Análises

Piano e Voz, o excelente álbum de Paulo C. Baruk

Roberto Azevedo em 04/05/09 18068 visualizações
O cantor, compositor e produtor musical, Paulo César Baruk está de disco novo. O novo trabalho se chama Piano e Voz, Amigos e Pertences, que é uma parceria do cantor com o também produtor e pianista Leandro Rodrigues, que atua com Baruk na banda Salluz.

O álbum possui um repertório de músicas consagradas que sempre fizeram parte dos períodos de louvor e adoração ministrados por Baruk e que agora serão interpretadas por ele e por Leandro Rodrigues, com algumas participações especiais de “amigos e pertences”.

O disco promete agradar a todos os públicos pela qualidade e bom gosto do repertório, que conta com hits como: Primeiro Amor, Seja engrandecido e Autor da minha Fé.

O refrão do hino tradicional Grandioso És Tu dá o tom para a abertura dessa excelente viagem musical de muito bom gosto.

Quero louvar-te vem em ritmo de balada pop com uma levada bem dançante. A letra é um belo momento de adoração a Deus.

A seguir temos um hino introspectivo que fez muito sucesso com a banda Rebanhão nos anos 80. Primeiro amor possui uma letra reflexiva e confrontante que disserta sobre compromisso.

Nos galho secos é uma das surpresas do set list. Traz uma roupagem moderna, com um arranjo que distribui de forma uniforme dois violões, um cadenciando a levada e outro preenchendo os espaços com escalas frigias. Muito boa mesmo. Destaque para as linhas de baixo fretless.

Uma canção que não poderia ficar de fora é Tu És soberano. A interpretação piano e voz se encaixou perfeitamente neste belíssimo hino de contrição e entrega. Destaque para as coberturas de teclado usando pad sintetizado.

A balada Rei das nações, alusiva a Jeremias 10:7, vem conduzida por um violão folk e uma levada cativante e envolvente. Destaque para o back vocal de Luciano Claw.

O produtor e ministro de louvor, Daniel Souza, é representado pelo louvor Declaramos. Este outro momento de exaltação a Cristo conta ainda com a participação de Tiago Grulha. Somzeira.

Dando seqüência a este momento introspectivo entoamos Seja engrandecido. O cântico, que já possui uma linha melódica bonita, ganhou um realce com a execução harmônica do piano.

Em todo o tempo possui um arranjo percussivo bem bacana. A condução harmônica das vozes, que explora os trítonos, é muito bem conduzida. Destaque para os arranjos de voz, tanto principal, quanto do back.

O poeta João Alexandre é representado por Olhos no espelho. A música que versa sobre confissão e arrependimento tem como destaque as intervenções melódicas do back vocal. O naipe de cordas é um caso a parte. Empolgante.

O que falar sobre o hino Autor da minha fé? Momento de extrema comunhão, adoração e exaltação a Deus? Uma das mais belas melodias da música cristã moderna? Uma letra edificante e vigorosa? O repertório é muito bom, mas essa realmente dispensa comentários. Destacamos aqui a dinâmica da banda no turn around final junto com o back vocal. Show!!!

Do seu repertório pessoal, Baruk escolheu Espera em Deus que faz alusão ao salmo 42.

Se um hino de adoração foi escolhido para abrir o repertório, para fechar temos um de gratidão e reconhecimento da fidelidade de Deus aqueles que são fiéis a Sua palavra. Tu És fiel dispensa comentários por tudo que ele representa na história dos cristãos, não só no Brasil, mas em todo o mundo.

No mês de abril de 2009, pela segunda vez consecutiva, o cantor e produtor Paulo César Baruk foi escolhido para apresentar a grande festa de premiação da música gospel no Brasil. O Troféu Talento 2009 foi realizado no Credicard Hall em São Paulo e teve a participação de várias gravadoras além de muitos cantores independentes que se inscreveram para participar do evento.

Paulo Baruk foi premiado, como produtor musical, na categoria Black Music com o álbum “Simplesmente Servo” de Rodrigo Mozart. Outro grupo vencedor, produzido por Baruk foi o Ministério “Plenitude de Deus”.

Maiores informações: www.baruk.com.br
Piano e Voz ... Amigos e Pertences

(CD) 04/09


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Paulo César Baruk

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook