Análises

Ouvimos o primeiro álbum solo de Xande Oliveira - Voar mais alto. Confira nossa análise

Rafael Ramos em 03/07/11 8066 visualizações
Voar mais alto, álbum de estréia do carioca Xande Oliveira, traz 13 faixas, reunindo belas canções de louvor e adoração, gravadas ao vivo na Assembleia de Deus – Ministério Alvorada, em Santíssimo (RJ).

Xande contou com a produção de Edmilson Braga e teve fotos tiradas nas belas paisagens de suas duas cidades do coração: a terra natal no Rio de Janeiro, por Fernando Schubach, e no atual endereço que fica na Bahia, pela esposa Laina Aguiar Oliveira.

Começando com muita celebração, Ministrando cura foi composta pelo próprio cantor que mostra que sabe conduzir muito bem o povo no momento de adoração. Afinal, para quem deu o primeiro show aos três anos, gravar um CD foi café pequeno.

Hércules Spínola é o autor de Entrai, com letra alusiva ao Salmo 100. Detalhe para a abertura com o teclado de Edmilson Braga e o naipe de metais formado pelo trio Moisés Santos (sax), Paulo Oliveira (trombone) e Ismael Medeiros (trompete).

Voar mais alto, de autoria do próprio cantor, abre ao som do saxofone e trata sobre os momentos em que não entendemos o propósito de Deus durante o sofrimento, mas a canção nos leva a crer que Deus está pronto a nos renovar como a águia e nos dar asas para voar além das dificuldades – “Quero asas pra voar mais alto / Acima das nuvens que não deixam ver o céu / Tal qual planta que procura / A luz do sol eu quero ver / Tua glória inundando meu ser”.

Daniel Moreira assina Vem transformar, que dá continuidade à mensagem de Voar mais alto, sobre termos esperança e fé no agir de Deus em meio às situações adversas – “A cada olhar pra situação / Disponho a Ti o meu coração / Certo de que a vitória comigo está / Não nas coisas que eu vejo, as naquilo que creio”.

Seguindo nessa linha, Xande compôs Novo tempo, que faz referência ao estilo do Nordeste com o violão na introdução. Inspirado em trechos do Salmo 126, a canção conta com Alessandro Almeyda no back-vocal.

Josué Teodoro é o autor de Quero frutificar, que é bem agitada e conta mais uma vez com um belo arranjo de metais, tudo orquestrado pela dupla Edmilson e Xande – “Sou árvore plantada em Seu pomar / Tronco forte, frutos sempre a dar / Um rio corre aqui perto de mim”.

Mantendo o ritmo animado da anterior, Viver só pra Ti é de autoria Dimy Karlo, que anela pela glória de Deus.

Alexandre Menezes assina Só me importa o Teu amor, que é daquelas canções bem apropriadas para nossos momentos a sós com Deus. Uma verdadeira oração para quem deseja se derramar diante do Pai e a emoção de Xande ao interpretá-la é bastante perceptível – “E ao sentir tanta paz, tudo perde o seu valor / Só me importa o Teu amor / Teu toque é tão real / Tão doce é a Tua voz / Preciso de Ti, Senhor, eu quero Te encontrar...”.

Um detalhe muito interessante no repertório é que as canções completam umas às outras. Em É eterno, a intenção de se achegar mais a Deus e renunciar tudo por Ele é mantida e é nessa faixa que temos a melhor atuação do back-vocal formado por Guinho Alves, Edmilson Braga e Ferrinho.

Outra composição do cantor é Minha história, que começa ao som do sax e que pede para que Deus nos ensine a viver nos caminhos perfeitos do Seu amor.

Escrita em parceria com Dimy Karlo, Dá-me um novo coração é gostosa de se ouvir com o dedilhado do violão.

Fechando o álbum com um cântico espontâneo, Xande pede pela presença do Espírito de Deus que é a primeira estrofe de Infinitamente mais (Wan Dick) que é bem agitada e fecha o álbum com muita celebração deixando a esperança de que Deus é fiel para fazer em nossas vidas infinitamente mais e nos levar a voar mais alto.
Voar Mais Alto

(CD) 12/10


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Xande Oliveira

Veja também no Super Gospel:

Rafael Ramos

Rafael Ramos é membro da Igreja União Evangélica Pentecostal em Parada de Lucas (RJ). É um jornalista apaixonado não só pela música, mas também pela história do gospel mundial. Criador do site Gospel no Divã no ar desde 2008, é usuário quase compulsivo de redes sociais e amante de uma boa leitura.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook