Análises

Canção do Amor, o Diante do Trono 11

Redação em 16/09/09 14046 visualizações
O Ministério Diante do Trono é reconhecido pela qualidade musical e técnica presentes em seus trabalhos e com os dvds isso não poderia ser diferente: são referência em qualidade em todos os aspectos.

O registro audiovisual de A Canção do Amor, ocorreu nos mesmos dias (4-5/7/08, Recife) da gravação do cd. No repertório, além das 11 canções que compõem o disco, temos 2 canções extras, 4 espontâneos e momentos proféticos e intercessórios; mistura de ingredientes que é marca registrada do grupo mineiro. Vale lembrar que foram mescladas imagens do primeiro e do segundo dia, utilizando-se das que melhor se encaixassem em cada momento.

O trabalho vem com bons extras: Intercessão por Recife e pelo Brasil, Palavra de Ana Paula Valadão, aonde ela fala sobre a gravação, Testemunho da família Valadão, sobre a cura da Pra. Renata Valadão e a canção Saudades, remanejada para os extras numa versão estendida. O palco possui inúmeros moving heads, com ampla variação de luzes e cores, e é estrategicamente preenchido por colunas e grandes blocos, que fazem alegoria a uma cidade em ruínas, que precisa ser reconstruída.

O repertório, diferentemente do cd, se inicia com uma pequena abertura puxada por palmas e brados do público: “Jesus, Jesus, Jesus!”, que se emenda com a virada de bateria e o naipe de metais que dão introdução à canção Desperta.

A próxima faixa da obra, agora acompanhando os mesmos moldes do cd, é Pela Manhã que versa sobre entoar louvores e adorar a Deus.

Logo em seguida André Valadão sobe ao palco para ministrar Com Júbilo eu Canto e faz um pequeno espontâneo. Destaque para a movimentação do backvocal, que por utilizar microfones sem-fio possui muito mais liberdade no palco. É válido salientar que a passagem das cenas realizada durante essas canções festivas é bastante dinâmica, acompanhando a pegada agitada e dando bom ritmo ao registro.

Ao término da canção, Ana Paula Valadão reassume a liderança e inicia o Espontâneo 1. Parte dele está no cd, mas é aqui que ele ganha mais extensão. Após entoar novamente o refrão, as pessoas são convidadas a fechar os olhos e pensar em palavras de gratidão a Deus, pois Ele está sempre perto dos aflitos e necessitados. Quando passamos pelo vale não há muito a fazer; o que nos resta é adorar e deixar que o Senhor nos conduza, ela diz.

Confio em Teu amor, uma das melhores do repertório de áudio, é igualmente bela e impactante na película. Algo interessante a destacar é o momento em que todo o backvocal se dirige à frente do palco, juntando-se à Ana Paula e ministram a letra dirigindo o olhar ao público, com se estivessem falando a cada pessoa ali.

Então é a vez de Soraya Gomes, Helena Tannure e Ana Paula ministrarem O Teu amor, faixa que se tornou muito popular em diversas rádios do país. Ao seu término acontece o Espontâneo 2, quando somos convidados a contemplar a montanha que o Senhor subiu, carregando o peso da nossa cruz. A seguinte oração é feita: “Senhor, ajuda-nos a entender a dor que o Senhor sofreu, o cálice de dor e sofrimento que o Senhor bebeu. No mundo teremos aflições, mas nada se compara ao teu sacrifício”.

A canção seguinte Pelo Teu Amor, se aproxima de um espontâneo, graças à parte lírica bem simples e a utilização de repetições.

Deuteronômio 11 é uma das canções extras e também um dos grandes destaques. Baseada nesse capítulo e solada pela líder a composição tem melodia singular, letra impactante e é executada com bela interpretação e acompanhamento primoroso do piano. “Vê se escolhe, hoje, o melhor que Deus tem para que vivas e possuas a terra que te prometeu o Senhor.” Uma curiosidade é que essa canção surgiu inesperadamente, quase uma semana antes da gravação, no meio de um culto em que Ana Paula estava.

A próxima é A Canção do Amor, tema do repertório, que fala sobre a renovação do amor por Deus. A líder do ministério aparece com um segundo figurino, vermelho, algo comum nas últimas gravações.

Ao seu término inicia-se o Espontâneo 3; o mais extenso e muito impactante. Ana fala sobre a apatia e egoísmo dos crentes, que muitas vezes tem preguiça de buscar a Deus e dão preferência a outras coisas. Ela então remonta a um trecho de Cantares que fala sobre a figura do amado e da amada: O amado bate à porta, mas a amada já estava deitada. Ela escolhe não ir ao seu encontro por ser tarde da noite. O amado se vai e quando ela muda de ideia, não o acha e os guardas da cidade a espancam. Traçando um paralelo, ela diz que nós somos a noiva do Senhor e que Ele bate a nossa porta. Por não buscá-lo o mundo não nos tem reconhecido como Seus filhos. A Igreja tem apanhado duramente, não por causa do testemunho, mas pela falta dele. É uma palavra dura, mas uma verdade pouco ouvida hoje em dia. Ela ainda acrescenta: “Da próxima vez que o Senhor bater à porta: Salte da cama!”.

Porque te amo versa sobre fazermos do Senhor a nossa maior prioridade.

Espontâneo 4 é o mesmo encontrado no cd, aonde o público entoa: “Te amo Senhor!”.

Após esse momento marcante, inicia-se Oásis; canção inédita que não foi pro cd para dar lugar a esse último espontâneo. O dueto é realizado por Marine de Oliveira – segunda participação em gravações – e Mariana Valadão. A música versa sobre dependência e contemplação ao Pai: “Tu és a fonte de vida no meu interior, tu és o pão da vida e eu viverei por ti” A voz grave e aveludada de Marine se encaixa muito bem com a delicadeza e suavidade da voz de Mariana Valadão.

Ana Paula volta ao palco, com um vestido branco bem simples, para ministrar seu segundo solo no trabalho: Minha Herança. Com o cenário ambientado num quarto – reprodução de local de oração que ela tem em sua casa – a sensação que temos é de que estamos assistindo a uma peça ou musical. O conjunto do ambiente: sofá antigo, janela, cortinas e bíblia, aliado a diferentes tons de azul, que contrastam com a escuridão em volta, dão um toque todo especial à canção. Uma verdadeira obra de arte encerra o repertório.

O dvd manteve a identidade intimista e convidativa proposta desde o cd. Graças à boa captação e edição de imagens, aqueles que assistem podem ter uma impressão bem real de tudo que aconteceu nos dois dias de gravação. É importante comentar que apesar de o evento ter acontecido num local fechado, não perdeu a atmosfera das grandes gravações e nem a característica de ajuntamento profético que os outros trabalhos do ministério carregam.

Até a próxima pessoal!
Canção do Amor

(DVD) 01/09


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Diante do Trono

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook