Análises

Worship (Michael W. Smith)

Georgeton Leal em 06/04/05 30813 visualizações
O álbum “Worship” é diferente de qualquer outro cd de Michael W. Smith que você já tenha escutado, não por sua mudança de estilo, mas pelas músicas que são uma verdadeira expressão de adoração a Deus.

A gravação foi realizada ao vivo na Carpenter’s Home Church, em Lakeland-Flórida, no ano de 2001, e reúne diversas músicas de sucesso no meio gospel norte-americano, algumas já conhecidas, e outras inéditas selecionadas especialmente para este álbum. A capa é uma figura estilizada representando o próprio Michael, adorando de mãos erguidas. O projeto gráfico do cd ficou ótimo, não só pelas fotos como também pelas cores.

Para embelezar mais ainda, Michael W. Smith cantou e tocou no piano durante toda a gravação. A produção em geral está excelente, assim como a ordem das músicas e o repertório, isto sem falar na unção que é tremenda.

O cd inicia com um tom de suspense sobre a voz de duas garotas que fazem uma pequena introdução oral, falando sobre o louvor e adoração a Deus. Ao término delas, vem a agitada música “Forever” de Chris Tomlin, que fala que o amor e a graça de Deus duram para sempre.

Na seqüência, vem a bela “The Heart of Worship”, que no Brasil, é conhecida na voz de David Quinlan pela versão “Essência da Adoração”.

A faixa três, “Draw me Close”, é completamente linda. O coro ressalta: “Tu és tudo que eu quero, tu és tudo que eu sempre precisei...” É uma música de total entrega a Deus.

Turn Your Eyes upon Jesus” é a 4ª canção, que apesar de ser a menor e a mais lenta do cd, possui um solo de violino comovente e um belo estilo tradicional que lembra os antigos corais norte-americanos. A mensagem é bem clara e objetiva: “Vire seus olhos para Jesus, e as coisas terrenas irão desaparecer de sua vista”.

A 5ª faixa é uma das melhores do cd, “Open the Eyes of my Heart”, de Paul Baloche, que conhecemos na versão do Quatro por Um. Possui peso tanto na forma em que é cantada como tocada. O back-vocal arrasa nesta música.

Em seguida vem a conhecida “Above All”, que já foi gravada por vários artistas evangélicos em diversas versões. Possui uma mensagem sobre o sacrifício de Cristo na cruz, o qual está acima de todas as outras coisas cultivadas pelo homem nesta terra. Uma ótima música para evangelização.

Logo, vem “Breathe” que começa com um solo suave de violão seguido pelo violino. Esta música traduz tudo aquilo que o Senhor é para nós, representando Deus como o ar que respiramos e o pão que nos alimenta. No coro há um intenso clamor: “E eu ...desesperado estou por ti, e eu...perdido estou sem ti...” Realmente linda.

Emendada com Breathe, surge “Let in Rain”, de Michael Farron, que na minha opinião é a mais tremenda do cd em termo de unção. Realmente, possui a menor letra do álbum, mas torna-se poderosa quando cantada. No meio da música todos param de cantar, e o salmo 97: 1-6 é ministrado. Dá para perceber o som de todo o público adorando. Totalmente indescritível. Gosto muito da versão que o ministério Apascentar de Nova Iguaçu fez desta música.

Sem perda de tempo, entra a melhor música do cd, “Agnus Dei”, iniciada ao inconfundível solo de violino de David Davidson. De autoria do próprio Michael, esta música é conhecida internacionalmente. É um louvor fortemente expresso através de uma letra simples e bonita. Possui uma melodia celeste que envolve qualquer um que a escuta em uma sublime atmosfera de adoração.

Dando continuidade à unção, vem “Awesome God”, a 10ª música, que inicia com um calmo solo do piano de Michael, que demonstra uma excelente técnica nesta faixa que se torna mais progressiva no decorrer em que é tocada. Poderia ter ficado melhor ainda se Michael cantasse as estrofes, já que somente o coro da música foi cantado, ou então, se houvesse uma versão bônus dela completa no final do cd.

Finalizando as músicas ao vivo, temos “More Love, More Power”, que é bem calma, mais não deixa de ser uma das mais bonitas. “Mais amor, mais poder, mais de ti em minha vida”... Esta música está presente no CD “Vem, esta é a hora” do Vineyard aqui no Brasil.

Nas faixas 12 e 13 temos duas faixas bônus de estúdio: “Purified”, uma bela música composta por Michael e sua esposa Deborah D. Smith e uma reprise de “Above All”, com pouca diferença dos arranjos da versão ao vivo.

Vale a pena lembrar, que foi gravado um DVD com as melhores músicas dos álbuns “Worship” e “Worship Again”, lançado no Brasil pela BV filmes. Uma boa pedida a se conferir.

Com o abençoado projeto “Worship”, Michael W. Smith consagrou-se ainda mais como um dos melhores cantores evangélicos internacionais, não deixando faltar nada neste excelente cd, que é realmente, um dos melhores cd’s de gospel internacional da atualidade.
Worship

(CD) 01/01


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Michael W. Smith

Veja também no Super Gospel:

Georgeton Leal

Professor formado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e blogueiro literário nas horas vagas.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook