitá), empresa que nasceu com o propósito de distribuir melhor os seus trabalhos. Ao longo de sua trajetória, emplacou vários sucessos como: Faça um Teste, Glória a Deus, Onda de Amor, Aviva, Jesus Volta Logo... Ficando também conhecida pelo seu empreendedorismo, ousadia nas apresentações e estilo musical variado que vai desde os hinos tradicionais, passando pelos Spirituals, Rock, pitadas de Blues indo até o Pop (gênero mais explorado). Após 5 anos sem gravar repertório inédito, ela volta com tudo lançando um CD, e posteriormente um DVD, no melhor estilo Adoração.

Meu Silêncio – Ministração Profética Entre Amigos e Irmãos – chega ao mercado após um período de inquietudes no que diz respeito Ministério de Marina. Cogitou-se até a hipótese de parar de cantar e se dedicar apenas à carreira empresarial. Todavia, a cantora soube muito bem transformar esse momento difícil em um tempo de reciclagem artística, amadurecimento, e de renovo espiritual que se refletiu de forma bastante positiva em seu mais recente trabalho.

O disco começa de forma impactante através da canção “Usa-me Agora” (Marina de Oliveira) cuja letra é uma espécie de síntese das experiências vividas pela interprete durante o período que ficou sem se apresentar antes da gravação do cd. “Perdoa-me Senhor, o tempo que perdi, minha voz de calou silenciando o louvor que ninguém jamais pode ouvir (...) Ajuda-me Senhor a ver além de mim mesmo revela os segredos os desejos do teu coração (...) Usa-me agora, dai-me uma nova visão, quero ver tuas promessas cumprirem-se ainda nesta geração”... O arranjo instrumental é maravilhoso!

Em seguida, temos as bem animadas “Trono de Glória” (Marina de Oliveira) e “Rasga os Céus e Desce” (Marcelo Bastos); ambas bastante alegres e repletas de frases enérgicas e vibrantes; como na primeira, por exemplo: “(...) De qualquer maneira ó Deus vamos chamar tua atenção, te entregar o puro louvor verdadeiro do nosso coração, Abre os céus sobre nós, queremos te fazer ouvir nossa voz(...)”

Após esse momento de explosão contagiante, o cd mergulha em um universo de adoração mais profunda e intimista introduzido pela canção: “Insaciável” - também de Marcelo Bastos - é um hino de entrega e de clamor por mais da presença de Deus e pelo fluir do seu espírito: “Ante a tua santidade te adorarei, de puro linho me atavio pra me achegar a ti, envolto em tua graça eu me atrevo a dizer, que tudo o que eu anseio e face a face te ver...”.

A belíssima “Meu Silêncio” de autoria da própria Marina vem na seqüência e é a melhor faixa do disco! Iniciada com um belo arranjo vocal do Clássico “Mais perto quero estar”, a canção conta com uma vertente poética e uma interpretação muito feliz e sensível da cantora que chega, inclusive, a se emocionar no final. O refrão diz assim: “E o meu silêncio vai soar aos teus ouvidos como canção de melodia inexprimível, como poesia declamada pelo espírito pra te adorar ó Deus no silencio do indizível...” é impossível não se comover.

Meu Redentor (Eyshila) com traços de blues, Meu Coração tem Pressa (Marina de Oliveira, Marcos Menezes e Lílian Azevedo) e Vou Esperar (Marquinhos Menezes e Lílian Azevedo) têm em comum mensagens que transmitem valores cristãos como a confiança em Deus, paciência e dependência divina. Na evolução do disco, ritmicamente, vêm num tom mais light.

Já “Quero Voar” contou com participação mais do que especial e segura no vocal da dupla Marquinhos Menezes e Lílian Azevedo (que também são os autores da música) fazendo um dueto com Marina. É um pop bem agradável e enriquecido com pitadas de black music.

“Vou Profetizar” é Fruto de uma parceria bem feita entre a própria Marina e sua amiga pessoal e colega de Voices – Eyshila, é uma canção voltada para uma ministração direta, com direito a Cântico espontâneo, que traduz muito bem o subtítulo do cd (um tanto quanto extenso): “E vou profetizar a vida, e profetizar a cura e profetizar um tempo de restauração...” Nela podemos perceber todo entusiasmo de Marina em sua nova fase profetizando as bênçãos do Senhor sobre a vida de seus “amigos e irmãos”.

“Tempo de Aliança” (Marina de Oliveira) também está no grupo das melhores faixas do disco. A letra ressalta a importância da unidade da igreja (corpo de Cristo), bem expressa nesse trecho que diz: “quero ver um novo tempo, tempo de unidade, tempo de aliança e de liberdade para o povo de Deus...”

Fechando o álbum com chave de ouro “Quero ser melhor do que Sou” (Marina de Oliveira, Marquinhos Menezes e Lílian Azevedo) encerra o cd de um modo bem pra cima com certo "que" de latinidade. Leve, e ao mesmo tempo assumindo uma conotação profunda, a canção é uma suplica ao Senhor para que Ele nos revele a forma pela qual quer ser adorado nos fazendo refletir também sobre o compromisso de sermos cristãos melhores a cada dia no exercício de nossa fé. “Eu quero ser puro, santo, limpo pra te agradar!”

Sem dúvidas um ótimo trabalho! Que revela um lado mais autoral da artista, de belos arranjos (sob a responsabilidade do Pr. Emerson Pinheiro) e de boas letras, destaque também para a fantástica atuação do Backing Vocal. Uma adoração bem contemporânea com toques de modernidade (bem Marina). Vale ressaltar ainda que esse álbum não caiu no lugar comum do formato "ao vivo - músicas inéditas" bastante explorado atualmente. Afinal, a concepção e a própria proposta do projeto incluem alguns diferenciais interessantes: 1. O cd não foi gravado dentro de uma igreja ou pra uma multidão de pessoas - "entre amigos e irmãos" deu um ar especial ao disco, tanto no ambiente de adoração do local como nas fotos do encarte. 2. Outro ponto importante é o fator "poesia" presente em algumas músicas como "Meu Silêncio". (a poesia as vezes é deixada de lado em meio a refrões curtos e repetitivos típicos dos discos desse gênero). 3. O projeto se estende a um dvd, que além de uma super produção, contará também com regravações de grandes canções do repertório antigo da cantora (entre elas belos hinos como "Sobre esta Rocha" e verdadeiros hits dos anos 80 como "Pastor do Coração" e "Imenso Amor"). Lançamento recomendadíssimo!


Compre o CD Meu Silêncio - Entre Amigos e Irmãos na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.