Análises

A versão gravada ao vivo do trabalho Até eu Envelhecer, do Resgate

Roberto Azevedo em 06/03/08 12423 visualizações
Com quase 20 anos de estrada, a Banda Resgate sempre manteve a mesma formação, até que em 2006 o tecladista e produtor musical, Dudu Borges, passou ser integrante oficial do grupo. Atualmente a banda Resgate é formada por Zé Bruno, na guitarra e vocal, Jorge Bruno, na bateria, Hamilton, na guitarra, Marcelo, no baixo e agora Dudu Borges no teclado.

Os quatro, além de ótimos músicos ocupam a posição de bispo primaz nas regionais das Igrejas Renascer em Cristo. Possuem uma sonoridade característica e bem definida que não perdeu a identidade ao longo de todos esses anos.

Com a entrada do tecladista Dudu Borges, deixaram de ser a “maior banda de bispos do mundo”. 

Até eu envelhecer – Ao vivo traz algumas músicas que fizeram parte da história da banda, mas que não foram incluídos no repertório do primeiro registro áudio visual lançado por eles.

O disco foi gravado ao vivo no Tom Brasil em junho de 2006 durante o show de lançamento do cd homônimo que havia sido gravado em estúdio.

Meus pés dá inicio ao repertório de 17 faixas com o peso do hard rock. O hino tem um arranjo bem pesado de guitarra e bateria, conduzindo uma letra que disserta sobre o avanço da Igreja Apostólica. Traz ainda o áudio do Ap. Estevam durante ministração na Conferência Apostólica 2005 usado na gravação original.

Terceiro dia mantém a pegada hardcore da canção anterior. Versa sobre a ressurreição de Jesus. Fez parte do repertório do cd “Resgate”, o quarto da discografia da banda.

O rio foi uma das inéditas que teve seu registro ao vivo gravado em 2003 no cd em comemoração aos 15 anos do ministério.

Passo a passo vem recheado de convenções e power chords. Desta vez o hino é conduzido por marcações de uma guitarra distorcida. No final temos um turn around um pouco mais longo onde Dudu “brinca” com escalas e frases de blues.

Nome da paz foi gravado originalmente no disco “Praise” e também teve seu registro ao vivo no cd gravado em 2003 e lançado em 2004. Traz uma das melhores letras escritas pela banda.

Astronauta traz licks de guitarra e órgão acompanhando a bateria que executa diversas levadas diferentes, deixando a canção com uma dinâmica bem interessante.

Meu lugar foi outras das inéditas que teve seu registro ao vivo gravado em 2003 no cd em comemoração aos 15 anos do ministério.

Rock da vovó e 5:50 AM são dois dos clássicos da banda. A primeira traz uma pegada boogie woogie no piano e uma letra criativa, interessante e irreverente que versa sobre conversão. Pode ser encontrada nos álbuns “Acústico”, “Novos rumos” e “Vida, Jesus e Rock´n roll”.

A segunda trata sobre compromisso e vem recheada de riffs de guitarra e órgão. Também pode ser encontrada nos discos “Acústico” e “On the rock”. Somzeira!

O médico e o monstro trata da teoria da possibilidade da duplicidade de vida. Traz mais uma vez a irreverência da banda. Mais uma vez destaque para o desfile de excelentes timbres de guitarra e teclado.

Palavras foi gravada originalmente no álbum “On the rock”. Traz o arranjo mais leve do disco. É uma declaração de confiança cantada em ritmo de balada pop. Destaque para a pegada do piano e para o solo de drive no turn around final.

O perdido e o sentido traz outra letra bem criativa. De forma irreverente e interessante a música narra uma conversão. Conduzida por um violão folk ainda tem espaço para um solo de “palma de mão” com uma pegada bem jazzística. É uma das que eu mais curto.

Te encontrar tem uma linha melódica muito boa. Traz uma pegada ternária bem cadenciada que deixa o louvor com dinâmica cativante e envolvente

A gente é a música que foi trabalhada nas rádios na época do lançamento do disco gravado em estúdio. Tem uma levada bem agitada e uma letra super criativa. Muito boa e divertida.

Restauração foi gravada originalmente no disco “Praise”. Traz de volta o ritmo forte e marcante do hard rock recheado de riffs e licks distorcidos. É outro clássico da banda nestes vinte anos de ministério.

A faixa Apocalipse now tem a melhor letra do disco. Narra de forma criativa e interessante o momento do arrebatamento. A música traz também o melhor solo de guitarra do cd. Na verdade são dois solos. O primeiro é mais melódico e o segundo é um pouco mais técnico, ambos são muito bem executados. Um belo naipe de cordas dão um toque a mais nesta que pra mim, é a melhor canção do álbum.

Do disco original ficaram de fora “Eu vou chegar lá”, “Teu sinal” e “A saída”. Pra fechar o culto escolheram a festiva Leve e momentânea. O hino é uma declaração de exaltação a Jesus, Nosso Redentor que vive e é o motivo de nossa “bendita esperança”. Nota 10!

O lançamento oficial deste trabalho aconteceu no espaço Renascer, em São Paulo, no dia 08 de fevereiro de 2008, onde cerca de três mil pessoas compareceram ao show.

Com certeza estamos diante de mais um trabalho de excelente nível, com letras inteligentes, profundas e marcantes. A banda que participou do estouro da música gospel no país, ao lado de Katsbarnea e Oficina G3, confirma que ainda é referencial dentro do segmento rock gospel.

O registro também foi lançado em dvd, mas isso é assunto pra outro review.

Maiores informações podem ser obtidas em www.bandaresgate.com.br
Até eu envelhecer - Ao vivo

(CD) 01/08


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Resgate

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook