Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



Análise

CD Reina sobre mim
(Nívea Soares)

Análise feita pelo colaborador:
Rogério Olimpio (r_olimpio@yahoo.com.br)
Mesmo não sendo um lançamento tão recente, este álbum merece a nossa atenção, seja pela qualidade técnica ou pelo conteúdo e motivação espiritual que nos leva a adoração.

"Reina sobre mim" é o primeiro trabalho solo de Nívea Soares, backing vocal do Diante do Trono e dona de uma belíssima e suave voz e qualidade técnica inegável, antes apenas conhecida por solos em músicas do Diante do Trono como "Longe de Ti" do álbum "Preciso de Ti" e "De todo o coração" do álbum "Nos Braços do Pai".

Em conjunto com seu marido, o tecladista e diretor Gustavo Soares, têm participado em trabalhos dos ministérios "Paixão, Fogo e Glória" do David Quinlan e "Santa Geração" do Pr. Cirilo.

Na capa uma criança entregando ou oferecendo uma coroa ao alto, simbolicamente um convite ao reinado complementa o tema. A única foto da Nívea que aparece no encarte é no fundo e na parte de trás da caixa, onde ela aparece com os braços estendidos e o por do sol ao fundo.

Encontramos neste trabalho as participações requintadas em algumas músicas dos vocais de Ana Paula Valadão Bessa, André Valadão, e temos a participação em backing do Max em praticamente todas as faixas e dos outros integrantes do Diante do Trono em "Vinde a Mim".

Mas além destas participações este trabalho herdou muito mais do Diante do Trono, podendo agradar muito aos que preciam os trabalhos deste ministério.

Em geral as faixas não têm grande variação de rítmos ou estilos musicais, sendo um trabalho mais orientado à adoração íntima e reflexiva, não tendo faixas com a característica de louvor e exaltação. Apreciadores de músicas mais rápidas podem ficar não muito entusiasmados.

As letras refletem o perfil da adoradora Nívea Soares oferecendo ao Senhor o trono de seu coração convindando "reina sobre mim, eu me rendo a Ti". Muitas referências bíblicas embutidas, ao ponto de que cada palavra dita parece ter sido cuidadosamente escolhida para cumprir o contexto de noiva de Cristo, apaixonada e rendida ao seu Senhor e resgatador.

Na faixa de abertura "Ele vem", encontramos uma música com ótimo trabalho de cordas e o contraste de uma guitarra timidamente destorcida. Com declarações e convites ao arrebatamento, este álbum começa como o final do livro de Apocalipse, anunciando a gloriosa vinda do Senhor: "O Espírito e a noive dizem: Vem..."

"Tempo de Adorar" é uma das músicas mais rápidas do CD - com certa batida eletrônica. A faixa inclue declarações de Deus para a sua igreja e também o pedido de ouvir a voz para ser levado a adoração, identificando o tempo atual como o tempo de adorar. Em seguida "Me apaixonar" dá andamento ao estilo pop, parecida com o que comumente ouvimos pelas intérpretes femininas do cenário gospel brasileiro. A letra é um convite a se lançar nas águas profundas do Senhor, prosseguir caminhando e conhecendo o Senhor de forma cada mais profunda.

Iniciando o ápice do CD, a faixa "Lugar em Ti" é linda canção de adoração profunda e envolvente. A composição da letra não foi só da Nívea, mas do Gustavo também. O backing vocal é bem aparente, e letra é profunda - baseada na santidade que há para aqueles que se abrigam no Senhor, com intuito de estar lá para sempre, para aqueles que entendem que a eternidade começa hoje.

Prosseguindo o clima de adoração da música anterior, "Vinde a mim" trás um clima do próprio Senhor Jesus nos convidando para uma vida verdadeira, e num segundo momento o aceite deste convite por alguém disposto a ser ensinado. Vale destacar os contra-cantos de Ana Paula Valadão, enriquecendo esta linda canção.

Fechando este momento reflexivo do CD vem a música "Reina sobre mim", faixa título que é o ponto mais alto deste CD. A música de adoração é cantada em primeira pessoa, sendo uma declaração de alguém que conhece sua posição de noiva de Cristo e reconhece sua indignidade perante o seu Noivo, se rendendo e implorando para que Ele venha reinar sobre si.

Nas músicas "Quero te ver" e "Subirei" vemos declarações de amor, convites, exaltações à grandeza e invocações ao Senhor Jesus. As variações e a suavidade do vocal de Nívea Soares destacam-se e dão a qualidade necessária. Destaque para a participação de André Valadão nos vocais de "Quero te ver" muito bem adicionada.

Em seguida temos a música "Contigo eu desejo estar", uma música de adoração com um instrumental pouco mais rápido, letra com declarações de alguém anseiando pelo encontro com Jesus, e declarações de Jesus desejando por encontrar-se com seu povo. Destaque para o pequeno momento de cântico espontâneo no final da faixa. Imagine o que isto poderia virar se fosse gravado ao vivo!

Em direção ao final do CD, encontramos "Correrei para tua cruz", baseada no texto em que Paulo se identifica com a dor da cruz (Gl 6:14), uma música que nos leva a declarar a nossa insuficiência própria e dependência da cruz de Cristo. Cânticos espontâneos marcam esta bela composição.

Em "Tudo o que eu preciso" vemos o fechamento deste CD com chave de ouro. Novamente com a participação na composição de Gustavo Soares, a música é um belíssimo clamor baseado em teclado e voz. Posso resumir a letra desta música com uma simples frase: "Eu gostaria de ter orado isto em meu quarto!". Um profundo cântico espontâneo marca o fim deste trabalho.

A melhor definição que eu poderia dar sobre este CD terei que emprestar do site do Diante do Trono: "Uma constante busca por mais de Deus". Vale a pena conferir: seja num devocional, num tempo de oração, no trânsito ou num momento de reflexão. É uma boa pedida!

Sinto-me obrigado a agradecer: "Senhor, obrigado por tantas obras inspiradas pelo Senhor vindas da região de Minas!". Falando nisso preciso dar um pulo em Belo Horizonte, para conhecer todos estes ministérios pessoalmente...


Compre o CD Reina sobre mim na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.