Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



Análise

CD Poderoso Deus
(Paulo Rogério)

Roberto Azevedo em 20/06/2005
Para o Super Gospel
Poderoso Deus

Compre este CD agora

Faixas:
1. Dia de Festa
2. A Mão do Senhor
3. Jesus eu Decidi
4. Santo Deus
5. Em toda a minha vida
6. Antifona
7. Vem Amado
8. A Cura
9. Eu quero mais
10. Sou Submisso
11. Te Exaltamos
12. Poderoso Deus
Paulo Rogério ficou conhecido nacionalmente na época em que cantava no Renascer Praise. No Praise 5 fez um dueto maravilhoso com Vânia Marx (Banda Bani e Renascer Praise) na versão de “Mais de Ti”, também gravada por Aline barros e Ron Kenoly para um cd latino da Hosana Music. No praise 6 soltou o vozeirão em outra versão, “Santo, Santo”, também gravada por Alvin Slaughter (Hosana Music).

Paralelo ao seu ministério no Renascer Praise, ele participou do projeto Comunhão em adoração 2 e 3, que contava com a participação de vários interpretes nacionais, entre eles, Marquinhos Gomes, Robson Nascimento, Maurílio Santos, Aline Barros, Ademar de Campos, entre outros. Fora do Renascer Praise gravou um cd solo lançado pela Graça Music (R. R. Soares) e mais tarde foi convidado para estar a frente de mais um cd do projeto Comunhão e Adoração, chamado “Nuvem de glória” que seria gravado ao vivo. O trabalho foi lançado também em dvd e Paulo Rogério consolidou perante a igreja no Brasil seu ministério para a obra do Senhor.

Poderoso Deus é seu mais recente trabalho. Contém 12 faixas com gravações inéditas e regravações de amigos. A capa traz uma foto montada em quadradinhos que ficou muito interessante. O encarte trás as letras para cantar junto e uma série de fotos do making off do evento.

Particularmente eu esperava um cd com mais swing, com mais groove, mais black music. Porém é um ótimo cd no estilo já usado por ele no Comunhão e adoração ao vivo.

O cd abre com “Dia de festa”, os ataques do naipe de metais são “tudo de bom”. O groove baixo e batera estão lá firme e forte. A guitarra wha-wha, o piano Hammond e os synth´s. Tudo como manda o figurino. Pena que não serão uma constante no cd.

“A mão do Senhor” é um “musicão” do Robson Ras. Foi gravada recentemente por Marquinhos Gomes, no seu último cd, “Presença de Deus – ao vivo”. O arranjo de sopro mantém a motivação da faixa anterior. O hammond mantém presença, mas a guitarra wha-wha dá lugar pra uma guitarra mais seca, mais jazz, que vai ser uma constante no decorrer do cd, nas músicas mais lentas. “Quero ver a mão do Senhor tocar em seu viver”, refrão que considero “prato-cheio-pro-dirigente-de-louvor-interagir-com-a-igreja.”

De Soraia Moraes, temos “Jesus eu decidi”, bem swingada, com uma levada sincopada, com os acordes alternando, cabeça e contratempo.

A partir daqui o cd mostra o rumo que vai tomar. “Santo Deus” se encaixaria perfeitamente em um Comunhão e adoração 4. Apesar desse meu comentário, quero esclarecer que a música é muito boa. Na verdade o cd todo é muito bom, apenas uma música destoa um pouco no panorama todo. O que eu disse acima sobre o fato de que o cd poderia ser mais grooveado, é mais uma opinião pessoal do que uma crítica negativa ao cd. Como cd de adoração Poderoso Deus é excelente.

“Em toda a minha vida” é uma oração. “Em toda a minha vida eu Te adorarei, no final de cada dia, eu Te adorarei, desfrutar do Teu amor, de madrugada Te achar, Senhor pra Te adorar”. É um louvor do Daniel Souza gravado no cd Discípulos 3, vem com um arranjo mais leve do que o original, com os vocais nos espaços onde no original havia teclados.

“A Ti oh! Deus fiel e bom Senhor, eterno Pai supremo bem feitor, nós os teus servos vimos dar louvor, Aleluia, Aleluia.”. “Antífona” é um louvor do cantor cristão, muito cantado pelos batistas tradicionais, trás uma introdução que lembra a intro de “Speak my heart” do Donnie Mclurkin. Na segunda passagem da música o back faz um arranjo vocal usado pelos coros mais ortodoxos e clássicos e depois a melodia volta ao original.

“Oh! Vem amado” começa como quem não quer nada. Da a impressão que não vai acrescentar nada ao cd, musicalmente falando, mas surpreende do meio pro fim.

“A cura” segue a mesma rotina da música anterior, com a diferença de que não surpreende no final. É uma ministração por cura, em nome de Jesus, para a sua igreja. Não poderia deixar de destacar o solo de guitarra jazz, mas no geral deixa a impressão de que faltou alguma coisa.
“Eu quero mais” é uma composição de Ney Gomes, que já foi tecladista e produtor do Renascer Praise e que também esta com um cd solo independente. É muito boa. Numa primeira impressão, seu refrão relembra um pouco um jingle da Coca Cola, mas logo essa primeira impressão se desfaz. O ritmo é meio latino, meio merengue. Paulo abre um espaço para o teclado e a guitarra improvisarem, a música sobe de tom e a galera faz a festa.

“Sou submisso” é uma reflexão cantada. “Diariamente quero aprender como agirias em meu lugar e ter a coragem de praticar o que a Tua voz me ensinar...” Não empolga, mas também não compromete. Mais uma vez a guitarra jazz “brinca” um pouquinho e dá um brilho na música.

“Te exaltamos” é o momento mais contemplativo do cd. É o tipo de louvor que considero “prato-cheio-pro-dirigente-de-louvor-ministrar-com-a-igreja”.

Fechando o cd temos a faixa título, única de autoria do próprio Paulo Rogério.Quando disse no início da análise, eu esperava um cd com mais groove e essa faixa por ser uma composição do próprio Paulo veio para confirmar minhas expectativas em relação a seu próximo cd. “Poderoso Deus” fecha o cd e nos deixa com vontade de adquirir o dvd.


Compre o CD Poderoso Deus na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.