Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



Análise

CD Andando sobre as águas
(Renascer Praise)

Roberto Azevedo em 23/03/2011
Para o Super Gospel
Andando sobre as águas

Compre este CD agora

Faixas:
1. Poderoso Deus
2. Som do louvor
3. Não tem limites
4. Justiça de Deus
5. Não aceito ser mais um
6. Andando sobre as águas
7. Não haverá impossíveis
8. Poder da oração
9. Tempo de cura
10. Toca em mim
11.
12. Há um lugar
13. Falando em mistérios
O Renascer Praise lançou em 2010 o seu 16º álbum, intitulado Andando sobre as águas, que contém ritmos que vão do rap até o axé.

Louvor e Adoração: assim podemos classificar o Renascer Praise, aliado às letras inspiradas nas experiências de vida da Bispa Sônia Hernandes, líder do ministério.

O grupo conta com cantores, instrumentistas, orquestra e coral. Já se apresentou por todo o país e passou por diversos palcos como Credicard Hall, Olympia, Teatro Elis Regina, Ginásio Ibirapuera, Estádio Pacaembu, além de realizar uma gravação em Israel, o primeiro trabalho do mundo gravado em um teatro a céu aberto naquele local.

O Ministério teve sua primeira formação em 1984, lançou o primeiro disco em 1993 e já recebeu 6 discos de ouro. O novo trabalho foi gravado no dia 21 de abril de 2010 no Museu Paulista - Parque da Independência – SP.

Cerca de 1500 profissionais participaram efetivamente desse projeto, entre eles, o Coral Renascer, a Orquestra Renascer com regência do Maestro Chiquinho e o grupo Dança Renascer. Aproximadamente 40.000 pessoas acompanharam a gravação.

Renascer Praise 16 – Andando sobre as águas foi lançado em cd, dvd e blu-ray. Nas duas mídias de registro áudio-visual estão todas as músicas que estão no disco, além de algumas músicas extras, como por exemplo, a canção "És o Senhor" com Dj Alpiste e Salgadinho (no dvd) e o hino “Plano melhor” (no blu-ray) interpretada por Davi Sacer.

A gravação pelo selo gospel da Sony Music levará o Ministério à distribuição em 54 países. No evento foram usadas mais de 18 filmadoras em alta definição.

A produção musical é assinada pelo pastor Esdras Gallo. Os arranjos de base e de metais (Trompete, Trombone e Saxofones) foram feitos por ele em parceria com Ronaldo Gomes. Os arranjos de cordas (Violinos, violas e cellos) foram escritos pelo maestro Ronaldo Oliveira e os arranjos de vozes por Léo Marx e Oseas Carvalho.

A gravação tem início com a pegada black music de Poderoso Deus. O hino que versa sobre as maravilhas de nosso Pai foi escrito pelo Dj Alpiste. O instrumental é 10, com destaque para os grooves de orgão, moog, baixo e guitarra.

Enquanto alguns irmãos, fãs do DT e do RP, insistem em perder tempo no twitter, orkut, fóruns e cia, discutindo “qual o melhor grupo de louvor?”, os ministérios dão um exemplo de comunhão e união.

André Valadão marca presença em Som do louvor que tem como destaque as mudanças de andamento e de tonalidade, além disso, as respostas do naipe de cordas são um caso a parte. Uma observação: Esta é a primeira vez que um cantor que não pertence ao Ministério participa do trabalho.

Que maravilha! Na faixa três temos outro louvor em ritmo de Black music. Não tem limites é um soul de primeira que versa sobre confiança em Deus. Destaque pra métrica da melodia e para os clusters do naipe de metais.

Depois foi a vez de jogar as mãozinhas pra cima e dançar Justiça de Deus que é um axé muito bem tocado pela banda. Destaque para as convenções do meio para o final da canção.

A seguir temos uma seqüência de canções que trazem estrofes envolventes e refrões com melodias de fácil assimilação, que é uma marca registrada no estilo que fez o Praise ser referência quando se fala em Louvor Congregacional.

O estilo sertanejo de Marcelo Aguiar conduz e interpreta Não aceito ser mais um que disserta sobre disponibilidade. Destaque para a condução harmônica do naipe de cordas.

Na faixa título ouvimos uma empolgante participação do Coral Renascer e do Coral de Apoio. Andando sobre as águas é uma bela dissertação de fé na proteção e provisão de Deus.

Se a Graça Music liberou André Valadão, a Art Gospel liberou Davi Sacer para figurar como o segundo cantor que não pertence ao Ministério e que participa de uma gravação do mesmo.

Assim como o comentário que fiz acima em relação aos ministérios RP e DT, também é muito bom ver mais um passo contra essa visão de “exclusividade” dos artistas entre as gravadoras evangélicas.

Não haverá impossíveis dá seqüência aos hinos que trazem estrofes envolventes e refrões ideais-pro-dirigente-interagir-com-a-igreja. Destaque para o vigoroso sax de Esdras Gallo marcando presença em vários momentos do louvor e para o encadeamento harmônico do arranjo.

Poder da oração é uma bela oração de contrição e entrega. A primeira estrofe é interpretada pela bispa. Eu particularmente não gosto, mas tem quem goste. Mais uma vez destaque para as intervenções melódicas do sax no decorrer do arranjo. O refrão é um caso a parte.

Na seqüência temos Tempo de cura. Destacamos nesse belo louvor de fé e esperança a sua cadência, que é um compasso composto. O recurso é pouco explorado pelos Ministérios, mas não há como negar que ele deixa qualquer música com um charme todo especial. Quando a melodia ajuda então, fica lindo. Nota 10!

O pastor Oseias conduz a cativante Toca em mim, que é um clamor pela presença de Deus e que tem uma leve influência de Beatles. Segundo o maestro Ronaldo de Oliveira, esta foi a que deu mais trabalho na hora de arranjar.

Dando continuidade a este momento de adoração congregacional entoamos que foi o segundo single do álbum. O hino é interpretado por Clovis Pinho de forma firme e segura. Destaque para a ministração coral no final.

Em Há um lugar o vocal fica bem livre no percurso do louvor, alternando a interpretação com contra-cantos bem alocados e melismas bem encaixados. Mais uma vez destaque para a “cama” do naipe de cordas dando apóio pra base preenchendo os espaços do arranjo.

A gravação termina com Falando em mistérios. Destacamos os ataques de guitarra e de sax. O hino fecha no melhor estilo do estilo Coral, com muita dinâmica e uma atmosfera de adoração empolgante.

O Renascer Praise é um grupo que a mais de 14 anos vem inovando e amadurecendo sua qualidade musical e espiritual. Eles influenciaram a música evangélica tradicional brasileira e suas canções são ministradas em todas as denominações, derrubando preconceitos e unindo o desejo que os cristãos têm em comum: Louvar a Deus. Como reconhecimento pelo trabalho o Ministério já recebeu seis discos de Ouro.

E ano que vem tem mais....


Compre o CD Andando sobre as águas na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.