Análises

Propósito, a ótima coletânea em DVD de Kleber Lucas

Roberto Azevedo em 26/10/07 15042 visualizações
O mais novo registro áudio-visual de Kleber Lucas traz 22 canções que marcaram o ministério do cantor e pastor nesses 10 anos em que faz parte do cast de artistas da MK.

Kleber foi acompanhado por sua banda e por um time de cordas com quatro violinos, duas violas e dois violoncelos, sob a regência de Adriano Machado. Adriano deu um toque especial nos arranjos. O maestro é cristão e apesar de ser regente da Orquestra Sinfônica de São Paulo e possuir 25 anos de experiência esse foi seu primeiro grande evento no meio gospel.

A gravação foi realizada ao vivo na Via Show –RJ em abril de 2006 e o cd foi lançado no mercado em setembro do mesmo ano. Propósito é o sexto disco lançado pelo cantor através da MK Music e traz 14 músicas das 22 que foram gravadas no dia do evento. Seus trabalhos anteriores foram “Meu maior Prazer” (1999), “Deus cuida de mim” (2000), “Aos pés da cruz” (2001), “Pra valer a pena” (2003) e “Casa de Davi, Casa de oração” (2005)

O dvd foi lançado em novembro do mesmo ano e traz as oito canções que ficaram de fora no repertório do cd. É o segundo registro áudio visual dele lançado pela MK. O primeiro, também ao vivo, foi lançado em 2002 e já teve seu review publicado aqui no site.

O culto, que transformou o público em um grande coral de milhares de vozes, teve a direção artística sob a responsabilidade de Marina de Oliveira. A direção de vídeo ficou a cargo de PC Junior, o áudio com Edinho Cruz e a coordenação de produção com Alomara Andrade.

O show trouxe uma combinação perfeita entre efeitos visuais e sonoros. O cenário montado pela empresa Showdesign com 13 tvs de plasma traduziu o som produzido pelos metais e as cordas que acompanharam o cantor, fazendo uso constante de recursos tecnológicos.

O deputado Arolde de Oliveira abriu a noite ao lado do bispo Francisco Almeida, da Sara Nossa Terra da Barra da Tijuca, onde o cantor congrega com sua esposa Luciana. A bispa Ana Almeida e o pastor Joel da Costa Pereira também trouxeram palavras durante a gravação que teve a maior marca de Kleber: letras fortes, melodias envolventes e conteúdo bíblico.

A autoração esta visualmente muito boa. Na verdade a MK tem evoluído a cada dvd lançado. Desde a diagramação até os menus de navegação, está tudo muito bem trabalhado.

Como todo Extra que se preza temos Making off, galeria de fotos, discografia (com áudio), créditos e outros títulos da MK Music em dvd.

Temos ainda um trecho da canção Alegria do Senhor que ficou de fora da edição do filme principal. O louvor conta com a participação de Fernanda Brum. Outro momento que foi colocado nos extras foram as participações citadas três parágrafos acima.

Pra terminar temos os clipes de Nova Criatura e Casa de Davi, casa de oração.

Rio de vida, do disco “Casa de Davi, casa de oração” foi a escolhida para dar início a gravação. O hino, em clima de balada, exalta a suficiência de Cristo em nossas vidas e o refrigério proveniente dessa presença.

Vou seguir com fé continua sendo uma das melhores contagiando a galera desde a introdução. O arranjo não traz nenhuma novidade em relação ao registro original.

Nova Criatura é um pop rock que fez parte do disco “Pra valer a pena”. A canção, que traz muita guitarra e muitos efeitos de teclado, mantém o clima de júbilo da anterior e põe a galera presente pra pular e dançar.

Casa de Davi, casa de oração e Corro pra você levam o culto para um momento mais contemplativo sem perder a pegada de pop do início.

Após uma rápida palavra entoamos outro clássico de seu repertório. Deus forte que versa sobre os nomes, atributos e adjetivos de Jesus é cativante desde o início. Destaque para as vozes do back no final do louvor. Mas a idéia poderia ter sido mais bem explorada.

Outra ministração de Kleber antecede O melhor está por vir que traz de volta a pegada do pop rock. O refrão que fala sobre “chuva” traz o efeito de chuva de papel laminado picado usado também no dvd da Eyshila na canção “Chuva de poder”.

Santidade é um a balada envolvente que volta a versar sobre os benefícios de termos Deus como prioridade em nossas vidas.

Um dos grandes momentos da gravação ficou por conta da versão soul de Segura na mão de Deus. A canção é conduzida por uma guitarra cheia de swing e por um piano rhodes quebrando tudo. Traz ainda um solo com pitadas de blues e o back vocal fazendo a diferença.

Perdoado traz uma melodia alegre e uma letra que versa sobre conversão.

Deus cuida de mim traz uma letra de confiança na proteção e provisão de Deus. Essa é muito boa. O hino traz um arranjo mais denso e criou uma atmosfera bem bacana.

O naipe de cordas começa a marcar presença no louvor Todas as vezes. E que presença. Ficou 10. Vale a pena conferir!

Não posso te deixar traz uma combinação perfeita entre essa melodia cativante e envolvente com o arranjo de cordas fazendo a diferença. Adoração a Deus com arte e júbilo. Excelente!

Palavra traz um arranjo que mescla a pegada dos hinos tradicionais com nuances de música clássica. Destaque para os breaks do turn around final. E no final temos ainda a participação a capela da galera presente interagindo com Kleber e banda.

Muito mais de Deus traz uma roupagem bem diferente da versão original, com a guitarra conduzindo a música com riffs de rock progressivo. Ficou bem interessante, se bem que a original tem mais “pegada”.

A canção emenda com a pegada hardcore de Pra valer a pena. O guitarrista aproveita a “deixa” pra louvar a Deus com seu virtuosismo recheado de overdrive. A letra e a melodia ajudam muito e a execução do hino é empolgante.

O naipe de cordas mais uma vez faz a diferença. Desta vez na interpretação de Aos pés da cruz, que traz ainda um vigoroso solo de guitarra e a participação de platéia presente em forma de um grande e afinado coral.

Se tu minh´alma dá um toque congregacional a gravação. O arranjo é altamente inspirativo. Muito boa essa escolha para o repertório.

Purifica-me traz a última participação do naipe de metais. E que participação. O hino, que foi um dos primeiros hits de Kleber, dispensa maiores comentários.

A gravação termina com duas músicas do “Casa de Davi, Casa de oração”, que por sinal foi o disco mais representado nesta coletânea. Tempo de Deus é uma das que mais do cd citado acima. Tem uma pegada muito boa e uma sonoridade bem moderna. Destaque para o solo de baixo de Rogerão (Rogério de Castro).

Te agradeço fecha o repertório botando a galera pra pular.

Depois deste dvd a MK Music lançou o novo registro do Voices, da Marina de Oliveira e da Fernanda Brum. Também está em preparação o primeiro registro do PG, mas isso são assuntos para outros reviews.

Até a próxima então!
Propósito

(DVD) 12/06

(5,0/5)
Total de votos: 1

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Kleber Lucas

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook