Análises

Assistimos o DVD em comemoração aos 20 anos de ministério de Aline Barros. Confira nosso review

Jonatha Cardoso em 26/10/12 9828 visualizações
Com a produção de Cleberson Horsth e de Ricardo Feghali – integrantes do grupo Roupa Nova, que há tempos produzem os trabalhos de Aline –, com a direção de vídeo coordenada por Bruno Murtinho e a direção geral de seu pai, Pr. Ronaldo Barros (representando a Gravadora AB Records), Aline Barros 20 anos é o quinto DVD da cantora Aline Barros, gravado na noite de 17 de janeiro de 2012, no Theatro Municipal de Paulínia, em São Paulo. O CD foi lançado no dia 30 de junho, pela AB Records, e distribuído com o selo da Sony Music. O DVD foi lançado ainda na primeira quinzena de julho.

Há muito a falar sobre esse DVD, antes de simplesmente analisar as canções.

A ideia vem de comemorar os vinte – repito, vinte – anos de ministério de Aline, que desde os anos 90 - ainda pela Comunidade da Zona Sul, sua igreja, onde é pastora – vem gravando músicas que estão marcando a música cristã brasileira e, até mesmo, internacional, onde se tornou uma referência na música cristã latino-americana. Não cabe a mim citar novamente toda a história, mas leiam as análises dos CDs de Aline aqui no Super Gospel que conhecerão a história dela.

A concepção dessa produção, especificamente – que envolveu CD + DVD – começou já em 2011, com os primeiros planejamentos, a nível de músicas escolhidas, arranjos desenvolvidos, produção, ministros convidados, local de gravação, entre outras coisas. O local escolhido – o Theatro Municipal de Paulínia – teve a sua lotação de dois mil lugares ocupada por completo, com ingressos vendidos em apenas quatro dias.

Falando em si sobre o DVD, quero dar meus parabéns a Bruno pela excelente direção de vídeo. Dos últimos DVDs que tenho assistido, tenho visto uma repetição de mesmices, e de vários takes desnecessários. Neste, vejo o contrário: cenas providenciais, mostrando apenas o que tem de ser e precisa ser mostrado. A montagem do teatro foi muito bem feita, com um palco nada extravagante, com iluminação em tons agradáveis – puxando para o vermelho. Há um telão no fundo do palco, que, na minha opinião (ainda mais por ser um lugar pequeno) não precisaria mostrar imagens do palco – o que acabam mostrando imagens estranhas, com Aline na frente e a imagem ampliada dela no fundo. No mais, imagens agradáveis de se assistir.

Quanto ao repertório, é importante que eu deixe bem claro que, na minha visão, Aline tem duas fases: a primeira, até 2003, quando lançou apenas álbuns de estúdio, com músicas que até hoje marcam a música cristã; a segunda, depois de 2004, quando começou a lançar álbuns ao vivo, com direcionamento um pouco mais Pop congregacional. Dito isto, a ideia deste trabalho foi, basicamente, trazer de volta – como ela mesmo fala: “Esta noite foi sem dúvida uma noite maravilhosa, onde pude relembrar canções que marcaram minha vida e o meu ministério.“ – as músicas antigas, daquela fase saudosa da música gospel, com CDs como Sem limites, Voz do coração, O poder do teu amor e Fruto de amor. A escolha foi, sem dúvida, muito bem feita, pois ainda não havia um DVD com essas músicas antigas – cabe salientar que Jesus vida verão é apenas um registro de um show, e não conta com uma produção específica para todo o trabalho.

A musicalidade do CD é admirável – algo que falarei ao longo da análise. Aline, em especial, carrega uma força, um peso, que eu nunca tinha visto antes. Em algumas canções, quando comparo a original com a nova versão, noto a grande diferença de Aline daquela época para a Aline de hoje. Embora Aline seja considerada de voz soprano – ou mezzo, como alguns citam – em alguns momentos ela carregou toques de contralto que não era facilmente visto nos álbuns antigos. Os arranjos também devem de ser exaltados, pois em várias canções, receberam novos arranjos – principalmente na segunda parte do CD, onde vocês saberão o porquê. Destaco, ainda, a participação especial da Orquestra Sinfônica Villa-Lobos, sob a regência do Mtro. Adriano Machado, fazendo as cordas.

Antes de iniciar, mais duas considerações: a capa foi desenvolvida pela Agência NaMassa, do diretor de arte Lincoln Baena, que já assinou capas de Damares e Elaine de Jesus. A capa é muito bonita e simples – não precisa-se de frescuras pra fazer uma capa agradável – contendo duas imagens, aberta e fechada, do show.

Pra encerrar, apenas um pedido: cuidem da finalização dos DVDs, principalmente no tocante a legendas. Não assisti com legendas em inglês por falta de tempo, mas assisti em português e vi mais uma vez erros nas legendas, como, por exemplo, um momento, que Aline fala “Declare!” e é identificado como “Vem, Clarim” – isso sem contar em algumas traduções erradas das canções cantadas em inglês. Isso não é só nesse, mas na maioria das produções que tenho visto.

Bom, depois desse texto grande, vamos começar a análise.

O início é com uma batida eletrônica, trazendo fotos de Aline, desde quando bebê até seus primeiros passos de ministério – bela recordação.

A batida eletrônica é da música que começa: Você é de Deus (CD Fruto de amor), do grande Marcelo Manhãs. Aline cantando o coro da canção antes dela iniciar é de arrepiar. Os arranjos pouco mudaram em relação a versão original. Mas o que posso destacar são os teclados de Clauber Stewart, combinado com a guitarra de Serginho Knust. A voz de Aline Barros, como disse, antes, carrega um peso totalmente diferente da versão original – principalmente no coro - que, combinado com o trio do backing vocal, abre com o pé direito essa produção. Destaco ainda a excelente bateria de Claudinho Félix.

Alda Célia é a autora de Deus do impossível (CD Sem limites). A música em si é bela em seus arranjos – por isso não havia porque mudá-los, pois os originais são perfeitos. A participação da orquestra de cordas é muito providencial, pois essa canção carrega uma força que só as cordas conseguem sustentar. Mais uma vez, uma bela performance de Aline. Apenas acho que seria legal colocar uma canção rápida antes, para continuar o clima da canção anterior.

Em seguida, um belo testemunho de Aline, de gratidão a Deus pelos 20 anos de ministério. Ela fala, claramente, que o mais importante de tudo é que são 20 anos exaltando e louvando o nome de Deus, restaurando vidas, levantando pessoas, reconstruindo famílias. Sempre há histórias difíceis, mas crendo na estrada que Deus tem nos dado a trilhar, com a certeza do “sim” de suas promessas a nós.

Prosseguimos com Sem limites (CD Sem limites), de autoria de Marquinhos Gomes. Embora a canção tenha ficado com os mesmos arranjos, a versão ganhou uma diminuição do tom – algo que eu gostei, pois combinou com essa música. A voz de Aline, mais uma vez, encaixou-se muito bem – aliás, a voz dela está irrepreensível até aqui. Destaco o tradicional solo de violão, aqui feito por Clóvis Lardo.

Uma das minhas favoritas de Aline Se clamares (CD Sem limites), que foi escrita por Josué Teodoro – muito bem escrita, diga-se de passagem. A introdução é muito bem desenvolvida por Clauber – a introdução dessa canção me fascina. De todas as canções, essa é a que mais se aproxima da original – digo até que a voz de Aline ficou rigorosamente igual ao original. Bela apresentação.

Continuamos com a sempre empolgante Sou feliz (CD Sem limites), de Aline e Ronaldo Barros. A introdução de Clauber e Claudinho é impecável – aliás, a música é, em si, impecável, pois carrega arranjos empolgantes, uma letra muito bem feita e vozes bem colocadas. Aqui a música fugiu muito pouco do original. As quebradas que Aline faz, ao meu ver, são desnecessárias. Mas no todo, a canção é muito bem apresentada.

Uma das minhas favoritas no DVD é Caminho da fé (CD Voz do coração), escrita por Marquinhos Gomes novamente. Igualmente os arranjos são iguais, mas o tom da canção é abaixado para um Fá – o que eu achei espetacular. O coro da canção é, na minha opinião, uma das melhores coisas que há no DVD, com as vozes perfeitas e ao fundo a orquestra de cordas. O solo no meio da música, com as três cordas (violão, guitarra e orquestra) é excelente.

Corra para os braços do Pai (CD Voz do coração) é uma versão da música If this world, de Jaci Velasquez, cuja versão em português é de Aline. A música é bem legal, mas acho que faltou um pouco de empolgação do público, se comparado a outras canções rápidas. No mais, pouco muda em relação a canção original, tirando a voz de Aline, novamente, esbanjando talento. Noto um peso maior da bateria, que combina muito bem.

Como não poderia faltar, Para sempre te adorarei (CD Sem limites), de Alda Célia. Outra música, que pouco mudou do original - inclusive a respeito de Aline, com alguns enfeites em sua voz . A respeito da canção em si, amo a mudança de tom nas estrofes – cai como uma luva no andamento dela. A música, embora seja de adoração, é pesada – seria legal fazer um arranjo mais leve, com uma orquestra de cordas no fundo.

Continuamos com Jesus Cristo mudou meu viver (CD Sem limites), que é uma versão pra canção What a difference you’ve made in my life, cuja versão foi criada por John Sutton e cantada pelo conjunto Som Maior, há mais de 30 anos. A música é praticamente igual ao original – a perfeição dos arranjos faz claramente pensar que se trata de um playback. É uma canção poética, que envolve momentos de suavidade e momentos de peso. Belos toques da orquestra por trás e bonito final.

Pra encerrar essa primeira parte do DVD, temos A comunhão da tua glória (CD Fruto de amor), de Marcelo Manhãs. A canção, com o teclado e bateria, conduz muito bem, com toques da guitarra. A música é muito boa, rápida e envolvente. Carrega um vocal pesado, que precisa ser acompanhado de força nos arranjos.

A segunda parte do DVD começa com a sempre requisitada Recomeçar (CD O poder do teu amor), também de Manhãs. Novamente os arranjos são semelhantes, mas o tom novamente é diminuído para um Fá. Todo o desenvolvimento da música é feito com maestria, tornando, ao meu ver, mais bonita que o original – principalmente com os vocais e a orquestra de cordas por trás. Uma das melhores do DVD, sem sombra de dúvidas.

Ao violão de seu pai, o Pr. Ronaldo Barros, Aline canta a belíssima música de Marcos Witt, Renova-me (CD O poder do teu amor) - relembrando o dueto gravado no CD de Aline Barros na Coreia. É uma música bem leve, apenas no violão e nos toques de teclado. Nada melhor... Uma música desse quilate fala por si só – uma das melhores da música cristã latino-americana e, quiçá, do mundo. Nada mais a falar, só se emocionar pela apresentação.

Prosseguimos com Família (CD Sem limites), que é uma versão de Faithful Men, feita por Aline e Ronaldo. A música ganha uma roupagem diferente, com a orquestra de cordas combinada com a percussão e os violões. Sem dúvida, perfeito. O backing é leve, mas encaixa-se perfeitamente. No final da canção, a entrada de toda a família de Aline, incluindo sua mãe Sandra, seus filhos Nicolas e Maria Catherine, seu irmão Rafael e seu esposo Gilmar.

Encerramos a segunda parte com Fico feliz (CD Voz do coração), versão de It makes me glad, feita por Edson Feitosa. A canção não teve mudanças, recebendo os mesmos arranjos, que vão desde as cordas até as percussões, dando um toque levemente latino à canção. Sem dúvida a canção é empolgante. Gostaria de ver uma outra versão dessa música.

A terceira parte é a melhor e mais importante de todas. Nela, Aline Barros recebe os esperados convidados para esse CD. E não são quaisquer convidados, são convidados de nível internacional. O DVD conta com a extraordinária presença do baixista Abraham Laboriel – um dos melhores e considerado o mais versátil do mundo, no alto de seus 65 anos, tendo como experiência ter tocado com Ron Kenoly várias vezes, com Ray Charles, Duran Duran, Elton John, Roberto Carlos, entre muitos outros. Também temos a presença do produtor musical, arranjador e tecladista/pianista Tom Brooks, que, entre muitos trabalhos, já produziu trabalhos de Ron Kenoly e Don Moen – inclusive o primeiro trabalho em espanhol de Aline, junto de Paul Wilbur e Moen.

Aline conta como conheceu eles: depois da produção de seu trabalho em espanhol, eles se uniram como muitos outros ministros de todo o mundo e fizeram um trabalho na Coreia do Sul, cantando e intercedendo por aquele povo. Além disso, Laboriel fala uma curta mas uma sábia palavra sobre a obediência a Deus.

Essa nova parte marca também os arranjos diferentes, todos escritos por Tom Brooks, que conduz com maestria nos teclados.

Começamos com O poder do teu amor, que traz uma introdução diferente, com arranjos muito diferentes. Todos eles foram escritos de forma a manter a beleza da canção escrita pelo grande Geoff Bullock – ainda na época no Hillsong – e versionada por Aline. O contraste da estrofe suave com o coro pesado é muito bom – incluindo os toques da orquestra de cordas. Aliado a voz de Aline, vemos uma canção, não com o dedo, mas com as duas mãos e os dois pés de Brooks. Excepcional. Magnífico! A melhor disparado do DVD!

A tradicional canção Tu és fiel, já cantada por Aline outras vezes, ganha uma versão simples, mas belíssima, apenas com a voz de Aline e os teclados de Tom Brooks. Outra performance admirável de Aline, emendando com Pai, eu te amo (CD Voz do coração), que não teve mudanças em seus arranjos. A canção é versão de Asaph Borba para Father, I love you. Os efeitos nos teclados, lembrando uma sanfona, se contrastam com a orquestra de cordas. Bela dupla!

A grande surpresa da noite estava para acontecer...

Com arranjos diferentes, temos Bem mais que tudo, que é versão de Above all, do grande Micheal W. Smith, versionada por Aline. A primeira vez cantada por Aline traz a grande presença do próprio Micheal ao palco, para fazer um dueto com Aline, em inglês. O dueto foi muito bem planejado, com trechos cantados em inglês e português, encerrando-se com ambos cantando em português. Simplesmente inesquecível!

Depois disso, Aline conta um pouco sobre sua influência ouvindo, não só Micheal Smith, como também Amy Grant. Após isso, Micheal fala sobre a sua honra de estar com Aline e no Brasil.

Após isso, Micheal canta Draw me close, que serviu de base para Ronald Fonseca e Davi Sacer comporem Te louvarei, cantada pelo Toque no Altar. Junto de Micheal, Aline vem e canta a versão em português. Sem dúvida, é difícil saber qual delas é a mais bela, mas sou fã da versão em português. A música cantada traz os arranjos originais de Micheal.

Digno é o Senhor é uma canção escrita pela brilhante Darlene Zschech, versionada por Aline Barros. Ganhou uma roupagem um pouco diferente, principalmente com as cordas por trás. A música tem uma mensagem muito linda, e no DVD teve uma interpretação correta por parte de Aline, junto dos arranjos, novamente criados por Tom.

Um excepcional solo de baixo de Laboriel – daqueles de abrir a boca de qualquer um – traz uma versão completamente diferente Guarda tua fé (CD O poder do teu amor), escrita pelo dueto Alda Célia e Kleber Lucas. Os arranjos trazem uma pegada bem diferente, bem empolgante, na base da bateria e do baixo. Sinceramente, não gostei da versão, mas ela foi excelente pra mostrar o talento dos músicos desda produção. Foi para “quase” encerrar com chave de ouro.

“Quase encerrar” porque não poderíamos terminar sem Consagração, de Anderson Mattos, e Louvor ao Rei, de Marcelo Mattos. A canção que colocou Aline na vitrine da música evangélica no Brasil é uma das mais lindas da música gospel. Me lembro de pequeno cantando essa obra prima, não só na letra, como também nos arranjos excepcionais. Uma interpretação fora de série, combinada com a orquestra, passam a régua e encerram essa obra.

Como disse Aline, “Esse DVD é um presente para todos vocês, é um presente para todas as famílias do Brasil”. E sem dúvida, Aline nos brindou com um trabalho acima das expectativas. Vale a pena investir nesse DVD para ser abençoado e relembrar de Aline.

“Tudo para ele, o autor da vida, o salvador” (Aline Barros)

Deus te abençoe!

@jonathacardoso
Aline Barros 20 anos

(DVD) 08/12

(5,0/5)
Total de votos: 1

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Aline Barros

Veja também no Super Gospel:

Jonatha Cardoso

Gaúcho, é membro do Ministério Encontros de Fé, de Novo Hamburgo (RS). É músico, toca teclado e bateria. Mas sua paixão mesmo é ouvir... Adora Hillsong, Ron Kenoly, Don Moen, Marcos Witt e outros cantores tradicionais. Nas horas vagas inclusive gosta de compor canções. Trabalha na área de Tecnologia da Informação e, por isso, está sempre conectado nas Redes Sociais e em seu blog.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook