Análises

Trazendo a Arca ao vivo no Maracanãzinho - Volume Um

Roberto Azevedo em 10/02/10 10021 visualizações
O Ministério de Louvor Trazendo a Arca é um grupo brasileiro de música gospel formado em 2007 por ex-integrantes de outro ministério chamado Toque no Altar.

Uma das principais características deles é a qualidade musical encontrada nos cds, e principalmente ao vivo, onde a banda se destaca com um excelente instrumental

No final de 2009 os representantes dos ministérios se reuniram e deram fim aos 22 processos judiciais que se estendiam desde a saída dos músicos, no final de 2006.

Como Trazendo a Arca, o grupo gravou seu primeiro dvd em maio de 2008 no Maracanãzinho - RJ, com uma imensa estrutura de palco e iluminação. O registro áudio visual foi lançado na virada de 2008 para 2009. Agora na virada de 2009 para 2010, o áudio da gravação pode ser obtido através do lançamento do cd, feito em dois volumes.

O repertório Trazendo a Arca ao vivo no Maracanãzinho – volume 1 contou com as canções do disco “Marca da promessa”, além de alguns hinos do álbum “Olha pra mim”, que foi o último lançamento deles pelo Ministério Apascentar de Nova Iguaçu.

Assim como seus lançamentos anteriores, a produção musical é assinada pelo pianista Ronald Fonseca, que também escreveu os arranjos de cordas.

O resto da banda é formada por Deco Rodrigues (baixista), André Mattos (batera), Isaac Ramos (guitarra), Luis Arcanjo (voz e violão), Verônica Sacer (que com a criação do ministério passou a ter um destaque maior nos vocais) e Davi Sacer (vocal principal com timbre inconfundível).

O back contou com reforço vocal de Ton e Karina Carfi (ex – Raiz Coral) e o naipe de metais com Robson Olicar (trombone e vocal (e que vocal) da banda O Semeador).

O repertório tem início com um instrumental orquestrado conduzido por um naipe de cordas que emenda com Cântico de Davi que é uma ministração que faz a ponte entre a introdução e a canção Trazendo a arca, que alterna de forma bem festiva os ritmos pop rock e dance. Destaque para o naipe de metais que desfila por toda música com frases e convenções diversas, fazendo a diferença.

Marca da promessa segue o padrão das canções que fizeram o ministério Trazendo a Arca alcançarem a notoriedade nacional, versando sobre prosperidade.

Nesta gravação optaram pela execução da versão meio dance, meio pop, que foi gravada como faixa bônus e fechava o repertório do cd homônimo.

Dizem versa sobre proteção e direção de Deus. A canção traz um arranjo leve e bem gostoso de ouvir.

Dando seqüência a este momento contemplativo entoamos a belíssima Sobre as águas. O hino versa sobre provisão e proteção de Deus. O vigoroso contralto de Verônica Sacer marca presença ao lado da ministração de Davi. Uma boa sacada na condução do hino é o momento nas estrofes em que o encadeamento harmônico acompanha a linha melódica. Destaque também para as nuances de dinâmica executados pela banda no meio do louvor, que traz ainda uma palavra profética no final de sua execução.

Me arrebataste dá seqüência a este momento mais contemplativo. Mais uma bela melodia interpretada ao lado das frases de metais e de cordas executadas com toda excelência que o Senhor merece. No final temos um dueto entre o casal Sacer.

Olha pra mim, de forma poética, faz um paralelo com a atitude de Zaqueu narrada em Lucas 9. Mais uma vez os naipes de metais e de cordas se revezam na execução dos clusters, preenchendo com maestria, os espaços do arranjo. A canção traz um final estendido cativante e envolvente.

Senhor e Rei é excelente em todos os aspectos. O arranjo mantém a qualidade das canções anteriores. A letra mantém a poesia já existente nos hinos, com exceção que desta vez o hino exclusivamente de adoração e reconhecimento da majestade de Deus. Destaque para a dinâmica do vocal e do instrumental na ministração no turn around final.

Mais informações: www.trazendoaarca.com.br
Ao vivo no Maracanãzinho - Volume 1

(CD) 12/09


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Trazendo a Arca

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook