Análises

Trazendo a Arca lança cd temático - Salmos e Cânticos Espirituais

Roberto Azevedo em 13/01/10 16329 visualizações
O Trazendo a Arca lançou em dezembro de 2009 o seu primeiro disco temático que tem por título Salmos e Cânticos Espirituais.

O álbum possui 11 faixas de pura adoração e celebração ao Senhor e as letras das canções são conhecidas de todos. Afinal, foram extraídas do livro de Salmos, que é um dos livros mais lidos da Bíblia, onde Davi, Asafe e muitos outros salmistas expressaram a Deus através das canções, todo o sentimento de alegria, vitórias, gratidão e também os momentos de angustia, perseguição e tristeza.

Não sabemos como eram as melodias, harmonia ou até mesmo os ritmos musicais que estes grandes compositores - adoradores usavam naquela época. Pensando nisto, o Trazendo a Arca começou a buscar no Livro de Salmos uma nova inspiração para estas canções. Novos ritmos, novas melodias, novas harmonias. Com um cuidado exacerbado para que não perdesse a sua essência. Para isso, buscaram ler várias versões da Bíblia para que fosse fidedignamente o que salmista quis expressar naquele momento.

O propósito desta obra, segundo Luiz Arcanjo, é alcançar a todos que se identificam com este Livro da Bíblia, independente da religião ou da denominação. Das igrejas históricas protestantes aos neopentecostais. Que através deste cd a Palavra do Senhor chegue aos corações, levando todos a ler, cantar e principalmente amar esta Palavra que tem o poder de transformar, curar e salvar.

O pop-rock Reina o Senhor – salmo99 abre a gravação de forma festiva e dançante exaltando a soberania de Deus.

Se não fosse o Senhor – salmo 124 é uma balada pop cativante que versa sobre confiança na provisão e proteção de Deus. Destaque para o solo de guitarra no final.

A seguir mantemos a clima de balada, mas desta vez com uma pegada um pouco mais tradicional. Nosso Deus é santo – salmo 151 é mais uma canção de exaltação a santidade de Deus. Destaque para a condução vocal do arranjo.

Um piano, muito bem interpretado, conduz Por que te abates – salmo 42. O hino possui uma das melodias mais bonitas do repertório.

Em Ti esperarei – salmo 27 é uma declaração de fé e esperança na providência divina. O arranjo ficou muito bom, bem denso e dinâmico.

Um belo momento harmônico é o louvor Preparado está – salmo 108 que conta também com uma boa interpretação Luiz Arcanjo.

Vale aqui ressaltar, que o cantor e compositor Luiz Arcanjo lançou um cd contendo 11 canções de autoria própria e parceria com amigos e nomes conhecidos do meio gospel aliados a uma produção de altíssimo nível. Mas isso é assunto pra outro review...

Dando continuidade, chegamos a faixa sete que possui uma novidade. Ouvi oh Deus – salmo 61 traz Verônica Sacer cantando uma canção sozinha. Destaque pra métrica da melodia.

Em um repertório alusivo aos salmos, não poderia ficar de fora o salmo 23. Contigo habitarei evita o “lugar comum” que esse salmo tão conhecido poderia levar e o resultado é uma das melhores faixas do disco. Destaque para o arranjo de cordas.

Aquele que habita – salmo 91 flerta com o soul. Ao fundo temos um piano Rhodes conduzindo as estrofes auxiliado por uma guitarra pizzicato (pica-pau) enquanto a letra versa sobre segurança. Boa. Muito boa mesmo.

O pianista Ronald Fonseca, que recentemente foi contratado como endorse da Roland, é o compositor da faixa dez. Todas as demais são parcerias de Luiz Arcando e Davi Sacer junto com Jamba e Deco Rodrigues. Me levanta com Tua destra – salmo 32 é uma bela oração de fé e reconhecimento do livramento e perdão vindos de Deus. Destaque para a dinâmica coral antes do turn around final.

Fechando este trabalho de qualidade e expressividade entoamos Te busco ansiosamente – salmo 63 que é marcada pela pegada cadenciada da bateria e pela pegada percussiva da guitarra.

Não podíamos deixar de registrar também, o ótimo trabalho visual das capas e do encarte, que foram idealizados por David Cerqueira.

Com certeza este lançamento é mais um trabalho que desde que começou a ser anunciado é esperado com grande expectativa do público que acompanha e se identifica com as letras e ministrações deste Ministério que tem alcançado vendagens de milhares de cópias de seus álbuns desde o seu nascimento.
Maiores informações: www.trazendoaarca.com.br
Salmos e Cânticos Espirituais

(CD) 12/09


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Trazendo a Arca

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook