Análises

Alegria (André Valadão)

Roberto Azevedo em 20/07/07 12145 visualizações
Alegria é o terceiro registro áudio visual de André Valadão. Depois das canções longas e orquestradas de “Mais que abundante” e do pop rock de “Milagres”, este carismático ministro de louvor da seqüência ao seu ministério solo iniciado em 2004 com um novo dvd cheio de inovações.

O visual moderno e arrojado do encarte do cd se faz presente no design do dvd. A autoração, que simula nuances no estilo jeans, é visualmente muito bonita. Os menus são dinâmicos e os botões estão muito bem distribuídos.

"Alegria" traz em 11 canções, acrescidas de 2 faixas chamadas "Espontâneos”. A maioria mantém a pegada pop rock do disco anterior. As guitarras ficam em destaque nos arranjos com licks, riffs e solos muito bem executados. O culto foi gravado ao vivo, no Ginásio do Mineirinho, em 15 de abril.

Em relação a gravação anterior, desta vez foi usado um palco mais aberto e mais baixo, além de ter sido montada uma passarela por onde André podia caminhar por entre a multidão. Dois telões montados nas extremidades do palco permite que a galera não perca nenhuma canção, nem nenhuma ministração.

Logo no início dos Extras temos um comercial apresentado por André sobre a Amém, sua grife de roupas com estampas evangélicas. Mais detalhes sobre o acervo da confecção pode ser encontrado no site do cantor.

A seguir temos uma seqüência de clipes dirigidos por Alex Passos e Markão. O primeiro é da faixa título e foi gravada em Londres.

O segundo é do hino Não posso pagar. Traz uma edição de imagens bem ágil, com cortes certeiros e montagem vibrante.

O terceiro não deixa a peteca cair. O clipe alterna imagens da banda com uma enquete de uma garotada “batendo uma pelada”. Os caras capricharam nos 3 clipes. Produção profissional mesmo.

Nos extras não poderia faltar a seção bastidores. O making off abre com depoimentos de André sobre as circunstâncias que antecederam a gravação e sobre o tema do disco.

Ele também comenta sobre a estratégia de evangelizar a juventude através de vídeo clipes na linguagem dinâmica deles. A seguir temos trechos da construção do clipe “No país da adoração”, onde tudo foi gravado no mesmo dia.

O ministro de louvor também aproveita para comentar porque optou por gravar o clipe de “Alegria” durante uma turnê na “cidade cinza” e pra terminar damos uma espiadinha na estrutura de luz, fumaça e cores usadas para o clipe de “Não posso pagar”.

No filme principal, a seqüência do repertório é a mesma do álbum homônimo. A abertura do show com um loop eletrônico, mais longo do que no registro do disco, abre caminho para a primeira canção que carrega uma pegada dançante. No dvd podemos acompanhar a vibração do público durante a execução de Em qualquer lugar, fato que fica suprimido no cd.

Outra diferencial do dvd são as ministrações de Valadão entre as canções, cheio de unção e autoridade.

AV interagi com galera no estádio lotado brincando com uma série de bolas de futebol antes dos acordes iniciais de País do Futebol que traz um arranjo alegre e contagiante.

Obrigado Jesus alterna uma guitarra leve nas estrofes com um rock pesado no refrão. Destaque para o vocal.

Não posso pagar é o hino que mais gosto. É marcante desde a introdução que traz um vigoroso riff de guitarra. O hino possui uma das mensagens mais marcantes do repertório. “Não posso pagar. Tudo que eu faço é tão pouco diante do preço que foi pago pra me salvar”.

Logo após o primeiro Espontâneo temos Dívida de Amor que possui uma melodia mais lenta em relação as anteriores. Traz uma mensagem que dá continuidade a "Não posso pagar". O louvor que é conduzido pelo teclado no início, traz no meio um belo solo de guitarra seguido de uma modulação que deixa a canção com uma dinâmica muito boa.

Amado meu é interpretada no estilo acústico. A música é interpretado por Ana Paula Valadão e conta com um solo de violão, subida de tom e back com participação envolvente.

Mais uma ministração de AV dá o tom para Te quero mais. O pop-rock traz efeitos de guitarra com timbres modernos e um refrão intenso e imperativo. No final o louvor se torna em mais um Espontâneo, desta vez com André no piano.

Alegria começa lenta, com teclado e voz, e vai progredindo até o clímax obtido em mais um no solo de guitarra, acompanhado de uma Ministração Espontânea sobre ânimo.

Neste ponto o culto entra em um momento especial. André faz uma “homenagem” a sua irmã e a seu pai, Márcio Valadão, testemunhando dos milagres de Deus em sua família, incluindo o nascimento de seu sobrinho, Isaque.

Meu milagre chegou é uma continuação de "Milagre", tema do cd anterior. A canção se destaca das outras por causa da participação de Nívea Soares, que com os seus inconfundíveis contracantos dá um toque muito especial à música.

Já caminhando para o final, a penúltima canção chama-se Tudo mudou, uma música rápida que versa sobre agradecimento A música volta ao ritmo acelerado das primeiras com um cativante naipe de metais cheio de suingue.

Outra palavra de AV, desta vez sobre responsabilidade, prepara o clima para Eu quero ser. O hino mantém a pegada do anterior. Eletrizante e bem arranjado desde a introdução, o louvor, que é conduzido por riffs de guitarra, fecha com chave de ouro o culto ao lado de uma ministração com André profetizando em relação ao Brasil.

Após 1 hora e 50 minutos de muito louvor e adoração o registro áudio visual chega ao fim com um bis de “Pais do futebol”.

Fecho este texto parafraseando um trecho do review do cd publicado aqui no supergospel:

“O álbum está mais que recomendado a pessoas que gostam de apreciar bons arranjos, sem abrir mão de boas letras”.

Maiores informações: www.andrevaladao.com
Alegria

(DVD) 11/06


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Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


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