Análises

Louvor - O melhor da série (Vencedores por Cristo)

Roberto Azevedo em 28/04/06 24165 visualizações
Vencedores por Cristo é uma missão evangélica que iniciou suas atividades em 1968. A organização é o resultado de um trabalho voluntário por Jaime e Judith Kemp, missionários americanos da Sepal (Serviço de Evangelização pra América Latina), visando formar uma equipe de jovens universitários e pré-universitários para receberem um treinamento bíblico, teórico e prático usando o período de férias escolares.Em 56 equipes mais de 450 pessoas passaram pelo treinamento de Vencedores Por Cristo, sendo que quase a metade estão servindo a Deus em tempo integral.

Atravessando as décadas de 70, 80, 90 e em pleno século 21, a Missão VPC continua firme no propósito de ajudar a igreja e pregar a palavra de Deus de forma contextualizada, usando a música e todos os tipos de manifestações artísticas.

Com mais de 18 trabalhos gravados, o grupo foi o pioneiro em fazer música gospel de forma bem brasileira, e hoje vários anos depois continua sendo sinônimo de música cristã com qualidade. Não é nenhum absurdo afirmar que muito do que aconteceu com a música evangélica brasileira a partir dos anos 70 teve o “toque” do VPC.

A missão VPC é contemporânea do grupo Logos que surgiu fruto de uma parte do grupo Ello após a morte de Jairinho e da banda Rebanhão que foi idealizada pelo inesquecível Janires e foram em parte responsáveis pela popularização da bateria na igreja e pioneiros na criação de canções que abordavam temas atuais acompanhando as mudanças no cenário político brasileiro da década de 80. Contava em sua formação original com a participação dos ainda em atividade Pedro Braconot e Carlinhos Félix.

Entre seus discipulados o VPC teve Sérgio Pimenta (que foi para a glória em 1987) e que foi um dos pioneiros a trazer a música brasileira para o universo musical das igrejas e o virtuoso violonista João alexandre que se encontra ainda em atividade e tem planos de gravar um dvd ao vivo entre 2006 e 2007.

Um dos discos mais marcantes lançado pelo VPC foi De vento em popa, recentemente, entre outros projetos, o grupo Vencedores por Cristo tem trabalhado na série Louvor, que teve 10 edições.

Com Louvor, o melhor da série, o grupo Vencedores por Cristo reúne os melhores momentos da série Louvor. Todas as canções que foram escolhidas para fazer parte deste repertório foram rearranjadas por Cláudio Rocha (produtor e diretor muiscal) e Vagner Roberto (co-produtor) de forma acústica, apenas com a utilização de violões de nylon e aço, piano, percussão e um grupo vocal. Tudo isso para conduzir o ouvinte a um ambiente de intimidade, meditação e adoração pessoal.

A intenção foi criar arranjos mais simples os para pequenos grupos de louvor que se multiplicam pelas igrejas de todo o Brasil. Com isso, sucessos como Rei das Nações e A Começar por Mim ganharam uma sonoridade intimista e muito agradável.

Todas as 10 faixas vêm com playback e no site - www.vencedoresporcristo.com.br - estão disponíveis as cifras, letras, transparências e recursos de multimídia (as letras em power point), o que se torna uma ótima ferramenta facilitadora para os ministérios de louvor das igrejas.

Rei das nações de Jorge Redher vem com uma pegada de violão, bem pop e muito gostosa. É um clássico que abre o álbum com chave de ouro.

Salmo 34, também de Jorge Redher, traz uma pegada blues e é uma das que eu mais gosto de ouvir e tocar. Mesmo sabendo que a proposta do disco é para louvor em pequenos grupos e células de estudo, a dinâmica desta canção cria uns climas ótimos para o dirigente de louvor interagir com a igreja em qualquer “modelo” de culto ao nosso Deus. Excelente!

Jerusalém de autoria do saudoso e inesquecível Sérgio Pimenta me traz a memória minha adolescência e os congressos da Associação Topázio de Adolescentes aqui no rio de Janeiro. Esta canção tem um dos melhores arranjos do cd. Destaque para a bela cadencia e sincronia entre percussão e os arpejos do violão.

Mente e coração é de autoria de Guilherme Keer e traz no arranjo uma levada de violão com um pouco mais de groove em relação as anteriores. O hino versa sobre a segurança que temos em Cristo Jesus através da presença do Espírito Santo em nossas vidas. Refrigério que devemos cultivar todos os dias.

Em Tua vida em minha vida de Lieza Coelho Silva, o violão da lugar ao piano. A condução de vozes e ornamentos do piano dispensa comentários.

Salmo 96 de Nelson Bomilcar é outro clássico. Quem nunca entoou “Glória e majestade estão diante dele, força e formosura no Seu santuário”? Essa é realmente maravilhosa.

Doce som de Glaucia Carvalho é mais uma canção que versa sobre a suficiência de Cristo em nossas vidas.

Teu povo de Elias Loureiro vem em clima de balada e é uma canção de reconhecimento da grandeza do nosso Deus. “Santo, digno de louvor, bondoso, Pai querido, verdadeiro Senhor”.

A começar em mim de Beatriz Cruz é outro clássico inesquecível que nos chama a unidade. “A começar em mim quebra corações pra que sejamos todos um como Tu És em nós”.

É tua graça termina a gravação exaltando a maravilhosa graça de Deus, favor imerecido que devemos tomar posse para podermos viver a vida abundante que Deus preparou para nós. “Porque onde abundou o pecado, superabundou a graça de Deus”.

Louvor – O melhor da série não se trata de mera repetição de músicas antigas, mas sim de hinos que fazem parte da história da música gospel nacional e que transformaram a vida de muita gente, entre essas, a deste que vos escreve. Glória a Deus por este projeto e que o VPC continue nos brindando com esses trabalhos sérios e de qualidade profissional e espiritual. Glória a Deus.
Louvor - O melhor da série

(CD) 01/06


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Vencedores por Cristo

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Roberto Azevedo é cristão e membro da Comunidade Evangélica Betel (RJ). É militar e curte música, filmes e games (não necessariamente nesta ordem). É o principal colaborador do SuperGospel desde 2005.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook

Receba as novidades de música gospel diretamente no seu WhatsApp. Seja avisado sobre novos vídeos ou músicas.

Entrar no grupo

Este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar.