Análises

Esperança (Diante do Trono)

Eduardo de Menezes em 21/09/04 112149 visualizações
Seis anos depois de seu primeiro CD gravado ao vivo, o Ministério de Louvor Diante do Trono grava mais um, mas como todos os outros, não foi apenas um show. Mais de um milhão de adoradores se reuniram ali no Centro Administrativo da Bahia para proclamar que só o Senhor é Deus! Um coral de 4.500 vozes de igrejas da Bahia estava presente naquela maravilhosa noite.

Ao contrário do dia da gravação, o CD não tem a abertura feita por uma garotinha, chamada Nena, que recitou o Salmo 115; já começa com as palmas e a primeira música, que se chama “Quem é deus como nosso Deus?”, onde todo o povo pode declarar que só o Senhor é Deus! Não é uma música tão rápida, mas, no mesmo esquema de “Manancial remix”, essa música tem uma característica bem baiana, ainda mais pela participação especial do grupo “Tambores Ungidos” o que deixou a música mais bonita e interessante.

A segunda música já é mais lenta - e a primeira música valsada do ministério - e é chamada “Descanso em Deus”. Ela fala da confiança que nós devemos ter em Deus ao descansar, porque o Senhor nos dá tudo o que precisamos enquanto repousamos. Essa música é naquele estilo de que quando você ouve uma vez não esquece mais por causa das repetições: “Aos seus amados dá enquanto dormem / Aos seus amados Ele dá”.

“A cada manhã” é a terceira faixa do álbum e é mais rápida que a primeira, tem um ritmo bem gostoso de se ouvir e uma introdução com violão. Baseada no livro de Lamentações, capítulo 3, esta canção nos mostra que se nossas forças se acabam e a nossa esperança no Senhor começa a desaparecer, nosso coração se lembra daquilo que nos pode trazê-la de volta: as misericórdias do Senhor que se renovam todos os dias. Essa é uma das minhas músicas favoritas.

A quarta canção ministrada é “Tua presença”, que, particularmente é a minha favorita. Tem uma letra linda que diz que não importa onde estamos nem como estamos e tampouco o que está do lado de fora, porque só de ter a presença do Senhor por perto tudo muda. “...Tua presença / faz toda a diferença”.

Neste momento, Ana Paula Valadão sai do palco e quem vem à frente é o trio: Graziela Santos, Helena Tannure e Max Moraes com a quinta música: “Quando a tempestade vem”, que tem uma melodia suave. Que em tempos tempestuosos nosso Deus cesse essa tempestade e nos traga paz aos nossos corações.

A próxima canção é a que leva o nome do CD: “Esperança”. Essa canção é um solo feito por Ana Paula, pelo som do teclado e de violinos. Com uma letra lindíssima, nos faz olhar para dentro de nós, é uma oração cantada, realmente bela, pedindo a ajuda de Deus nos momentos mais difíceis.

“Esperança” termina sem palmas e logo entra “Meu filho, não temas”, sétima música do trabalho, a maior do CD com mais de 11 minutos e ministrada pelo pastor André Valadão; é praticamente uma continuação da anterior. Eu já conhecia o refrão dessa música e a primeira vez em que ouvi essa música toda eu chorei, eu estava imaginando o Senhor falando comigo. Com certeza essa vai ser uma das preferidas de todo mundo que ouvir. “Eu te levanto / Eu te ajudo / Te fortaleço / Meu filho, não temas”.

Em qualquer lugar onde o Senhor for, nós devemos ir com Ele, cumprindo o Seu chamado para nós na alegria ou na dor. Isso é o que a música “Eis-me aqui”, a oitava, quer dizer. Em uma frase, antes de voltar ao início, o instrumental faz um arranjo que nos lembra “Preciso de Ti”. Da mesma maneira de algumas gravações anteriores, Ana Paula recita um versículo bíblico que está em II Coríntios 4:7. Depois dessa parte vem onde eu não gostei no CD: a repetição da mesma estrofe (até aí tudo bem) seis vezes, e uma melodia muito triste: foi a única coisa que não me agradou muito nessa música. Eles poderiam ter cortado.

“Isaías 53”, outra música valsada e que nos faz alusão à música “Exaltado”, fala sobre a pessoa de Jesus, um homem de dores, rejeitado e humilhado entre os homens, que levou sobre si nossas dores e transgressões. “Pensávamos que eram seus próprios pecados / Que o levavam ali / Mas foi por mim e por ti”. Vale a pena ressaltar que, enquanto Ana Paula fazia o solo dessa música, cenas do filme “A Paixão de Cristo” eram exibidas nos telões, com certeza uma música tocante.

Mais uma vez Ana sai e quem entra agora é a Nívea Soares com a penúltima música do CD: “Tu és a minha coroa”. Eu dou destaque a essa música porque a voz da Nívea está um pouquinho diferente do que estamos acostumados e eu gostei muito, ficou lindo. Essa canção fala da nossa negação a nós mesmos e do tomar da nossa própria cruz e seguir ao Senhor. O Senhor é a nossa porção, a nossa herança, a nossa coroa, aleluia! Pois não há outro como Ele!

A última música tem um título ambíguo: “Salvador” como cidade da Bahia e “Salvador” que é o nosso Senhor Jesus. Essa canção foi escrita exatamente para esta cidade, mas vale para nós também: não coloquemos nossa esperança nem entreguemos nossos corações a outros deuses, pois só Jesus é o nosso Redentor. É uma música lenta e nos seus minutos finais fica bem rapidinha; muito bela e nos faz lembrar vagamente de “Eu sou do meu Amado”.

O CD em si está ótimo, e sempre é meio estranho quando escutado da primeira vez, e eu creio que ele ficaria bem melhor se tivesse em álbum duplo, porque aconteceu muita coisa no dia que não pôde entrar no CD. O único contra foi a ausência de mais músicas de celebração, mas recomendo este projeto, não só porque é Diante do Trono (o povo de Deus tem que parar com essa “idolatria” ao ministério), e já de antemão recomendo o DVD que ainda nem lançaram. E que você possa sentir a presença de Deus ao ouvir estas músicas abençoadas.
Esperança

(CD) 01/04

(5,0/5)
Total de votos: 2

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Diante do Trono

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook