Análises

MK lança Amo Você 17 com participação de Marina de Oliveira, Bruna Karla, Fernanda Brum, Eyshila, Jozyanne e muito mais. Leia nosso review

Rafael Ramos em 06/06/11 11854 visualizações
Dia dos Namorados chegando e correr para a loja para comprar um CD da coleção Amo Você já se tornou praticamente tradição entre os evangélicos e entre aqueles que, independente da crença, gostam de ouvir artistas como Fernanda Brum, Eyshila e Wilian Nascimento cantando o mais sublime dos sentimentos: o amor.

E a MK Music apostou forte no time escolhido para brilhar em campo com a 17ª edição da coleção. É música para ninguém colocar defeito: 17 canções, sendo nove da autoria de Anderson Freire (depois dessa coletânea o rapaz precisa relaxar). Se o número de faixas for correspondente ao número da edição daqui a pouco vamos ter Amo Você em CD duplo.

Essa edição optou por apenas usar um coração na capa com preferência pelas cores quentes e sem as fotos dos cantores dentro do encarte. A gravadora fugiu da mesmice até na escolha do versículo para estampar a capa – “E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição (Colossenses 3.14)”. Claro que por um momento estranha-se a ausência de Novo Som, Aline Barros, Emerson Pinheiro e Quatro por Um que foram grandes marcos na coleção, mas nada que tire o brilho do disco. Mas, vamos falar agora do que realmente importa: as canções.

Abrindo com Wilian Nascimento, a MK parece ter encontrado o substituto para o cantor Kim que no passado era uma das vozes masculinas mais requisitadas para a coleção (quem ainda se lembra de canções como “Por amor” e “Grande amor”?). A canção E-mail é perfeita para os homens que não tem vergonha de admitir que sofrem por amor. Se Alomara e Dayane Andrade soltarem a imaginação e fugirem do óbvio (cantor em paisagem e quilos de computação gráfica) conseguirão fazer um clipe muito bem feito.

Esyhila vem mostrando que sabe escrever e cantar o amor muito bem. Você é meu tem uma letra bem gospel – “O que Deus preparou pra nós, é lindo / O Deus do infinitamente mais / Eu não sei nada sobre o destino / O que Ele escreveu / Só sei que eu sou tua e você é meu”.

O repertório também tem espaço para quem sofreu uma perda e quem melhor que Marina de Oliveira que sentiu isso na pele para interpretar Como vou viver sem você carregada de emoção com piano de Emerson Pinheiro, que assinou 16 canções do álbum, e cordas de Tadeu Chuff e Vagner Santos.

O detalhe do tic-tac do relógio no trecho “Há perguntas dentro de mim / Que nem o tempo vai explicar / Coisas que só Deus tem a resposta / Nele posso esperar” não passa despercebido. Para quem achou “Ferida aberta” do disco “Na extremidade” um verdadeiro desabafo, Como vou viver sem você é um soco no estômago para quem sabe o que é ter sua outra metade arrancada de maneira brusca.

Revelada no palco do Raul Gil, Elyssa Gomes faz sua estréia na gravadora defendendo Só dá você que tem tudo para virar a trilha sonora das adolescentes que vivem sonhando com o príncipe encantado. A menina tem tudo para ir longe com sua voz firme e melodiosa assim como Bruna Karla que conquistou os apaixonados em sua estréia no “Amo Você 11” (2005) com “Melodia do amor”.

Outro estreante na coletânea é Jairo Bonfim com sua vertente de galanteador latino e mostra que, além de clamar pelo fogo, também sabe fazer o público suspirar com seu recado: “Baby you are everything to me” da canção Tudo pra mim.

Fernanda Brum, desde que interpretou“Nos teus olhos” (Amo Você 02 – 1996) vem arrebatando corações com sua veia romântica. Assinada por Rafael Brito e Pedro Felipe, Não saio mais daqui tem todo um balanço gostoso marcado pela percussão de Leonardo Reis e é bem diferente das habituais canções gravadas pela pastora.

Bruna Karla que também se tornou uma das favoritas da coletânea repete a dobradinha com Anderson Freire feita anteriormente em “Identidade”, canção-título da estréia do compositor na carreira solo. Te amo tem coro fácil e é daquelas fáceis de grudar na cabeça e tem direito a algo inédito: Bruna Karla cantando em inglês. Será que Bruninha está querendo alçar vôos mais rápidos numa possível carreira internacional?

A próxima vai especialmente para os casados que depois de colocar a aliança no dedo esquecem como um namoro é importante numa relação. Cristina Mel manda logo a real em Tudo que sonhei e chama os casais para um DR na boa – “Senta aqui comigo, vamos conversar / Tenho tantas coisas lindas pra falar / Está acontecendo uma coisa / E vou te confessar / Meu bem eu aprendi que pro amor mudar / Às vezes é preciso se sacrificar / Dar mais atenção ao que é mais importante / Pra poder te alegrar”.

Ariely Bonatti, a representante do louvor pentecostal na Região Sul do país, provou que também sabe falar de amor em Nosso filme de amor. Uma curiosidade: repare no trecho da canção e veja onde talvez Anderson Freire buscou inspiração para a música – “Vamos fazer desse filme uma realidade / Com nosso amor à PROVA DE FOGO”.

Aos mais desavisados, “Prova de Fogo” (Fireproof) é um filme cristão norte-americano de grande sucesso lançado em 2008 e usado para ensinar casais a lutarem pelo seu casamento. A direção é de Alex Kendrick, pastor batista norte-americano responsável pelos não menos bem sucedidos “Desafiando os gigantes” (Facing the Giants) e “A Virada” (Flywheel).

Depois de seis composições, eis que chega Anderson Freire interpretando uma música própria (vocês não acharam que ele ia gravar algo de outro compositor, né?). A canção escolhida é Só você que foi gravada primeiramente por Robinson Monteiro no álbum “Eu olho a ti”, mas com o nome de “Ouvir teu sim”. Comparando as duas versões, fica difícil saber qual dos dois se saiu melhor.

Agora, não vá pensar que a canção Eclipse escrita por Anderson Freire (olha ele de novo) é alguma homenagem ao best-seller de Stephenie Meyer. A canção é interpretada por Lenny Cardoso, vocalista do Ministério Sarando a Terra Ferida que estreou no “Amo Você 14” com a canção “Descansa em Deus” que tinha um ar mais congregacional.

Em Eclipse, a cantora mostra a beleza da sua voz em uma canção romântica e se sai muito bem. Só falta quererem lançá-la em carreira solo, algo que já é habitual na gravadora. Vide exemplos como Novo Som-Alex Gonzaga, Ellas-Betânia Lima, Melosweet-Wilian Nascimento, Banda Giom-Anderson Freire e Quatro por Um-Emerson Pinheiro.

Figura presente na coletânea romântica desde o volume 09 com “Um verso de amor”, Pamela chega com Amor sem preço embalada pelo violão de Duda Andrade.

Betânia Lima, que mostrou seu lado romântico no oitavo trabalho com “O que fazer” ao lado das irmãs, faz sua estréia solo com Pequenos gestos de Junior Maciel e Josias Texeira que conseguiram fazer uma letra bem interessante – “Beija-me, me faz sentir mais perto de você / Deixe tudo pra depois / Vem fazer a noite pouca / E o amanhã faremos juntos”.

Léa Mendonça estreou no “Amo Você 03” com “Sempre juntos” e chega com Que seja sempre assim. A canção é uma das mais diferentes já escritas e interpretadas pela cantora e tem chance para agradar o público com essa mudança radical – “Ele mexeu no eixo gravitacional do meu coração / Não há mais outono, inverno para mim / Só primavera e verão / Não dependendo de estações para sorrir / Ele trouxe o sol pra dentro de mim”.

Depois da elogiadíssima “Disfarce”, Arianne chega com Nossas vidas em paz com uma sonoridade country graça à guitarra de Sérgio Cavaliere. Bom ver que a cantora realmente escolheu um estilo que permite que ela explore bem sua capacidade vocal.

Os gêmeos Alex e Alex vem logo em seguida com Era uma vez (não, não foi dessa vez que “Outdoor” entrou numa coletânea romântica). A canção escrita por Alexandre Bueno é um misto das histórias de Branca de Neve – “Espelho, espelho meu / Me diz se alguém a ama mais do que eu” – e Cinderela – “Minha cinderela, bela donzela / ... / Olha a carruagem e o sapato de cristal”.

Fechando o repertório, Jozyanne interpreta Por amor que é a única que não foi produzida por Emerson Pinheiro. Apesar de sua saída da gravadora, a cantora teve espaço no álbum e foi produzida pelo irmão Josué Lopez que colocou até um acordeom na canção.

E, então, você tem ou não tem motivos para se apaixonar quantas vezes for preciso? Fuja do óbvio e diga 17 vezes se preciso for: Amo Você.
Amo Você - Volume 17

(CD) 04/11


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Vários artistas

Veja também no Super Gospel:

Rafael Ramos

Rafael Ramos é membro da Igreja União Evangélica Pentecostal em Parada de Lucas (RJ). É um jornalista apaixonado não só pela música, mas também pela história do gospel mundial. Criador do site Gospel no Divã no ar desde 2008, é usuário quase compulsivo de redes sociais e amante de uma boa leitura.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook