Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



Análise

CD Escute o que digo e faça como eu faço
(Militantes)

Análise feita pelo colaborador:
Gildson Junior (gscosta@sabesp.com.br)
A banda surgiu em 1999, vinda da difusão de duas bandas, a Advertência, de onde vieram o Kako e o Fabinho, e os Protestantes, de onde vieram o Cleber e o Fabio, e foi desta segunda banda que veio também as composições no estilo alternativo, permanecendo também o nome Protestantes, e a partir daí começaram a tocar em shows de evangelismo na Igreja Renascer em Cristo por toda a Zona Leste.

Já no início de 2001, com os integrantes bem definidos faltava apenas colocar um nome que refletisse verdadeiramente o estilo do grupo e depois de passarem meses à procura, resolveram, através de um direcionamento do Ap. Estevam Hernandes, ao ministrar a respeito das milícias, que se chamariam Militantes, e o nome tinha muito em comum com o antigo “Protestantes”. Com um estilo próprio e irreverente a banda seguiu a linha punk-rock e hoje faz uma mistura do punk melódico, porém agressivo. Com letras simples, claras e bem humoradas, têm como objetivo principal levar o evangelho principalmente aos jovens, pois como a banda mesmo diz: Nosso público tem espinhas na cara e nós também!

A banda acaba de lançar seu segundo trabalho intitulado “Escute o que eu digo e faça como eu faço”. O cd começa com um corinho chamado “Cabra Safado” num estilo Sertanejo/Country, um corinho fácil de decorar e gostoso de se ouvir que dura 41 segundos.

A Segunda música se chama “A Verdade” a partir dela podemos ver que o estilo da banda mudou um pouco, estão tocando um Punk-Rock mais pesado. Fala da verdade de Cristo que chegou e que vai te transformar: uma das músicas que vai fazer sucesso pelos riffs de guitarra e o estilo. Essa música também dá nome ao cd.

Logo depois vem “Um outro lugar” com uma pegada forte e rápida da bateria também poderá fazer sucesso. Ela fala de uma pessoa evangélica que está cada vez melhor e de uma que não é evangélica que continua a mesma coisa. O ruim é que no final, tem um chiado que eles fazem com os instrumentos, até que ficou legal, porém muito demorado.

Depois vem “Religiosos Hipócritas” também um Punk-Rock, só que um pouco menos pesado. Ela fala de pessoas que não sabem por onde andar e que seguem religiosos “cegos” e essa música faz duas perguntas: "Me diga se vale a pena continuar?"e "Me diga por que você nunca tentou mudar?"

A Quinta faixa é a música “Velho Homem” que tem a participação especial de Rodolfo Abrantes (ex-Raimundos e ex-Rodox). A música fala que o Velho Homem já morreu e “agora não vivo mais eu, mais Jesus Cristo vive em mim” e fala que os amigos e a família da pessoa não a reconhecem mais depois de sua conversão.

A próxima “Meu mundo”, no estilo Pop/Rock da banda no cd “Tudo Vai Mudar”, pode também ser considerada uma música Romântica pelo refrão: “Meu mundo sem você, não tem razão, Meu mundo sem você, é ilusão, Meu mundo sem você, me faz chorar, Meu mundo sem você, prefiro até morrer”

Em seguida vem “A vida não existe sem você”, num ritmo calmo, suave que fala de uma pessoa que estava perdida, e então viu a luz de Deus e percebeu que a vida não existe sem Ele.

A oitava faixa do Cd, “Cisco”, é na minha opinião a mais pesada do Cd, a letra contém apenas uma frase: “Tire o cisco do meu olho, mais antes tire a trave do seu” a música tem 1 minuto e 29 segundos.

Agora vem a primeira “baladinha” do cd, a música “Perdão”, uma música muito bonita, onde contém apenas a voz do Cleber e um violão. Fala de uma pessoa que ouviu a voz de Deus falar com ele, realmente uma música muito bonita que tem a participação especial do tecladista da Faty, Pokémon, que faz um solo muito bonito durante uma parte da música.

A música “Sem Acreditar” tem uma participação muito boa da Bateria do Kako, fala de uma pessoa que vai buscar um saída pois não consegue mais viver sem acreditar.

“Deixa Rolar”, que também ficou no estilo Pop/Rock diz que a pessoa está cansada de tantas mentiras, da luz que não brilha e de tanto esperar e diz; “Eu vou deixar rolar, vamos ver no que dá” a música ficou com um ritmo quase parecido com “Existe Solução” do cd anterior (Tudo vai Mudar).

A penúltima música do cd é a segunda “baladinha” da banda, chamada “BeatleSom”, num ritmo bem parecido com a anterior, “Perdão”, onde contém apenas um violão e o vocal. É bem Romântica.

A última faixa do Cd, chamada “O Ladrão” começa somente com a Bateria,depois entra a guitarra, fala para os Escolhidos tomarem cuidado, pois os falsos profetas estão aí, e o refrão diz :”Entregue sua vida agora, para não morrer depois, o Ladrão só vem para Roubar, Matar e Destruir.” Em uma certa parte, podemos ouvir uns “Squaches”, pouco antes do Fábio Custódio começar a fazer a segunda voz no refrão, o curioso é que depois que ela acaba, ela fica um tempo em silêncio, e depois começa a tocar uma guitarra por uns segundos e depois fica um som de chiado de quando você está ouvindo uma rádio que está fora do ar, ou muito mal sintonizada.

No geral, o cd ficou muito bom. Acho que esse cd vai ter bastante repercussão no meio Secular por causa da participação do Rodolfo. E apesar da voz do Cleber estar um pouco mais fina que o normal, isso deu um “charme” especial para as músicas. O Baixo também apareceu bastante, ou pelo menos bem mais que no “Tudo Vai Mudar”, o que deu um ritmo muito bom para algumas músicas.

A banda é composta por Cleber – Baixo e Vocal, Fábio Custódio – Guitarra e Backin’g vocal, Fabinho – Guitarra, e Kako – Bateria.


Compre o CD Escute o que digo e faça como eu faço na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.