Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



Análise

CD Terceiro Dia
(Cristiane Carvalho)

Luiz Fernando Martins em 08/10/2005
Para o Super Gospel
Terceiro Dia

Compre este CD agora

Faixas:
1. Solidão já Foi
2. O Ladrão na Cruz
3. Cordeiro de Deus
4. Fazer a Diferença
5. Tremendo Deus
6. Deixa Cristo Amar Você
7. Terceiro Dia
8. O Melhor pra Nós
9. Mostrar Jesus
10. Libertação
11. É Hora de Acordar
12. Guerra e Paz
Foi ainda na década de 80, que surgia na música gospel a voz de Cristiane Carvalho. Sopraníssima, a cantora se destacou nas igrejas do país com sucessos como "El Shaddai" e "Via dolorosa". Gravou até 96 como cantora solo e a partir daí, começou a se dedicar inteiramente ao coral Renascença, especializado em cantatas de páscoa, natal e outras datas comemorativas. Sua volta ao cenário ocorreu no segundo semestre de 2004, e com grande peso, apresentando o Cd "Terceiro Dia", distribuído pela MK Publicitá. O Cd produzido por seu irmão Wagner Carvalho, varia por rock, versões de canções internacionais, e baladas. A voz é potente e os arranjos estão primorosos. Ao mesmo tempo que é albúm eclético, é um resgate às originais canções tradicionais cantadas na música evangélica.

"Solidão já foi" é a primeira música de trabalho do CD, e recebeu quatro arranjos diferentes, antes de culminar na canção apresentada atualmente. Composição de Josué Teodoro, a canção começa com um bem bolado arranjo de loop's mesclado aos teclados e é interpretada todo o tempo por Cristiane Carvalho (sem a presença de back-vocal). Letra evangelística, ideal para cultos com foco em resgate de almas.

A faixa 2 "Ladrão da cruz", tem a intenção de ser um rock-pop e conta a história do ladrão que estava ao lado de Jesus no momento de sua crucificação. Composta por Marcus Salles, a música merece destaque pela Steel Guitar de Rick Ferreira e o Acordeão de Agostinho Silva. Altos agudos de Cristiane no interlúdio da canção.

Já a canção de número 3, "Cordeiro de Deus" é uma versão (de Cristiane Carvalho), composta originalmente por Kirk Franklin. É uma daquelas canções que fica perfeita em coral. O Back está numa sintonia perfeita com Cristiane e o violino de Silviolino encaixa nos momentos certos da canção. O piano de Jill também está muito bem colocado.

"Fazer a diferença" teve a letra composta por Cristiane Carvalho e a música por Wagner Carvalho e traz palavras diretamente ao povo evangélico que está preocupado com as aparências. Esta canção teve a participação especial de Fernanda Brum e a combinação ficou surpreendente entre o contralto (Brum) e o soprano (Cristiane). A guitarra solo ficou por conta de Juninho Afram.

A faixa "Tremendo Deus" é a segunda canção de trabalho e tem agradado por onde é executada. Na verdade é um medley de duas canções internacionais (Músicas de Kirk Franklin e Rich Mullins) e a versão ficou por conta de Cristiane e Waldenir de Carvalho. Essa canção merece uma atenção especial pelos arranjos de metais, de percussão e o loop. O Backing também apresenta sintonia perfeita com Cristiane Carvalho e o "balanço" está incomparável. Podemos também citar os altos agudos de Cristiane no interlúdio da canção.

"Deixa Cristo amar você" foi composta por Gilson e Joran e assim como a faixa número 1, também é ótima para cultos evangelísticos. Chegou a ser executada algumas vezes antes do CD chegar à lojas. Os loop's mais uma vez estão especiais nesta bela balada.

A faixa título do CD "Terceiro Dia" merece destaque por tem entre arranjos, instrumentos como alfaia, cítara, címbalo, pandeiro marroquino e árabe, além de tablas. A música fala da ressurreição de Jesus e de seu amor por todos nós. Os efeitos colocados por Wagner Carvalho dão à canção, uma característica épica, além da contribuição de Zé Canuto com a flauta. Composta por Josué Teodoro e Wagner Carvalho.

A faixa 8 "O melhor pra nós", assim como na faixa 4, teve a letra composta por Cristiane Carvalho e a música por Wagner Carvalho. A letra desta balada é de encorajamento aos cristãos e ganha força com os violões de Jill e Kadu. O singelo vocal também está ótimo entre Cristiane Carvalho e Rosana Abreu.

"Mostrar Jesus" de Josué Teodoro, é mais uma daquelas clássicas canções perfeitas para coral e Cristiane "abusa" do agudo nesta canção que também destaca-se pelos metais e pela flauta de Zé Canuto.

Já a canção "Libertação" não tem um estilo definido, mas os arranjos de piano, teclado e loop's de Derek estão muito bem colocados entre os potentes agudos da cantora. O coro diz: "As suas promessas me fazem reviver, me traz esperança num novo amanhecer". Composição de Davi Fernandes e Derek.

Há quem goste e quem não goste de "É hora de acordar", a faixa 11, que conta com a participação especial de PG, mas algo tem que ser destacado: O rock-pop tem letra inteligente, de impacto e arranjos bem atenuados à intenção da canção. É uma canção "jovem" composta por Cristiane e Wagner Carvalho e conta com órgão de Emerson Pinheiro e violino de Silviolino. É a canção onde mais Cristiane "grita" (no bom sentido)...

"Desde o início é assim: Buscamos tanto poder e ele nos cegou. Tentamos tudo, experimentamos tudo, tentando controlar o mundo. Mas não encontramos a cura para o mal que criamos..." É com estas palavras que inicia-se a canção "Guerra e paz", que fecha o Cd de Cristiane Carvalho. Composta por Marcão e Wagner Carvalho, é um rock que fala sobre guerra contra o ego. É realmente muito reflexiva. Destaque para os efeitos de Beto Pimentel.

Hoje em dia não se vê tantos álbuns como o de Cristiane Carvalho (gravados em estúdio e ecléticos quanto ao ritmo). Mas há quem aprecie estes trabalhos, existindo, portanto espaço para os mesmos na música gospel. Este Cd está trazendo em sumo, a temática da vida de Cristo e a conduta de seu povo nos dias atuais. Em muitos momentos, percebe-se a intenção de alertar para o que acontece atualmente e de que podemos mudar este quadro. Cristiane é uma ótima cantora (mesmo que muitos não reconheçam isto) e traz algo que está sendo perdido no cenário evangélico. "Terceiro Dia" merece a audição do povo cristão e aguardemos que vidas sejam alcançadas por este projeto.


Compre o CD Terceiro Dia na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.