Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



Análise

CD Toque no altar
(Apascentar de Louvor)

Roberto Azevedo em 31/10/2005
Para o Super Gospel
“Este cd é o fruto de uma busca tocando no altar de Deus para ter o caráter e as emoções tratadas pelo Senhor, e a partir daí, frutificar no Reino de Deus”. Pastor Marcus Gregório.

Gravado ao vivo na própria igreja, Toque no Altar foi um dos cds mais elogiados no meio gospel em 2003. Um ministério até então desconhecido no cenário nacional evangélico, surpreendeu a todos com um repertório diversificado e muito bem arranjado.

O cd foi produzido por Ronald Fonseca (pianista com formação clássica que já havia produzido o Sérgio Lopes – ao vivo) que contou com a participação, do excelente naipe de metais, formado pelo trio Dum Dum, Bira e Zé Canuto (este último produziu 2 cds do Carlinhos Félix ao vivo) e do contrabaixista Marcos Nato (Cassiane e Café com jazz) junto com os músicos do Ministério

Davi Sacer (ex back vocal do Cláudio Claro e Tabernáculo de Davi) divide as ministrações e as ótimas composições com Luis Arcanjo.

Aleluia, Hosana abre a gravação com tudo que tem direito. Excelentes ataques e condução de vozes executadas pelo naipe de metais, guitarra wah-wah, solo overdrive, e o groove perfeito entre a bateria e o baixo. Excelente carta de apresentação.

Meu melhor traz uma das melhores letras. “Meu melhor a Ti eu darei, pois dono de nada sou. Não importa o amanhã se o futuro é somente Teu. Minha motivação é saber que nada me faltará, pois eu sei que o meu Deus em tudo me suprirá”.

Mais uma bela introdução e chegamos a Te adoro Senhor. Essa é uma daquelas canções prato-cheio-pro-dirigente-interagir-com-a-igreja.

Toque no altar é a canção que dá nome ao ministério e é também a canção mais agitada do cd. Possui uma levada muito boa, conduzida por um violão e um órgão, e é cheia de quebradas rítmicas interessantes. Porém é também a mais “confusa”. Sua letra é um desfile de clichês evangélicos do tipo: “Quem quer a glória traz a arca, quem quer o fogo traz sacrifício, Quem deseja a vida que suba a cruz, quem deseja favor do Rei toca na ponta do altar”. E por ai vai. Em um cd de letras que nos levam a profundas reflexões, essa música, de certa forma, nada contra a maré.

A seqüência a seguir nos traz algumas das melhores canções de adoração juntas em um único cd. As 2 primeiras, Sacia-me e Leva-me além clamam por mais de Deus.

Na primeira temos versos do tipo, “Sem Ti estou num deserto, sedento por Tua presença. Contigo me sinto seguro, não posso ficar um segundo sem desfrutar do Teu amor”. Na segunda, que começa com um belo solo de sax, temos um clamor por Deus para nos levar além de nós mesmos, de nossas capacidades, de nossas vontades, desejos e planos. “Mais de Ti e menos de mim Senhor. E que diminua eu”.

Te louvarei é uma versão de "Draw me close", da Vineyard, gravada recentemente pelo Michael W. Smith no cd Worship. Eles transformaram uma canção de entrega ("Você é tudo que eu quero, tudo que eu sempre quis" no original) em um hino de confiança na soberania de Deus, o único que sabe o que é melhor para nós, mesmo que nós não achemos que tal situação seja uma coisa boa. ("Te louvarei, não importam as circunstâncias").

Gostei da versão deles, mas essa letra poderia ser cantada sobre outra melodia e eles poderiam ter gravado com a letra original. Mas quem sou eu pra achar alguma coisa? No fundo, no fundo essa versão tem edificado bastante a igreja em que eu congrego.

Não tenho outro bem traz outra letra maravilhosa. “Não importa o que sou, nem o que tenho diante do que Tu És”, “Trago minhas vestes, minha coroa e ofereço a Ti”, “Não tenho outro bem além de Ti Senhor”. Que o Senhor nos ajude a edificarmos nossa vida sobre essas verdades em nosso dia a dia.

Meu amado é uma canção de exaltação a Deus. “És minha força, És minha rocha, És meu escudo, minha cidadela”, “És meu socorro, minha segurança, És meu refúgio, Minha fortaleza”.

Quem ou o que estiver no centro de nossa vida vai pagar o preço. Se forem nossos bens, nós vamos ter que pagar. Se for Jesus, Ele já pagou. Quando Deus é realmente Deus na vida de alguém não há espaço para outros deuses.

Santo vem com um arranjo simples, porém muito bem elaborado e executado. Na introdução um violino sola a melodia, auxiliado por um piano muito bem tocado. Durante a música, um naipe de cordas competentemente conduzidas desfilam por traz do vocal. Muito bonita. Muito bonita mesmo.

A canção que eu mais gosto é a faixa 11. Abro mão é simplesmente linda. Uma intro em tom menor, guiada por um piano virtuosamente executado prepara o clima para uma das melhores canções deste ministério. “A quem tenho eu no céu além de Ti e não há na terra quem eu queira mais que a Ti”, “Abro mão dos meus sonhos, abro mão dos meus planos, abro mão da minha vida por Ti”, “Abro mão dos prazeres e das minhas vontades, abro mão das riquezas por Ti”.

Leu? Ouviu? Essa canção é um verdadeiro desafio.

Vai encarar? Deus já fez a parte dEle, cabe a nós fazer a nossa.

Um consolo? Deus vai honrar a nossa fé.

Uma palavra profética sobre a juventude brasileira, baseada em I Reis 18:43 em diante, prepara o clima para Faz chover (Let it rain), que também foi gravada pelo “Tio Michael” no cd worship e pelo PG no seu primeiro trabalho solo. Eles acrescentaram uma primeira e segunda estrofes, deixando o original funcionar como um refrão. A idéia funcionou. Fecha o cd com chave de ouro.

O Ministério Apascentar esta para gravar um dvd que incluirá as músicas dos álbuns “Restituição” e “Toque no altar”. Para quem, como eu, curte demais esse ministério, será uma ótima aquisição, mesmo com a ausência de louvores inéditos e louvores do álbum “Deus de promessas”.

“E começareis a dar fruto, muito fruto, pois adoradores sem frutos são apenas contempladores”. Pastor Marcus Gregório.


Compre o CD Toque no altar na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.