Análises

Confira a análise deste incrível cd duplo gravado ao vivo

Roberto Azevedo em 05/12/07 17069 visualizações
O TS é um grupo pioneiro na black gospel nacional, que teve seu primeiro trabalho lançado no final da década de 90, cujo repertório trazia a música Caixa d´agua que se tornou uma das mais pedidas na programação das rádios em todo Brasil.

Apesar de algumas mudanças a banda continua com 11 músicos, que são três vocalistas ao lado de um “cozinha” completa reforçada por uma percussão “embaçada” e um naipe de metais “em brasa”. Todos liderados por Rogério Sarralheiro, principal autor das músicas desde o primeiro cd.

Letras criativas, que vão além das gírias de crentes e chavões evangélicos, marcam presença na pegada soul da banda, que tem como tempero pitadas de rap, hip hop, jazz, r & b e até samba.

Com três álbuns solos, um disco coletânea lançado em 2007 e um cd gravado em parceria com Pregador Luo e Apocalipse 16 em 2006, o TS vem mantendo uma seqüência de trabalhos produzidos com qualidade profissional, quebrando o paradigma de que no meio evangélico, apesar de terem surgido bons músicos, a qualidade da gravação deixava a desejar, principalmente no estilo black, onde o referencial sempre foi o mercado americano.

Músicas como Festa, Não pare, Caixa d´ água, O que há de melhor em mim e Último dia, renderam ao grupo merecidos prêmios, como o B-Unit de melhor show em 2004 e Troféu Talento de melhor cd de black Music em 2005.

O cd/dvd gravado dia 01 de setembro na Igreja Bíblica da Paz – SP foi uma grande festa estilo anos 70, com figurino, cenografia e até iluminação típica da época, cuja tendência influenciou a musicalidade da banda.

A produção musical e artística deste trabalho ficou sob a responsabilidade do líder da banda, o cantor, compositor e arranjador Rogério Sarralheiro.

Em, 2006 Rogerinho confirmou sua importância para o crescimento da música black brasileira ao assinar a direção musical do dvd do grupo Apocalipse 16 e planeja em 2008 lançar seu primeiro trabalho solo. Em algumas faixas Sarralheiro interpreta os hinos com o auxílio de um talk box.

T. S até Jesus voltar é a faixa de abertura do cd 1. O instrumental-vinheta emenda com um medley de oito músicas que põe a galera pra dançar.

Primeiro temos Se segura que versa sobre perseverança. “Parei de reclamar, de esquentar a cabeça, eu sei que com ajuda de Deus logo eu viro a mesa”.

Depois entoamos Não desista que traz no meio do hino a participação do Art-E interpretando Tô legal, hip hop cuja rima é feita sob a base de “Let´s groove” do Earth, Wind, Fire.

O Art-E lançou no início de 2007 o excelente “Haja”, primeiro disco produzido por Rogério a ser lançado pelo selo Caixa d´água. O hip hop é interpretado sobre a base de “Let´s groove” do Earth, Wind, Fire.

Essa seqüência inicial, que desfila pelo hits dançantes da banda, confirma o entrosamento da galera. Os arranjos do naipe de metais são um caso a parte e são complementados pelo swing do teclado e pelos grooves da batera e do baixo.

A seguir temos Como Deus é bom, Mil dez mil que traz um arranjo mais dançante em relação a versão original encontrada no primeiro trabalho da banda, Melhor lugar com pitadas de samba durante a condução do arranjo, a pegada hip hop de Eu digo sim e a batida funkeada de Pista do céu.

Além das excelentes harmonias de vocal criadas entre Rogério, Alê e Silas, outro destaque presente durante toda a gravação é a interatividade da galera presente cantando com a banda os refrões e acompanhando as ministrações e as convenções.

Assim como a faixa de abertura, Pra você crescer é um pequeno instrumental-vinheta.

O momento mais contemplativo do primeiro cd acontece durante a execução do hino Tua palavra que tem uma pegada mais r & b e uma bela interpretação de Alexandre V, dos Santos (Alê) no vocal acompanhado por Waxendo ao piano.

Venha filho meu mantém o clima numa levada “charmeira”. Traz a participação de Dj Flay, Dona Kelly, Cleber e Vulgo Feijão, também conhecidos como Ao Cubo. Os versos dos rappers encaixam perfeitamente com a letra desta que é uma das canções inéditas do disco.

Além de serem os idealizadores do projeto “Aperte o play”, com dois cds/dvds gravados, o Ao Cubo possue três discos solo e um registro áudio visual já lançados no mercado gospel.

De volta ao soul temos a “blackeira” de Deslize que antecede a participação de Pregador Luo nas músicas Último dia e Entra no clima que fizeram parte do repertório do álbum gravado em parceria entre o TS e o APC.

Último dia foi muito executada nas rádios. A letra rimada por Luo cita verdades sociais, que, infelizmente, ainda será por muito tempo uma realidade na nossa nação. Entra no clima mescla soul com hip hop e dispensa comentários. É uma das melhores.

Sem parar pra respirar o cd dois tem início com Festa. O soul com pitadas de funk termina em ritmo de reggaeton.

Se o TS marcou época com o lançamento do seu primeiro trabalho, o Quarteto FLG, com “Mais que vencedor” foi o primeiro grupo de r & b gospel nacional a lançar um álbum com o “peso” que só era encontrado nos cds gringos. Silvera, Will, Sandro e Carlinhos marcam presença em Existe solução. E que presença.

Caixa d´água traz a participação mais que especial de Robson Nascimento com todo seu carisma e melismas incomparáveis.

A seguir temos dois momentos exclusivos do cd. A ministração profética de Robson e a canção Levante a cabeça com uma nova roupagem, trazendo um arranjo black de primeira qualidade.

O testemunho de Gabriel Mano de Fé antecede a participação do Coral Degraus. O que há de melhor em mim ainda conta com a presença de PG. O louvor explora o estilo muito usado por dirigentes como Kirk Franklin e Fred Hamond. Excelente!

O Coral Degraus também participa da segunda inédita do cd. Eu sou a ressurreição e a vida possui uma pegada mais pop em relação ao resto do repertório. Rogerio aproveita a oportunidade para dar um testemunho de duas experiências de cura, vividas por ele, com sua esposa e com seu pai.

Qualquer hino que fosse escolhido para fechar o culto seria bem vindo, mas nenhuma outra escolha seria mais propícia do que Não pare. Acertaram em cheio. Cativante e envolvente a canção nos deixa com a vontade de ver tudo isso de novo no dvd. Somzeira!

Valeu galera. Até a próxima.

Abrasoul!!!
Ao vivo

(CD) 11/07

(5,0/5)
Total de votos: 1

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Templo Soul

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook