Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



Análise

CD Águas Profundas
(David Quinlan)

Márcio Heck em 27/12/2004
Para o Super Gospel
Águas Profundas

Compre este CD agora

Faixas:
1. Águas Profundas
2. Palavras Me Faltam
3. Correndo
4. Espontâneo
5. Enconda-me Na Nuvem
6. Irresistível
7. Meu Prazer
8. Filho de Davi
9. Não Há Ninguém Como Tu
Surpreendente e impactante são as palavras certas que podem definir este esperadíssimo álbum do Ministério Paixão Fogo e Glória, liderado pelo ministro David M. Quinlan.

Após a boa repercussão do ótimo CD “Fogo e Glória” gravado em Curitiba em 2001, lançado em 2002, percebeu-se claramente o nível do grupo, impondo muita qualidade e espiritualidade no seu som. No ano seguinte, com o álbum “Abraça-me”, David Quinlan recebeu seis indicações para o Troféu Talento 2004, que premia diversas categorias musicais no meio cristão nacional, recebendo os prêmios de artista destaque e de melhor intérprete. Se com tanto reconhecimento alguém pensava que o grupo iria se acomodar usando os mesmos “clichês”, equivocou-se, pois os músicos continuaram se aperfeiçoando e buscando ainda mais de Deus, independente de reconhecimentos humanos. Resultado: um álbum intenso, que beira a perfeição.

Este novo trabalho foi gravado na Igreja Bíblica da Paz em São Paulo, em novembro de 2003, e lançado somente em dezembro de 2004. Demorou para chegar nas lojas, devido aos muitos compromissos de David Quinlan que o impediam de finalizar o álbum.

Águas Profundas possui nove faixas em quase oitenta minutos que nos envolvem na mais perfeita atmosfera de adoração. São canções que nos elevam o espírito, alçando vôos aos mais altos montes.

Destaco a evolução técnica dos músicos e o trabalho de estúdio, que deixou todos os instrumentos de certa forma “pesados”. para o conceito de louvor e adoração que se faz no Brasil. Mesmo nas canções menos agitadas o grupo caminha baseado no rock. O “famoso” violão do David praticamente não aparece, dando lugar às guitarras.

O baixo, tocado por Rômulo Silva, está bem trabalhado e soa bem definido, com um groove legal. O baterista Samuel de Oliveira surpreende, marcando o compasso do mais bem elaborado CD da “nova geração” de adoradores do Brasil.

Nas guitarras nada menos que Willian (Gui) de Oliveira, Edgar Alves Cabral e Roger Franco. Tanto nas limpas quanto nas distorcidas, demonstram a verdadeira capacitação de Deus nas 6 cordas. O resultado são as ótimas bases, solos técnicos, velozes e melodiosos - se a mixagem permitisse, seria virtuose pura, mas ela preza por equilibrar os instrumentos.

Os teclados, executados por Ednaldo Araújo (que atualmente não faz mais parte deste ministério) e Gustavo Soares (Diante do Trono), soam como trilha sonora, responsáveis por toda a atmosfera envolvente do CD.

Nos vocais de apoio cantam o tecladista Ednaldo e Nívea Soares, que mais uma vez dispensa comentários com sua esplêndida voz.

O álbum é iniciado com riffs de guitarra, que prenunciam a fortíssima influência de rock’n roll. Águas Profundas é a canção de abertura e versa sobre Ezequiel capítulo 47. David consegue expressar o desejo de ”nadarmos” nas águas profundas do rio de Deus. É uma música rápida, com direito a solos de bateria, baixo e guitarra.

A segunda canção, “Palavras me faltam”, mais lenta e suave que a primeira, demonstra como nos sentimos quando não temos palavras e queremos anunciar uma canção de amor a Deus. Não gostei dos arranjos de voz feitos por David - é um dos únicos detalhes que eu mudaria no álbum.

“Correndo”, terceira do álbum é lenta na primeira vez, mas na segunda... se segure: como o título sugere, a música torna-se rápida. É uma declaração de que estamos correndo em direção ao Pai. O grande momento é o solo velocíssimo de guitarra, com fortes influências de metal.

Como quase todos os Cds do David, este não poderia ser diferente: contém também uma faixa espontânea. Mostra uma presença forte do baixo, e belas improvisações de guitarra, fazendo desta trilha o mais intenso derramar do Espírito de Deus nas vidas de quem esteve presente na gravação e agora extensiva a nós neste CD. Difícil não se surpreender com esse som.

Na seqüência, com uma levada diferente, guiada pelo contra-baixo, temos “Esconda-me na Nuvem”. Possui uma letra esplêndida e diferente.

“Irresistível” é uma das melhores do CD, que também possui um ritmo diferente e agradável de se ouvir. Todos os instrumentos são tocados com muito sentimento, dando lugar a unção de Deus. Sem exagero ou fanatismo pelo grupo, esta canção é simplesmente linda. Destaco os backing vocals de Nívea Soares.

“Meu Prazer” é a mais intensa do álbum, que merece destaque pela sua letra e, nos remete de volta ao início de tudo, ao primeiro amor. David Quinlan consegue expressar com sua ungida voz, toda a intensidade do mover de Deus. Difícil não se emocionar e deixar ser ministrado com essa canção. Seu auge é no instrumental final, onde se pode alçar altos vôos espirituais...

Mas o grande momento do álbum é a canção “Filho de Davi”. Diferente de qualquer outra do grupo, esta soa com algo de “medieval”, como se traduzisse em música, o triunfo de Jesus, o “Filho de Davi”. Baseada em Marcos 10:47, traduz fortemente o clamor do cego Bartimeu, ao saber que Cristo passava próximo onde ele estava. Os arranjos de teclado são belíssimos e o solo de guitarra é sensacional, talvez o melhor do álbum.

Para fechar o CD, ouvimos ainda “Não há ninguém como Tu”, que é uma bonita canção no estilo mais suave do grupo, valorizando os teclados (pianos) e os violões, de uma forma diferente do restante do álbum. A impressão que tive foi que, mesmo sendo uma bela música, ficou ofuscada pelo alto nível das canções anteriores.

É um CD para ser apreciado em cada arranjo e cada frase cantada. Está mais que recomendado, pois além de ser o melhor álbum de louvor de adoração da nova geração produzido no Brasil, é uma verdadeira aula de música.


Compre o CD Águas Profundas na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.