Análises

Stereotype Be (Kevin Max)

Éber Freitas Dias em 16/08/04 5361 visualizações
Após o tão esperado show, com a presença do aclamado artista norte americano Kevin Max ocorrido no dia 26 de Junho de 2003, a BomPastor traz até você o disco solo deste cantor: Stereotype Be! Tudo bem que houve uma pequena demora de 2 anos até o lançamento do disco aqui no Brasil, mas antes tarde do que nunca!

Creio que todos conhecem a história que envolve o lançamento dos discos solo de cada integrante da legendária banda "dc Talk", mas para aqueles que não estão por dentro, aqui vai um breve histórico. Logo após o lançamento do disco "Supernatural" do dc Talk em meados de 1998, começaram a rodar boatos de que a banda estaria se separando. Tudo estaria acabado e cada um iria seguir seu próprio caminho.

Em pouco tempo o boato foi desmentido. O que estava de fato acontecendo era que cada um daria um tempo do trabalho enquanto banda para realizarem projetos solo.

Logo após estes pronunciamentos, a banda lançou o disco "Intermission" em 2000 [que significa Intervalo] contendo os maiores sucessos da banda até o momento. Em 2001 a banda lançou o disco "Solo" contendo duas musicas solo de cada um dos integrantes, mais uma conjunta.

No mesmo ano, cada um lançou seu projeto solo. Michael Tait criou a banda "Tait" [nome em homenagem a seu pai] e lançou o disco "Empty" no estilo pop rock. TobyMac lançou o seu cd solo intitulado "Momentum" seguindo a linha hip-hop. E Kevin Max lançou seu disco "Stereotype Be".

De fato a banda não acabou com tudo isto. Ano passado a banda gravou uma música inédita chamada "Let's Roll" para um projeto especial em face dos acontecimentos de 11 de Setembro de 2001, além de ter lançado um DVD, em comemoração ao aniversário de 10 anos do disco "Nu Thang" [um marco na história da música gospel]. Mas, voltando a falar de Kevin Max...

O disco "Stereotype Be" é de difícil classificação. Eu diria que é um pop rock alternativo, ou seja, se você gosta de bandas como Sixpence, Smalltown Poets, entre outras, você certamente irá gostar de Kevin Max. Interessante notar que se você misturar os estilos de cada um dos integrantes, o resultado que você terá é "dc Talk". Em cada projeto podemos perceber a função isolada que cada um exercia na banda.

De todos os três, Kevin Max foi o que menos vendeu cópias nos EUA, mas isto não quer dizer que ele não tenha qualidade. Muito pelo contrário, o trabalho de Kevin Max parece muito mais elaborado que o de seus amigos, tanto na área musical quanto na área poética. Na realidade, Kevin procura enfatizar bem a "poesia" em si nas suas músicas. Tudo que ele faz, revela muito o lado puramente "artístico" do ser humano.

Isto pode ser tanto bom quanto ruim. Artisticamente falando, o conteúdo do disco e estupendo! Músicas super bem arranjadas, letras poéticas no mais profundo sentido que isso possa ter. Já espiritualmente falando, o disco se torna supérfluo, por causa da difícil assimilação da mensagem de algumas músicas, mas nunca sem perder suas bases no pensamento cristão.

Em geral, as músicas falam sobre conflitos interiores, auto-estima, relacionamentos quebrados [ou não] e etc...

Eu particularmente destaco algumas músicas: "Be"... Música áurea do disco. Talvez a letra mais nítida do trabalho, versando sobre a importância de cada um de nós, dizendo em seu refrão: "Seja você mesmo / Não há ninguém que faça isto melhor que você / E seja, ninguém mais além de você / Porque se você não for, quem será?"

"Dead End Moon", "I Don't Belong", "Blind" e "On and On" são, talvez, as melhores melodias de todo o disco.

"Shaping Space" e "The Secret Circle" são as mais alternativas, enquanto "Union of the Soul" e "I Went Over the Edge of the World" são faixas onde Kevin recita dois de seus poemas.

No geral, "Stereotype Be" é um ótimo disco. Importante destacar que este está na 12ª posição entre os 25 melhores discos evangélicos de todos os tempos [Jesus Freak do "dc Talk" está em primeiro] conforme o site CMCentral.com! Um ótimo disco para gostos ecléticos.

Esperamos agora que os discos de seus outros dois amigos de "dc Talk" possam chegar ao nosso país em breve... Há sempre uma esperança!
Stereotype Be

(CD) 01/01


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Kevin Max

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook