Análises

Vanilda Bordieri lança novo disco pela Aliança - A pesca. Confira nossa resenha

Daniel de Carvalho em 16/02/12 7643 visualizações
“Lance a Rede que tem pesca milagrosa para você!” é essa a grande mensagem que a Vanilda Bordieri nos traz em seu 15º CD pela Aliança, que tem por titulo A Pesca.

O repertório vem ao todo com 15 canções assinadas pela própria cantora e por outros compositores como André Buenno, Silas Paiva, Agailton Silva, Entre outros.

O projeto gráfico ficou á cargo da Komunica que conseguiu expressar muito bem o título. Inclusive no Youtube, está á disposição o vídeo do Making Off do dia da tiragem de fotos do encarte.

A produção musical fica por conta de Melk Carvalhedo, seu esposo, que produziu todos os trabalhos anteriores da cantora.

Para iniciar a seleção, temos o single A Pesca que vem introduzida levemente por uma guitarra e com toques especiais e característicos do Melk. A letra é um pedido para que Deus venha colocar peixes em nossa rede para que nossa pesca venha ser milagrosa. Pelo coro, a música ficou conhecida como Lance a Rede, inclusive na contra capa é indicado como A Pesca (Lance a Rede). A composição é de autoria da própria cantora.

No ritmo pop-pentecostal, em Sê Comigo temos uma perceptível contribuição do piano dando ao início da música um tom mais suave. A canção, de autoria própria da cantora, fala que andaremos no fogo e não queimaremos, pois Deus estará conosco.

Mudando para uma pegada mais pesada, no estilo pop-rock, Protesto merece destaque pela grande atuação do back vocal que acompanha a cantora por toda extensão da faixa, declarando que protestamos e não aceitamos que venhamos ficar quietos, e que nada ira calar nossa adoração á Deus. Composição de Eduardo Schenatto.

Com participação especial do Quarteto Gileade, Santo Espírito é um country que tem participação especial do Quarteto que parece brincar ao longo da música. As vozes bem graves dão-nos a impressão de ser instrumentos de sopro o invés de pessoas.

Iniciada por uma violino, solando a introdução da canção, temos Meu Israel no puro estilo pentecostal. Vanilda ao compor essa letra pensava nas passagens bíblicas onde Deus sempre dava o livramento e mandava o maná do céu ao povo de Israel, porém eles criaram para si imagens de santos, o que fez com que a tristeza de Deus só aumentasse. A letra é uma petição de Deus para que Israel, que no caso é a igreja atual, venha adorar á Ele.

De composição de André Buenno, A Torre tem uma letra tão forte que seria o tema do trabalho. A letra é alusiva a história da Torre de Babel, narrada em Genesis

Unidos em Oração é a sétima faixa do repertório. É marcada pela oscilação e repentinas mudanças de ritmos, que incrementa ainda mais a letra.

Num tom suave, Receba Teu Milagre , no estilo adoração, nos leva á aguardar o nosso milagre, pois Jesus está preparando ele. Tem um grande potencial de fazer parte do repertório de grupos de louvores das igrejas por ser um tema muito comentado nas mesmas, além de ter uma letra relativamente fácil de decorar.

Meu Grande Herói retrata a história de Jesus Cristo. Num tom pentecostal, a letra de Agailton Silva nos conta a simplicidade de Jesus Cristo, que não tinha muitos recursos, mas salvou o mundo.

A música que estourou nas rádios de todo o país foi o décimo single do set list. Fonte no Deserto , conta a história bíblica de Ismael que teve de sair de casa para ir ao Deserto. O coro, fazendo uma alusão ás provas do dia-a-dia, nos leva á acreditar que no deserto Deus nos dará a vitória para nossas lutas e nos sentiremos mais perto de dEle. Destaque para a bateria que é bem expressiva nas primeiras estrofes.

Com uma introdução melancólica, Abraçados no Altar fala da importância de um abraço e que, quando Jesus nos abraça, Ele abençoará nossas vidas. A interlúdio é marcado pelo solo da guitarra que é incrementada pela participação do vocal.

Com inicio repentino, sem introdução, Acende teu fogo é um pedido para que Deus venha renovar seu amor em nossas vidas. Em toda música vemos os efeitos de trompetes que deixam a música mais encorpada.

Mais uma narração da bíblia. Me Conte o Teu Segredo relata a história de Dalila e Sansão. A letra nos ensina a não contar nossos segredos para todas as pessoas, pois uma delas pode ter o espírito de Dalila e acabar destruindo nossos sonhos. A música tem uma pegada básica, mas podemos perceber riffs de contrabaixo em sintonia da orquestra.

Com a mesma pegada da faixa anterior, Deus te Escolheu versa que mesmo passando por humilhações nas nossas vidas, teremos o melhor de Deus, pois Ele nos escolheu e enquanto em casa nós não chegarmos, ninguém sentará á mesa.

A faixa escolhida para finalizar o repertório foi Vem Renovar os Nossos Dias , de Silas Paiva. A canção é marcada pela facilidade e tamanho da letra, sendo ideal para conjuntos de louvores. Nessa faixa, percebemos um ar de finalização do trabalho, com um instrumental mais leve e compassado.

Uma das características do álbum é a versatilidade dos ritmos, participação do back vocal e principalmente, um amadurecimento da própria cantora, que vem com uma voz mais madura, alternando entre graves e agudos por todas as músicas sem desafinar.

Os tons das músicas também ficaram confortáveis para a voz contralto de Vanilda, não sendo necessária a inclusão de muitos falsetes.

Realmente é um repertório destinado a todos os gostos, por conter diversos temas e ritmos. Vale a pena adquiri-lo!
A Pesca

(CD) 11/11


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Vanilda Bordieri

Veja também no Super Gospel:

Daniel de Carvalho

Daniel de Carvalho, graduando em Ciências Biológicas é um jovem de apenas 18 anos que tem por amor, divulgar o evangelho de Cristo por toda a Internet. Em fevereiro de 2008, funda a Rádio Portal Evangélico, onde comanda toda a programação da Rádio atualmente.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook