Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



Análise

CD Dependente
(Paulo César Baruk)

Roberto Azevedo em 04/03/2007
Para o Super Gospel
Dependente

Compre este CD agora

Faixas:
1. Dependo de Ti
2. Tua Palavra
3. Tua presença
4. Eu preciso
5. Sossegai
6. Deus não muda
7. Um toque
8. Entre eu e você
9. Tu és digno
10. Minh'alma
11. Sem acepção
12. Quebra-cabeça
Paulo César Baruk possui 4 álbuns gravados em estúdio, lançados respectivamente em 1997, 1999, 2001, 2003 e um ao vivo lançado em 2005. Em 2006 passou a fazer parte do cast da Line Records e em 2007 lançou Dependente.

O novo disco tem muitas novidades, como por exemplo, a participação do Pregador Luo na faixa “Sem acepção”, Robson nascimento em “Eu preciso” e um arranjo moderníssimo para o hino tradicional “Sossegai”.

A vida musical deste adorador começou bem cedo. Ainda adolescente ele participava de corais e bandas. Nascido e criado em lar cristão, o jovem aos 18 anos já gravava em estúdios fazendo backing vocal em vários cd´s evangélicos e também seculares.

Mostrando-se bastante apaixonado pela música ele não parou por aí. Seja produzindo, compondo, participando de outros cd´s ou cantando, seus trabalhos falam sempre de um grande amor a Deus. Tanto carisma e talento fizeram com que ele caminhasse naturalmente para uma carreira solo.

Paulo César possui uma voz que se destaca entre as demais e ministra hinos em estilos bastante diversificados. Soul, funk e jazz são alguns dos ritmos usados por Baruk que esta sempre inovando. Dependente, por exemplo, é um disco pop com uma leve influência do black.

A canção Dependo de Ti dá início ao repertório do disco. O hino, que fez parte do álbum ao vivo “Eletroacústico”, que foi lançado em cd e dvd, vem com uma roupagem totalmente nova. Balada soul de primeira com um leve tempero eletrônico. “Louvar-Te é bem mais do que mereço”; “Servir-Te é tudo o que eu espero”; “Como eu dependo de Ti”.

Tua palavra vem sem o tempero eletrônico, mas mantém a pegada soul da música anterior. Destaque para a participação do coral no turn around final.

Tua presença é uma canção de júbilo com uma levada bem balançante. Começa meio “comercial da coca cola” mas termina com o padrão Baruk de qualidade. Excelente!

Eu preciso traz um marcante dueto com Robson Nascimento, que também faz parte do atual cast de “artistas” da Line Records. A pegada r & b da canção e a belíssima interpretação dos dois adoradores colocam esta canção entre as melhores do álbum.

O ponto alto da gravação é a canção Sossegai. O hino tradicional batista traz uma levada funkeada irresistível, recheada de muito groove, riff de guitarra e metais em brasa. Impossível ficar indiferente a este marcante arranjo idealizado por PC e o baixista Fábio Aposan. Com certeza vale o cd inteiro.

Deus não muda já chama atenção desde a introdução. O louvor traz uma letra de esperança e um arranjo belíssimo, muito bem construído pelo cantor e tecladista Luciano Claw. “Deus não muda. Deus não falha. Não se esquece, nem se cansa de amar-te, de querer-te, de lutar por você e pra contigo estar pra sempre”.

Em Um toque, os vocais e os metais mais uma vez se sobressaem. Assim com a terceira canção, ela começa meio “jingle”, porém mais uma vez surpreende com uma dinâmica maravilhosa.

Entre você e eu, escrita e arranjada por Alexandre Malaquias, traz um arranjo orquestrado que é um caso a parte. Conduzida por um violão de nylon e por um naipe de cordas “a vera”, o hino ainda tem mais uma marcante interpretação de Baruk nesta letra que é uma verdadeira poesia.

Mantendo o clima contrição e entrega, Tu És digno mostra toda a musicalidade de PC que escreveu, arranjou, tocou teclado, baixo, guitarra, bateria, percussão, violão e ainda teve fôlego para fazer os backs. Ufa! Ótima canção pra ser usada como louvor congregacional.

Minh’alma traz de volta o tempero eletrônico do primeiro hino e o envolvente back vocal da segunda faixa. É mais uma canção de adoração e exaltação a Jesus. “Quero Te adorar com o melhor que há em mim. Erguer Teu nome, oh Pai a todas as nações. Quero Tua voz ouvir, Teus passos seguir. O que mais quero é descobrir o que o Senhor sonhou pra minha vida”. Entenderam?

Antes do final mais duas ótimas surpresas. Primeiro a reggae Sem acepção, que traz a sempre bem vinda participação do Pregador Luo com suas rimas afiadas e certeiras. Nota 10.

A escolhida para terminar o repertório é o poema cantado intitulado Quebra cabeça. Só mesmo ouvindo para poder conferir a beleza desta canção..

Numa primeira audição Dependente não chama muito a atenção. Porém a medida que vamos ouvindo as canções vamos percebendo a profundidade das letras e a criatividade dos arranjos vocais e instrumentais. Com certeza é gratificante verificar que ainda existe musicalidade e bom gosto na música evangélica que tantas vezes tem se perdido na linha tênue entre a unção e a criatividade.

Parabéns Baruk, Claw, Malaquias, Leandro e Fábio, que Deus continue usando vocês e que suas canções a arranjos continuem glorificando “aquele que fez todas as coisas e que todas as coisas O glorifiquem”.

Ósculos e amplexos...

Maiores informações podem ser obtidas no site: www.baruk.com.br


Compre o CD Dependente na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.