Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



Análise

CD Acústico
(Voices)

Análise feita pelo colaborador:
Philipe Daniel (pldaniel@brfree.com.br)
Depois de quase três anos longe dos estúdios, o grupo Voices, formado pelas cantoras Eyshila, Fernanda Brum, Marina de Oliveira, Liz Lanne e Jozyanne, chegam ao seu sexto CD com mudanças em sua estrutura. O CD, produzido por Emerson Pinheiro, é o último trabalho com Jozyanne, que sai do grupo para se dedicar à carreira solo, e é o primeiro trabalho com Lílian Azevedo (fonoaudióloga e back vocal de diversos cantores) que entra no grupo para substituir Jozyanne.

O CD abre com a canção “Meu desejo”. Uma canção bem alegre e bem no estilo daqueles corais norte-americanos, onde o dirigente de louvor canta uma frase e o coral repete logo em seguida. Essa canção é exatamente assim. As cantoras se revezam no solo e as demais fazem as repetições e todas se encontram no refrão fazendo um belíssimo e empolgante coro. A segunda canção “Vivo ele está” é de autoria da Voices Eyshila e soa como uma surpresa, e surpresa das boas. É a mais diferente do estilo Voices. Essa canção se destaca pela sua impactante melodia e pela letra que fala da soberania de Deus e da vitória de Cristo na cruz. Com um elaborado arranjo de cordas essa canção todas cantam juntas, mas há um destaque vocal para o contralto agudíssimo da Eyshila.

A terceira faixa “Tudo é possível”, também da Eyshila, é uma das mais bonitas do CD. Uma canção de ânimo que nos leva a crer que tudo é possível pra Deus. Um ponto muito especial desse louvor é a parte em que Fernanda canta “É possível que a mulher estéril seja mãe de filhos e filhas” onde ela canta com muita emoção, vivendo o louvor, realmente celebrando a vitória que Deus outrora deu à sua vida.

Transformado” a quarta canção do CD divide com “Vou te adorar” o posto de mais bonita. Essa belíssima canção de Emerson Pinheiro se destaca pela suave melodia e perfeita harmonia vocal entre as cantoras. Há um solo de violão muito harmonioso executado por Duda Andrade (guitarrista da banda 4/1). Essa canção diz que a cada dia temos que ser transformados pelo Senhor. Linda canção.

Na presença do Rei” é a faixa mais animada. Essa canção que começa com uma introdução no baixo acústico executado por Marcus Salles (contra baixista da banda 4/1) fala da alegria de estarmos na presença do Rei.

Baby amo você”, a sexta canção, é a única canção romântica. Gravada originalmente por Josué Teodoro (que também é o compositor da canção) para o CD “De todo o Coração” a canção ganhou novos arranjos instrumentais e vocais. Também foram feitas algumas modificações na letra. Ótima música para emplacar trilhas sonoras de casais no dias dos namorados.

Meu amado quer me encontrar”, sétima faixa do CD, declara o amor da igreja (a noiva) pelo amado Jesus e o anseio de um dia se encontrar com Ele. “Eu recebo” é um “reggaezinho“ muito bom. Com um refrão empolgante e de fácil aprendizado que diz: “Eu recebo, eu recebo, eu recebo”, essa canção agradará em cheio o público jovem.

Recomeçar” de Saulo Valley é uma canção bem antiga. Gravada há mais de dez anos atrás pelo grupo “Altos Louvores” na época em que Eyshila e Marquinhos Gomes faziam parte do grupo, essa canção que foi sucesso nas rádios por vários anos ganhou uma nova roupagem. Alguns contracantos vocais foram retirados, o que deu à canção um aspecto mais harmônico. Essa canção inicialmente seria a faixa título deste novo CD.

Vou te adorar” de Alda Célia é indescritível. Como dito anteriormente é uma das mais lindas do CD. A canção diz que em todo tempo de nossas vidas devemos adorar a Deus. No refrão foi feito uma arranjo vocal com quatro vozes diferentes que deixou a canção mais linda ainda.

A percussiva “Incandeia” é a penúltima faixa do CD. Apesar de não haver sentido gramatical para a palavra “incandeia” a mensagem do louvor é muito bem transmitida. Destaque para a percussão de Emerson Pinheiro.

My desire”, canção que finaliza o CD, é uma versão em inglês da música “Meu desejo” que abre o CD. Se “Meu desejo” nos faz lembrar dos corais norte-americanos, em inglês nos sentimos dentro do próprio coral. Há uma inversão na ordem dos solos mas não perde em nada para a versão em português. Muito pelo contrário, é ainda melhor.

Mudanças na estrutura à parte, a principal mudança no grupo se torna musical. Esses três anos longe dos estúdios fizeram muito bem para o amadurecimento do grupo. O CD está com uma ótima qualidade vocal e com canções que nos levam a uma intimidade profunda com Deus. O grupo deixou um pouco de lado o pop de seus trabalhos interiores para investir em canções de adoração com pitadas de soul music. Essa mudança faz de “Acústico” (que não chega a ser completamente acústico devido a presença de guitarras em algumas faixas) o melhor CD do Voices. Agora só nos resta esperar o DVD e desejar boa sorte à Lílian Azevedo, que tem a árdua missão de substituir uma cantora com alto nível vocal, e desejar boa sorte à Jozyanne em sua carreira solo.

Texto revisado por Leone Lacerda.


Compre o CD Acústico na loja virtual Gospel Goods

Atenção: As análises são escritas por usuários colaboradores do Super Gospel, e descrevem suas opiniões pessoais. Os comentários e observações não necessariamente refletem as opiniões do site.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.