Análises

Vamos relembrar o primeiro cd do Unção Ágape lançado em 2005

Jonatha Cardoso em 10/11/10 7511 visualizações
Eu já fiz muitas análises de cds. Mas, para mim, tem uma que não poderia deixar de fazer. Derrama a tua glória é o primeiro disco do Ministério Unção Ágape, lançado em junho de 2005.

O ministério é formado basicamente por três integrantes: Luciana Cordeiro, que conduz os vocais, Estevão Ribeiro, baixista e líder do grupo, e Carlos Mendonça – o Pingo, na bateria. Claro que o álbum não possui só os três tocando e cantando, mas Luciana, Estevão e Pingo formam a essência do grupo.

Desde a primeira vez que ouvi esse trabalho, tomei por opinião própria que Unção Ágape está na lista dos melhores ministérios com foco no louvor congregacional. Acima de tudo, prova que não é de estruturas gigantescas que se pode fazer um belo louvor. E que louvor! Não há uma só música que possa se dizer que é a melhor. Todas estão em um altíssimo nível, unindo simplicidade a adoração genuína.

Começamos com Clamor da noiva, que fala do nosso desejo de ver a nuvem de glória de nosso noivo enchendo, não só a nossa igreja mas principalmente as nossas vidas. Veremos todo joelho se dobrando e toda língua confessando que Jesus é o Senhor. A uma voz vamos proclamar o avivamento chegar até nós. Esse é o desejo de nossos corações, essa voz que não quer se calar: que o vento do Espírito sobre, restaurando as nossas vidas.

Em seguida, a música-título. A mais linda de todas: Derrama a tua glória, que teve um belíssimo dueto de Luciana com Fernandinho. O nosso prazer é estar na presença de Jesus, prostrados, adorando a ele. Quando ouvimos a voz de Deus e sentimos seu mover, nós começamos a desejar mais de Deus, mais de seu poder, mais de sua unção. Nos rendemos a ele, e clamamos: “Derrama a tua glória, derrama a tua shekinah, Senhor. Inunda o meu ser nos rios deste amor”.

Abro um parênteses aqui: Conheço muitos cds onde a música-título não é tão empolgante quanto são outras canções. Essa música é ao contrário.

Após uma bela ministração, outra maravilhosa canção: O teu amor versa sobre o amor de Deus, que nos atraiu, nos alcançou e nos transformou. Hoje, o que somos é prova desse amor. O nosso amado salvador é nosso dono e somos filhos dele. Vamos cantar do amor dele e louvar seu nome por toda a nossa vida, pois por ele fomos alcançados. Bela condução no início de vozes + violão.

Um lindo saxofone precede Sou do meu amado. Nós somos dependentes desse amor pelo nosso amado. É esse amor que tem nos sustentado e nos acolhido em seus braços. Ele é a razão do nosso viver. Suas bondades nos cercam e sua misericórdia está acima de céus e terra. Ele cumprirá os desejos do nosso coração, por isso entregamos a ele tudo o que somos.

Voltamos as canções de júbilo com Adoração extravagante, com dueto de Luciana com Nádia Santolli. O ritmo lembra um pouco “País do futebol”, do André Valadão. Ela fala dos últimos dias, onde o povo, que estava nas trevas, vê o reino de justiça e a glória de Jesus, que vem para reinar na terra com poder, julgar as pessoas, separar os escolhidos, restaurar as cidades e cumprir toda a palavra. Por isso, nossa adoração é extravagante, assim como o mover que ele prepara para esses últimos dias.

Ele é fiel fala da fidelidade de Deus, que nos faz crer nele, pois cumprirá todas as suas promessas. Quando estamos com medo, ele nos acalma com sua voz e nos aponta a direção. Ele é socorro presente na hora da angústia. Ele é o bálsamo que cura e restaura a minha vida. Ele é poderoso pra fazer infinitamente mais além do que eu possa imaginar. Só a poderosa unção de Deus pode tocar nossos corações e transformar nosso interior. Podemos descansar tranquilos e seguros.

Continuamos com Tô na bênção. Embora as coisas não estejam acontecendo em nossas vidas, temos que ter a certeza que tudo tem a sua hora e o tempo certo de acontecer. Mesmo que choremos uma noite, a alegria vem pela manhã. Deus tem feito e irá fazer grandes coisas. Por isso, estamos na bênção, debaixo da unção de Deus.

Outra bela canção é Eis-me aqui. Assim como Isaías, que possamos dizer ao Senhor que use o nosso ser e que cumpra em nós o seu querer. Quando dizemos “eis-me aqui”, não somos como Jonas, mas não queremos ficar longe dele. Basta um toque dele, e tudo se fará novo. O poder de Deus transforma as circunstâncias, e a unção de Deus capacita-nos a vencer. Nosso ser transbordará e um novo canto haverá em nossos lábios.

Uma ministração antecede a canção Um verdadeiro adorador. Assim como Davi, que Deus possa fazer-nos verdadeiros adoradores. Para isso, temos que ser renovados, usados e cheios da glória dele. Temos que ser tocados por ele, entregando-nos e rendendo nosso louvor a ele. Ele é fonte de eterna salvação e digno de adoração. Senhor, reina em nós!

Invocarei o seu nome é a próxima. Quando as lutas nos cercam, quando nossas forças se esgotam, quando a figueira não floresce, podemos estar tranquilos, confiantes, sem temer. Basta invocarmos o nome de Deus, que ele nos ajudará. Nossa voz não calará, pois daremos sacrifícios de louvor a ele, pois ele é santo.

Vamos encerrar o repertório com a canção Sede de Deus. “Ninguém pode ver Deus sem santidade e espírito quebrantado. É preciso ter mãos limpas e um coração puro, reto diante do Senhor”. Temos que ter sede, desejar mais de Deus. E o melhor de tudo é que desejá-lo não tem limites, basta crer. Nosso desejo é o de habitar no santo monte de Deus, praticando a justiça e vivendo a verdade.

Eu não tenho dúvidas de que fiz a análise de um dos melhores cds do gospel nacional. Além disso, Unção Ágape é um prato cheio para quem adora, como eu, louvor congregacional.

Abraços a todos!
Derrama a Tua Glória

(CD) 11/05


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Unção Ágape

Veja também no Super Gospel:

Jonatha Cardoso

Gaúcho, é membro do Ministério Encontros de Fé, de Novo Hamburgo (RS). É músico, toca teclado e bateria. Mas sua paixão mesmo é ouvir... Adora Hillsong, Ron Kenoly, Don Moen, Marcos Witt e outros cantores tradicionais. Nas horas vagas inclusive gosta de compor canções. Trabalha na área de Tecnologia da Informação e, por isso, está sempre conectado nas Redes Sociais e em seu blog.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook