Análises

Ouvimos o novo disco do Trazendo a Arca - Español. Confira nossa análise

Roberto Azevedo em 01/03/15 3440 visualizações
O Trazendo a Arca lançou em dezembro de 2014 o seu primeiro disco em língua estrangeira que tem por título Español. Com mais de dez anos de carreira e agora na Sony Music, o quarteto formado por Luiz Arcanjo (voz e violão), André Mattos (bateria), Deco Rodrigues (baixo) e Isaac Ramos (guitarra e violão) lança um álbum de 12 faixas com alguns de seus maiores sucessos.

Segundo Luiz Arcanjo, vocalista do grupo, a ideia de produzir um CD em espanhol partiu da necessidade de alcançar os países da língua que já conhecem as canções, mas que ainda não tinham uma versão exclusiva no idioma. “Queremos dar essa oportunidade para que eles cantem nossas canções. O evangelho tem crescido muito nesses países, mas infelizmente há poucas canções cristãs em espanhol”, diz.

O pop rock La Marca de La Promessa fez parte do álbum Marca da Promessa, e faz alterações consideráveis em relação a sua versão original. Segue o padrão das canções que fizeram o ministério Trazendo a Arca alcançar a notoriedade nacional, quando ainda eram integrantes do Toque no Altar, versando sobre prosperidade.

Em seguida, a banda vem com Toca en El Altar, de seu primeiro álbum, com várias quebradas rítmicas interessantes, lembrando o arranjo mais elaborado utilizado no DVD Toque no Altar e Restituição, de 2006.

Representando o álbum Pra Tocar no Manto, Serás siempre Dios é outra declaração de amor e reconhecimento da soberania de Deus. A introdução, pesada e marcante, conduz as divisões da música, sendo repetida no meio e no final dos blocos, embora o solo de guitarra tenha sido substituído por um sintetizador que se faz presente fortemente nesta versão.

En Ti Esperaré, de Salmos e Cânticos Espirituais, é uma declaração de fé e esperança na providência divina. O arranjo ficou muito bom, recheado de texturas interessantes. Destaque para as coberturas do naipe de cordas.

Señor y Rey, oriunda do clássico Olha pra Mim, é belíssima em todos os aspectos. O arranjo mantém a qualidade das canções anteriores. A letra mantém a poesia já existente nas canções, com exceção que desta vez exclusivamente de adoração e reconhecimento da majestade de Deus. Destaque para a dinâmica do vocal e do instrumental no turn around final.

Dios de promesas foi escolhida como a faixa de trabalho e é uma declaração à fidelidade de Deus, na certeza do cumprimento de suas promessas para aqueles que o buscam com sinceridade.

Novamente com o álbum Marca da Promessa, temos Sobre las Aguas, versando sobre provisão e proteção de Deus. Uma boa sacada na condução da música é o momento nas estrofes em que o encadeamento harmônico acompanha a linha melódica. Destaque também para as nuances de dinâmica executados pela banda no meio da canção.

Restituye é a canção pela qual alcançaram notoriedade nacional. Um lance legal é a forma com que eles adaptaram a parte da ministração espontânea pra voltar pro refrão, assim como tinham feito no Ao Vivo no Japão. Ficou muito mais suave, mas com certeza muitos vão preferir o final mais dinâmico da gravação original.

Tu gracia me basta é uma das melhores. É um desafio. Uma verdade bonita de se cantar e difícil de viver. Seus versos, de forma bem poética, são alusivos ao relato bíblico do velho testamento sobre a entrada do Sumo sacerdote no santo dos Santos, que deveria estar cheio de fumaça para que o mesmo não pudesse ter contato com a glória de Deus. Excelente!

O violão de Isaac Ramos marca presença na canção que é baseada em Salmos 73:25. Renuncio é a música que mais curto, pois considero a letra um verdadeiro desafio para nós, cristãos. “Abro mão dos meus sonhos, abro mão dos meus planos, abro mão da minha vida por Ti”. Bonita de cantar, mas difícil de praticar, pois contra nossos desejos egoístas nossa força de vontade é fraca. Só mesmo Deus, através do Espírito Santo, pode nos fortalecer.

Despierta-mé é um clamor de reconhecimento, perante Deus, de nossa insuficiência perante as “ofertas” do mundo em nosso viver diário. O naipe de metais executando clusters melódicos da versão original foi substituído por um arranjo mais enxuto e centrado nas cordas.

Pra fechar temos El Suelo Va a Temblar. A canção exalta a volta de Cristo que veio como cordeiro (manso para servir) e vai voltar como leão (como Rei para julgar), advento que é a esperança de vida eterna dos cristãos. Com uma pegada pop rock, cheia de riffs de guitarra e sintetizadores vertiginosos a música termina o disco da forma festiva com que ele começou. Somzeira.
Español

(CD) 01/14

(5,0/5)
Total de votos: 1

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Trazendo a Arca

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook