Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



Análise

CD Família
(Regis Danese)

Jonatha Cardoso em 25/02/2012
Para o Super Gospel
Família

Compre este CD agora

Faixas:
1. Família
2. Ressuscita O Meu Sonho
3. Eu e Minha Casa
4. Oração Da Família
5. Eu Tenho Fé
6. Esperarei Por Tua Promessa
7. Bem Aventurado
8. Meu Abrigo
9. Deus Forte, Poderoso
10. Dupla Honra
11. Creio Sim
12. Celebrai
13. Não Abro Mão Dos Meus Sonhos
14. Perto de Ti
15. Familia (bônus)
Com a produção de Regis Danese, Família é o quinto álbum inédito da carreira do cantor, lançado em 2010 pela gravadora Line Records. Possui 14 canções, de autoria de Regis, Kelly Danese, Joselito, Ivan Barreto e Ziza Danese, que foram gravadas durante apresentações do cantor em Uberlândia – nas igrejas Sal da Terra, de Vigliato Pereira, e Quadrangular de Santa Mônica – e no Rio de Janeiro – na Assembleia de Deus de Vista Alegre. De brinde, ainda possui uma versão instrumental da faixa-título.

Sem dúvida, esse projeto marca definitivamente Regis Danese como cantor evangélico, depois do sucesso de seu trabalho anterior, "Compromisso". Musicalmente, a maturidade de Regis, não só na voz, como na segurança de gravar praticamente ao vivo – diferente do anterior, com algumas canções em estúdio – é notável.

Eu creio que, muito pelo sucesso de Faz um milagre em mim, esse disco recebeu uma temática quase que completa, direcionada à família, cantando-a como promessa de bênção por parte do Senhor. Sabemos que o Diabo quer atacar as famílias, pois elas são a estrutura da humanidade. Por isso, feliz é a família que está alicerçada em Deus. Regis Danese, durante o lançamento, disse: "Temos visto muitos lares sendo destruídos, e com esse CD famílias estão sendo restauradas. Quando eu me converti meu casamento estava destruído e Deus o restituiu. Tenho essa transformação como testemunho de vida.”. A faixa-título, Família, traz um momento em que se busca uma restauração e união da família com Deus.

Começamos o repertório com Família, que me lembra os arranjos de "Faz um milagre em mim". Embora eu note mais aparições da guitarra, o piano novamente conduz a introdução. Noto que a força nas vozes do público nessa canção não é tão grande quanto na canção citada. Em compensação, a orquestra de cordas é excepcional – o momento em que se canta o coro só com a orquestra é excelente. Mais uma vez, presença firme da bateria e percussão. O coro nos diz: “A minha família é bênção do Senhor. Me ensina a tratar minha família com amor. Edifica a minha casa para o teu louvor. A minha família é um presente do Senhor”. Ótimo início!

Prosseguimos com um hino que, no geral, me lembra a anterior Ressuscita o meu sonho, com uma introdução um pouco mais forte, também conduzido pelo teclado. Como o apelo da canção é mais forte, os arranjos novamente trazem um bom peso na percussão. As cordas aparecem menos do que a anterior. A canção, que logo que foi lançada como música de trabalho, conseguiu alcançar o primeiro lugar nas paradas, fala sobre as promessas de Deus e a nossa fé.

Com base no livro de Josué temos Eu e minha casa, que é diferente do imaginado. Quem está esperando uma canção novamente mais calma, parecida com as anteriores, ganha de presente uma canção de júbilo, que traz uma introdução na bateria e na guitarra. O coro é excelente, não só nos arranjos, como na letra: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor com alegria. Eu e minha casa serviremos ao Senhor todos os dias”. Essa música marca um estilo diferente do comum de Regis, que é o das músicas rápidas, de júbilo. Destaque para o providencial violão.

Voltamos ao estilo anterior em Oração da família, prosseguindo na mesma temática. Entretanto, temos um texto mais falado em primeira pessoa, exatamente como uma oração. O coro é forte, com as cordas dando a base ao arranjo. A voz de Danese também é mais notória, usando de toda a sua tessitura. Destaque para o solo de guitarra, antecedendo o momento em que todos cantam o coro. Lindo.

Eu tenho fé já foge do tema anterior, assim como os arranjos, que tem uma quebrada diferente, mas sem perder a base do teclado e da bateria. A música é simples, e fala sobre o poder da fé de uma pessoa para um milagre acontecer. Alguns sons diferentes ao longo da canção, na minha visão, são um pouco desnecessários. A música por si só é boa.

Mais uma vez, seguindo o mesmo estilo de Eu e minha casa - claro, sem a mesma temática – temos Esperarei na tua promessa. É uma canção excelente de júbilo, pois é bem empolgada e tem uma letra muito simples. Dá pra perceber que o pessoal vibra bastante durante a canção. É um outro lado que não estávamos tão acostumados a ver. Os arranjos no fundo são perfeitos pra música ser empolgadíssima. Ótimo!

Um louvor que só tem o piano é o que temos a seguir: Bem-aventurado tem como mensagem que tudo será perfeito na vida de uma pessoa – inclusive a família e a casa – quando ela anda nos caminhos do Senhor e teme a ele. A voz de Danese é espetacular, e a música traz uma adoração e um clamor maravilhosos. A canção, embora não fale do tema do CD, é uma das melhores, sem dúvida.

Continuamos com Meu abrigo, que tem uma introdução interessante, no teclado e com alguns toques diferentes. Versa que debaixo das asas do Senhor encontramos o nosso maior e melhor abrigo; não precisamos ter medo da tempestade. A canção me lembra bastante Eu tenho fé, mas eu a sinto mais enfática, mais forte. Claro, a mensagem dita em “Restauração no meu lar, minha família em teu altar; a minha casa entrego a ti” é poderosa.

Gente do céu! Cada canção de júbilo desse CD é melhor que a outra! Deus forte, poderoso, assim como as outras duas, na minha opinião, dá de goleada em 90% das canções que se dizem de júbilo. O estilo nesse CD é baseado em letras simples, arranjos que não fogem do padrão, mas que permanecem com peso. Essa música, em especial, usa muito da voz de Danese, principalmente na estrofe.

Um dueto de Regis com Kelly nos traz Dupla honra, que fala sobre a confiança que temos de que o Senhor vai nos honrar duplamente, nos exaltando. A canção, que também tem só o teclado na condução, tem o momento em que quem canta é Regis e o que quem canta é Kelly. Confesso que não sou grande fã da voz dela, mas gostei dela nessa canção, que se portou muito bem, por sinal. No final, ainda temos uma ministração de Kelly.

Gosto de Creio sim, não tanto pela letra, mas por todo o restante – voz e arranjos. Até com direito a um backing muito bem apresentado. A música nos fala que temos que crer que o Senhor irá nos restituir, trazer de volta tudo o que foi embora. Outro belo exemplo da grande voz que Regis possui.

Celebrai é outra canção de júbilo. A letra, apenas falando em celebrar, não me agrada tanto. Mas os arranjos são perfeitos! O coro é espetacular. A segunda voz que aparece também é muito boa. O bom dueto da bateria e da guitarra, fazem dessa, sem dúvida, a melhor canção de júbilo do CD. Repito: há tempos não ouço canções de júbilo tão excelentes.

Assim como a segunda canção, Não abro mão dos meus sonhos fala sobre os sonhos de Deus para nós, e que não podemos abrir mão deles. A faixa tem uma batida um pouquinho mais rápida. A bateria é menos pesada, e basicamente só ouço o teclado. Mas creio que suficiente. Muito boa.

Prosseguindo, Perto de ti me lembra bastante o louvor anterior. Os arranjos são muito semelhantes. Gosto bastante da letra, que fala: “Perto de ti eu quero estar, sou dependente do teu amor. Perto de ti eu quero estar; sem teu amor não há vida”. Uma característica, não só desta, como de outras canções, é a forte participação do público ao cantar.

Encerramos com um bônus: Uma versão da canção Família gravada em estúdio. Na verdade, é a canção que se ouve na primeira faixa, só que sem a bateria e sem as pessoas no fundo, cantando. Belo presente.

Enfim, amados. Um dos melhores trabalhos lançados, não só por Regis, mas por toda a música cristã no ano de 2010. Vale a pena ver e ouvir!

Que Deus te abençoe!

@jonathacardoso


Compre o CD Família na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.