Análises

Ouvimos o novo disco de Pamela - Tour do Amor. Confira nossa análise

Tiago Abreu em 01/07/17 1929 visualizações
Desde que lançou A Chave em 2008, Pamela tenta se afastar do teen pop que a tornou notória no cenário evangélico. As propostas foram diversas. Ritmo e Poesia (2010) tendeu para o eletrônico/funk melody e Recuperando o Tempo (2012) até tentou o sertanejo (universitário), mas Pamela nunca se viu em melhores tempos recentes do que em Tempo de Sorrir (2014), um disco mais confortável justamente em territórios pop.

Pamela é uma artista que, independentemente do sucesso ou insucesso do gênero escolhido, sabe direcionar o seu repertório em direção certa. E, com Marcio Carvalho, seu marido, escolheu revisitar hits românticos em Tour do Amor. O resultado é um trabalho equilibrado, nostálgico, e que soube respeitar as estruturas das gravações originais.

O sucesso da produção de Marcio Carvalho também é do pianista Wagner Derek, que assina parte dos arranjos e mixagem. Assim, repete a parceria bem-sucedida que gerou Confiar, disco de Liz Lanne lançado também este ano. Derek, co-autor de Um Verso de Amor, mostra propriedade em suas execuções instrumentais.

Em relação ao repertório, as escolhas foram certeiras. Contar as Estrelas, de autoria da dupla sertaneja Rayssa & Ravel, é uma das maiores vitrines para a cantora e sua presença era obrigatória. Além do mais, dentre todas as faixas românticas gravadas pela intérprete, é a de maior riqueza poética.

As demais faixas pincelam diferentes momentos de sua trajetória. Vou Amar-Te (Vou à Marte), de Edimar Filho e Maurício Lins, remete ao recente Tempo de Sorrir e com o inesperado dueto com Baruk, enquanto Você Me Conquistou é remanescente de A Chuva (2004). A única faixa que talvez faça falta ao registro é "Desde o Primeiro Momento" (2001), primeiro sucesso sentimental de sua carreira.

Por fim, a inédita Pra Quem se Humilhar indica a entrada definitiva de Pamela em um pop mais adulto e confirma que Tour do Amor é o trabalho mais coeso de sua carreira. Ao celebrar parte importante de sua discografia, confirma que está pronta para trazer elementos novos em futuras obras.

Nota: ★★★★☆
Tour do Amor

(CD) 01/17


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Pamela

Veja também no Super Gospel:

Tiago Abreu

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), escreveu para o Super Gospel entre 2011 a 2019. É autor de várias resenhas críticas, artigos, notícias e entrevistas publicadas no portal, incluindo temas de atualidade e historiografia musical.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook