Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



Análise

CD Acústico
(Sérgio Lopes)

Rafael Ramos em 09/04/2010
Para o Super Gospel
Acústico

Compre este CD agora

Faixas:
1. Bartimeus
2. Olha Deus
3. Clama Israel
4. Os Sinais
5. Carrossel dos Excluídos
6. Eu Insisto Em Dizer
7. Coração
8. Quem Sabe Um Dia
9. Andar Contigo
10. Um Só Gesto
11. Fé e Surf
O Pólo Cine Vídeo, no Rio de Janeiro, foi palco para a gravação do novo projeto do cantor, compositor, escritor e poeta Sérgio Lopes – o cd e dvd Acústico, lançado pela ArtGospel.

Sérgio que já é conhecido pela sua maneira poética de escrever surpreende nesse trabalho com letras mais intimistas e reflexivas (será influência do escritor Ariano Suassuna do qual o cantor é fã declarado?). A capa do trabalho foi trabalhada por Alex Mendes que traz diversas fotos de momentos do show em um belo encarte muito bem diagramado. O repertório apresenta 11 canções de autoria do próprio Sérgio com letras bem escritas que você confere agora:

Assim como em "A dor de Lázaro" (cd "O sétimo", 1997), Sérgio assumia a voz do amigo de Jesus, o mesmo acontece em Bartimeus que narra a trajetória do cego de Jericó – “Sentado à beira do caminho / Então ouvi o som da multidão / Pessoas que gritavam contra mim / E eu não podia ver quem é / O tal Rabi de Nazaré e então clamei”. O back-vocal, formado por Flávio Bezerra, Aline Fenny e Josué Dias, atua de maneira sutil na faixa.

Um destaque dos trabalhos de Sérgio sempre foi a bela harmonia instrumental. O que é percebido em Olha Deus com um belo som de flauta com Michele Ximenes.

Agora, se você se emocionou com "O lamento de Israel" (cd "O sétimo", 1997) e "O mar vermelho" (cd "Noites e momentos", 1999), vai adorar a comovente Clama Israel que conta a trajetória do povo santo desde o chamado de Abraão.

As lembranças do antigo sucesso de 1997 são mais perceptíveis com o solo de violino de Thalita Resende, acompanhado pelo tecladista Alcimar Rangel (produtor do álbum).

Os violões pontuam a dançante Os sinais com uma pegada bem gostosa e traz uma voz em tons mais agudos – “Não me importo com a resposta / Apenas sigo os sinais / Se Ele está controlando o meu barco / Isso é bom demais”.

Os violões também pontuam o bolero Carrossel dos excluídos que mostra todo o lado poético do artista que narra as agruras da vida cotidiana – “Quando eu passo às cinco da tarde / Na Praça XV ou Central do Brasil / Vejo pessoas que foram excluídas de um emprego que não lhes serviu”.

A inspiração do poeta também mostra seu lado engajado em Eu insisto em dizer denunciando as mazelas do nosso povo enquanto os grandões se divertem e curtem a vida segundo seu bel prazer.

Coração também é uma das faixas mais cativantes do álbum com o entrosamento do cantor com a turma do vocal e os sons da flautista Michele e dos percussionistas Zé Leal e Vander Lessa.

Quem sabe um dia conta apenas com o violão é mais uma letra cheia de reflexão sobre a necessidade da generosidade e amor entre irmãos.

Andar contigo traz uma sinfonia quase medieval trazendo uma atmosfera mais densa ao álbum e parece aqueles diálogos entre o Rei Davi e Deus no livro de Salmos – “Falsos amigos quiseram meu fim / Os inimigos zombaram de mim / A minha vida tornou-se um deserto / Noturno e sem luz”.

Um só gesto, que só no MySpace já foi ouvida mais de 300 vezes, traz uma batida meio country acompanhada pelos violões e fala do amor a Deus de uma maneira que só Sérgio sabe cantar.

Fechando o álbum em alto estilo, Fé e surf é a composição mais curiosa do álbum com toda aquela linguagem dos surfistas – “Jesus surfa comigo / O mar é nosso amigo / Não há perigo, o clima é união geral / Se o mar é o santuário / O altar é minha prancha / Dou glória se a manobra é radical”.

Sem dúvida, é mais um trabalho do poeta que não pode faltar em sua coleção.


Compre o CD Acústico na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.