Análises

Ouvimos o novo álbum de PG - Imagem e Semelhança. Confira nossa análise

Redação em 20/12/11 1016 visualizações
Imagem e Semelhança é o segundo CD e DVD ao vivo e quinto de carreira solo do cantor PG. A obra possui o mesmo objetivo do trabalho anterior: chamar a atenção para o tempo profético atual e alertar para a necessidade de vigilância e atitudes que são imprescindíveis para estar preparado para o dia de maior anseio pelo cristão: A volta de Jesus e a Sua salvação. O tema vai se desenrolando nas 11 faixas trazendo 9 músicas inéditas e duas regravações. O repertório do CD foi gravado ao vivo em setembro de 2011 na Igreja Bíblica da Paz.

“Eu li os rituais, idólatras da própria ganância mental; sufocam as ovelhas do Pai, e não pregam o sangue de Cristo”. O repertório do CD tem início com Eu não vou me calar, que é alusivo a um resumo da epístola de Tiago. A canção é um rock progressivo, com uma sonoridade new metal, que vem recheado de guitarras e do famoso megafone no início.

“Tem gente na internet buscando Deus. Nos livros, querem ser mortal, mas descobre que o autor morreu e não ressuscitou”. Não pare traz uma letra do tipo Fruto Sagrado, e que foi feita para os que se apegam ao semi-pelagianismo. A mensagem é clara: homem nenhum pode mudar o Caminho estreito. A sonoridade é hard rock e se destaca pelos riffs de guitarra, que são maduros e criativos.

“Todo poder está nas mãos de Deus”. Deus Criador traz uma letras reflexiva e arranjos pop rock bem elaborados. Destaque para a participação de Érika E. Aguiari, esposa do guitarrista Leandro. A guitarra do Téo Dornellas faz diferença, com seus solos marcantes.

Formoso és, composta por Keith Green, trata sobre adoração bíblica e genuína, um tributo a Deus. Na versão de PG, a canção nos leva a um momento de adoração; a melodia é marcada com naipe de cordas e um piano mais suave.

“O que faz um inimigo ser perdoado entre irmãos? Só Cristo é o único Caminho. É o amor de Deus”. Amor de Deus, versão americana de Scotty Wilbanks e Russ Lee, traz uma melodia mais congregacional. No final da música, o coral e o público fazem a capela. Destaque para participação de Celinha Batista.

“Não preciso ver pra começar a crer. A fé é um dom de Deus para mim e para você”. Em Pela fé, PG conta resumidamente sobre os heróis da fé, entre os quais Moisés, Davi, Abraão, Daniel e outros; e sem se esquecer do sumo-sacerdote, Jesus Cristo. O final da música é destacado pelo trio de guitarras com PG, Téo Dornellas e Leandro Aguiari.

“Todas as pessoas só ouvem e viram as costas para Cristo, pois querem discursos que escondam seus erros”. A quem eu irei traz uma pegada mais new metal, e ambas se destacam com riffs de guitarras e efeitos de lead e hammond bem interessantes. Versa sobre João 6:35-69.

Em contrapartida, a faixa-título Imagem e Semelhança, baseado na passagem de Gênesis 1:27, possui uma pegada que relembra o estilo da banda Jesus Culture.

“Existe uma geração que se dispõe a abrir mão do mundo”. Minha geração traz a pegada hard rock, com efeitos de synth e piano do Flávio Souza e com os riffs criativos de guitarra do Téo.

Eu espero por você traz uma letra reflexiva. Assim como a música "Estou Aqui", do CD Eu sou livre, a letra é cantada em primeira pessoa, como se Deus estivesse falando conosco. E o solo de guitarra de PG é marcante, com a melodia mais voltada para o rock dos anos 1980, estilo Guns´N Roses.

O repertório do CD ao vivo termina com Aos braços do Pai, com uma letra reflexiva e arranjos de teclado bem elaborados.
Imagem e Semelhança

(CD) 12/11


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: PG

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook