Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



Análise

CD Ao vivo no Japão
(Trazendo a Arca)

Roberto Azevedo em 07/11/2007
Para o Super Gospel
Ao vivo no Japão

Compre este CD agora

Faixas:
1. Abertura
2. Toda sorte de bençãos
3. Toque no altar
4. Mais
5. Me rendo
6. Abro mão
7. Bendito serás
8. Restitui
9. Deus de promessas
10. O chão vai tremer
“Tem que ser nos ombros de alguém que é forte, que suporte o peso apesar da distância, que esteja disposto a ser marcado e a cada seis passos tem que ter sacrifício”.

Baseado neste relato bíblico encontrado em 2º Samuel 6:13, o mais novo ministério de louvor e adoração nacional - Ministério Trazendo a Arca - lançou em junho de 2007 seu primeiro sacrifício em forma de canções denominado “Marca de Promessa”.

Marca da Promessa saiu da fábrica com tiragem inicial de 50.000 mil cópias e até a data deste review já tinha vendido mais de 120.000. O índice foi alcançado em pouco mais de 3 meses apesar de toda pirataria existente no mercado fonográfico.

Em setembro de 2007 tivemos uma grata surpresa. Chegou nas prateleiras de todo o país a disco Trazendo a Arca – ao vivo no Japão gravado no evento “Aviva Japão” entre os dias 14, 15 e 16 de agosto.

Outra surpresa foi o fato do cd ter vindo com nove hinos da época em que a gig formada por Davi Sacer, Luis Arcanjo, Ronald Fonseca e cia, formavam a base do Ministério Toque no Altar, da Apascentar de Nova Iguaçu.

Surpresa porque existiam (e ainda existem) boatos sendo veiculados nos meios de comunicação que relatam que eles estão judicialmente proibidos de cantar (imagina então gravar) estas músicas, apesar de serem composições deles. Até o presente momento não existe nenhuma declaração oficial sendo feita em relação a este fato.

O encarte mantém o design do álbum anterior, optando apenas por cores mais suaves, trazendo na capa o logo do ministério sobre uma imagem dos continentes. Na caixinha temos o seguinte subtítulo: “Série: As Nações”. Será que teremos em breve uma série de registros ao vivo registrados nos quatro cantos da Terra? Repertório pra isso eles tem. E unção também. Só nós resta aguardar maiores informações.

Particularmente falando, não me empolgo muito com coletâneas que trazem músicas não tão antigas executados com pequenas alterações nos arranjos. Isso quando tem algum tipo de alteração no arranjo. Em algumas gravações de alguns ministérios não tem rolado nem isso. Mas confesso que criei uma certa expectativa em relação a este cd e ele realmente não decepcionou.

A faixa de abertura traz uma ministração parafraseando as palavras do salmista encontradas em Salmos 84. O tema instrumental, de autoria de Ronald Fonseca, explora intervalos de meio tom e a interpretação da banda cria uma envolvente atmosfera de adoração.

Sem o tradicional e marcante naipe de metais entoamos a jubilosa Toda sorte de bênçãos. A primeira parte segue o arranjo original, porém explorando mais as guitarras pra suprir a falta dos metais. Na volta da estrofe rola uns “breaks jazzísticos” que deram uma sonoridade bacana na canção.

O final estendido usado na gravação do dvd “Deus de Promessas” também está presente neste registro incluindo a adaptação do refrão da música do Maurílio Santos “Pisa no Inimigo”.

Sem perder o pique a banda emenda Toque no altar que traz poucas alterações em relação ao original.

Mais, que faz alusão ao relato encontrado no início de I Samuel 3, tinha uma pegada eletrônica no repertório do álbum “Restitui”. Aqui marca presença com um dos melhores arranjos deste cd. Traz uma levada cheia de swing com destaque para a interpretação da bateria e principalmente do piano. Excelente!

A seguir temos a única inédita do disco. Me rendo tem uma letra pequena mas se destaca através das nuances de dinâmica realizadas pela banda. No final ouvimos um clamor da igreja em um momento de entrega e contrição.

O virtuosismo de Ronald Fonseca marca presença na canção que é baseada em Salmos 73:25. Abro mão é o hino que mais curto, pois considero a letra um verdadeiro desafio para nós, cristãos. “Abro mão dos meus sonhos, abro mão dos meus planos, abro mão da minha vida por Ti”. Bonita de cantar, mas difícil de praticar, pois contra nossos desejos egoístas nossa força de vontade é fraca. Só mesmo Deus, através do Espírito Santo, pode nos fortalecer.

“Tua família é projeto de Deus”. Um clamor pela família é entoado em Bendito serás. O louvor é melodicamente muito bem estruturado e harmonia, apesar de simples, tem um encadeamento que encaixa no arranjo. “Sei que é difícil crer que sim se tudo em volta diz que não e a angústia te faz esquecer de tudo que Deus prometeu”. Tremendo!

Restitui é o hino pelo qual alcançaram notoriedade nacional. Aqui ele é conduzido e ministrado por Luis Arcanjo. Na versão original era o Davi. Um lance legal é a forma com que eles fizeram a saída da ministração espontânea pra voltar pro refrão. Ficou muito mais suave, mas com certeza muitos vão preferir o final mais dinâmico da gravação original.

Deus de promessas é outra marca registrada deles. Na ponte do meio mais uma vez o piano comprova que unção e musicalidade podem (e devem) caminhar lado a lado. No final temos dois momentos conduzidos por Davi Sacer. Primeiro uma palavra trazida sobre segurança na provisão e proteção de Deus e no final um ato profético pelo confiança do cumprimento de Suas promessas.

Pra fechar a gravina temos O chão vai tremer. A canção exalta a volta de Cristo que veio como cordeiro (manso para servir) e vai voltar como leão (como Rei para julgar), advento que é a esperança de vida eterna dos cristãos. “Cristo vai voltar, acreditem ou não”. Com uma pegada pop rock, cheia de riffs de guitarra a música termina o culto da forma festiva com que ele começou. Somzeira.

O cd foi lançado oficialmente na Expo Cristã 2007 em Sampa junto com o play-back “Marca da promessa” e a vídeo aula de bateria do André Mattos.


Compre o CD Ao vivo no Japão na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.