Análises

Uma Voz, o sexto disco do Quatro por Um pela MK Music foi analisado pelo Supergospel

Roberto Azevedo em 15/04/11 10364 visualizações
Uma Voz é o sexto disco da banda Quatro por Um lançado pela MK Music. O álbum marca uma nova fase do grupo com o retorno do tecladista Bruno Santos e a estréia do novo vocalista, Klev Soares (ex-promisses).

Além do novo vocalista, fato que faz uma grande diferença no trabalho da banda, outra característica que deve ser destacada é a participação de Kleber Lucas na produção de seis músicas do repertório.

Uma Voz marca o retorno do grupo ao estilo que o consagrou: um louvor mais congregacional, uma adoração pop.

São 12 faixas inéditas compostas por nomes como Anderson Freire, Marcelo Bastos (Min. Mãshîah), Livingsthon Farias, Davi Fernandes, Kleber Lucas e pelos integrantes do grupo - Duda Andrade (guitarra), Valmir Bessa (bateria), Bruno Santos (piano e teclado) e Klev Soares, entre outros. No baixo contaram com o apoio de Rogério Dy Castro e Marcos Natto.

O título do cd é uma referência ao refrão da canção Um milagre. O hino é cantado em forma de “testemunho”, é de autoria de Kleber Lucas e é um dos singles do repertório. Destaque para o arranjo limpo e coeso.

A Tua graça me basta é um pop rock vibrante, cheio de efeitos de guitarra e muito bem conduzido pelo instrumental. A letra é alusiva a 2ª Corintios 12:9. Destaque para os timbres e para os riffs de guitarra de Duda Andrade.

A seguir temos um momento de louvor e adoração a Deus com a balada Todo poderoso. Versa sobre a grandeza de Deus. Nesta o teclado ganha um destaque maior conduzindo o louvor junto com a guitarra, porém é ele quem faz as coberturas com pads.

Não temer vem recheado de efeitos eletrônicos. A estrofe é entoada em primeira pessoa (como se fosse Deus falando) e o refrão é uma declaração de confiança na proteção de Deus. Destaque para o groove que abre e fecha o tema.

Assim como as três primeiras faixas, a harmonia do refrão de “Não temer” gira em torno do clichê harmônico I V VI IV, que por sinal tem sido um dos mais clichês utilizados atualmente.

Na faixa cinco temos Ferido por mim que é uma bela declaração de amor a Deus em forma de canção. O arranjo é extremamente dinâmico, começa “lá embaixo” com um violão dedilhado, vai “lá em cima” com os power chords de guitarra e termina de “lá embaixo” com o piano. Destaque para a melodia que é bem suave.

O alegre e festivo Libera o grito é um pop rock típico do Quatro por Um. Bateria bate-estaca, riffs de guitarra e um refrão simples. Na volta do refrão pra estrofe e no final da música, Bruno consegue encaixar um arpejo do tipo “Jordan Rudess”. Até que ficou bem interessante.

Desta vez a sequência I V VI IV foi usada na estrofe. Meus lábios é outra declaração de exaltação a Deus. Possui um loop ao fundo conduzindo o hino ao lado de um piano, que marca a harmonia com acordes em bloco.

Uma das mais “pesadas” do set list é Contigo eu venço, que disserta sobre segurança em Cristo. Possui a cadência típica de um pop rock em tom menor (Lá menor – Am), mas que surpreende pelos diversos efeitos de sintetizador espalhados pelo arranjo. Somzeira!

Pescador de almas versa sobre o “Ide”. Possui um loop ao fundo e uma levada cadenciada. Do meio para o final destacamos o timbre das frases de guitarra.

A seguir temos uma oração de contrição e entrega. Meu tudo é guiada basicamente pelo teclado, fazendo piano e “cama”. Quando entra o restante da banda, o louvor conta com um instrumental denso e cativante.

Na contramão é outra das “pesadas” do set list conduzida por power chords em Tom menor (Mi menor - Em). Prega sobre negarmos o atual sistema de nossa sociedade.

A gravação começa e termina com uma composição de Kleber Lucas. Heróis narra a trajetória do povo de Israel do Egito até Canaã e possui um refrão com uma melodia de fácil assimilação e diversos licks de guitarra. Finaliza com palmas e a capela.
Uma Voz

(CD) 12/10


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Quatro por Um

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook