Análises

GUG 2 - Do começo ao fim (Filhos do Homem)

Roberto Azevedo em 16/09/05 11734 visualizações
Ano passado o Ministério Filhos do Homem e a Rede Jovem da Comunidade Cristã Vida Para Todos os Povos, em Pato Branco, gravaram no acampamento realizado nos dias do carnaval, o cd Guerreiros da última geração, com o objetivo de despertar a juventude do Brasil para Adoração, Santidade e Intimidade com Deus e para Multiplicação.

Este ano reaproveitaram e fizeram outra gravação, registrando o mover de Deus no acampamento. Enquanto se preparam e se consagram para o Filhos do Homem 4, Pastor Cris, e seus discipulados (leia- se FdH, Odres Novos e Samuel Barbosa) nos brinda com esse “aperitivo de luxo”.

Em seu mais novo lançamento, Guerreiros da última geração II – Do começo ao fim – o Ministério Filhos do Homem nos apresenta um trabalho sério e de qualidade profissional. É um ponto positivo para a música gospel que em alguns momentos tem se perdido na linha tênue entre a unção e a qualidade.

Às vezes nos esquecemos que no Salmo 33, o salmista faz uma séria advertência no versículo 3 sobre tangermos com arte (técnica) e com júbilo (unção, pois a alegria do Senhor é a nossa força) e nos conformamos com o “pra Deus esta bom”, frase tão perigosa quanto o, infelizmente famoso, “não tem nada haver”.

Comentários a parte, este trabalho também nos mostra o crescimento musical do grupo, usando harmonias e arranjos mais trabalhadas.

No GUG 1 além do tradicional rock pop e baladas, ritmos que são marca registrada da banda, eles também gravaram reggae e dance, opção que chegou a ser questionada pelos “fãs” mais tradicionais do ministério (vide o site Fórum Gospel - www.forumgospel.com.br). Em GUG II o FdH volta as origens, mas não deixa de se aventurar em áreas ainda não exploradas.

O encarte, muito bem trabalhado, faz referências a humildade, com duas fotos figurando uma lavagem de pés. Uma na capa, entre um soldado e uma criança e uma no meio do encarte, entre um soldado e um adulto. Como no cd anterior, as tradicionais cifras com as letras também se fazem presente, junto com as fotos da gravação.

Com um marcante riff de guitarra, a faixa título Do começo ao fim, abre o cd com bastante rock´n roll. É um hino de exaltação a Jesus. “Jesus selou minha vitória, Jesus mudou a minha história, do começo ao fim”.

Com mais um marcante riff de guitarra, Uma razão, uma nação mantém a atmosfera de adoração e energia criadas no louvor anterior. É mais um hino de exaltação a Jesus. “Eu tenho uma razão para cantar. Eu tenho uma razão para dançar. O nome que está sobre todo o nome, Jesus”.

A única regravação desta vez é Cordão de 3 dobras (Eclesiastes 4:12), do cd Somos teus filhos. (primeiro trabalho da banda). O refrão faz menção a João 17, a oração feita por Jesus ao Pai pela unidade da igreja. “Faz nascer em nós um só coração, ensina-nos Teu caminho e seguiremos sendo um”.

Eu não sei viver sem você é primeira balada do cd. É uma canção apaixonada por Jesus e a mais poética do cd. “É do escuro que o dia amanhece. Depois da chuva que o sol aparece.” Uma harmonia trabalhada e um belo solo de guitarra coroam a faixa e confirmam o amadurecimento musical da banda.

Chegamos ao momento de Samuca ofertar ao Senhor dois louvores. A primeira é uma canção de gratidão. De todo meu coração é uma balada, mas tem uma levada balançada, meio funkeada apesar de ser bastante compassada. Na segunda, Deus é fiel, a banda mostra toda sua versatilidade. Muito groove, Guitarra com licks jazzísticos, back seguro e forte e Samuca ainda arrisca uma ministração “a la Kirk Franklin” que ficou muito legal.

A banda Odres Novos marca sua presença com Em intimidade. Uma canção de clamor por mais de Deus. Não podemos esquecer da condição de responsabilidade e compromisso que canções como essa nos cobra. Quando clamamos por mais do Senhor em nossas vidas estamos na verdade nos disponibilizando para sermos mais usados por Ele e não para termos mais tranqüilidade em nossas “zonas de conforto”. O refrão faz menção a disposição de crescermos em santidade na presença de Deus e a uma condição a ser alcançada: a de permanecermos nesta presença.

Jaqueline Lodos faz uma participação especial com um louvor de sua autoria, Eu te amo. É mais uma canção apaixonada por Jesus. Apesar do título ser batido e a letra usar e abusar dos atuais clichês evangélicos a música vai além do usual. Com um arranjo meio charme e uma excelente interpretação essa é uma das melhores baladas já gravadas pelo FdH.

Gerson Freire, do Ministério Geração Profética, também faz uma participação com um louvor de sua autoria. Ofereço a Ti é uma canção de entrega. “Ofereço o meu coração para te servir. Ofereço meu coração para te honrar. Ofereço meu coração para te amar”.

Fechando o trabalho, Samuca adora a Deus a canção Tempo de celebração. É um hino de celebração e também a faixa mais pop do cd.

Como disse no início, este lançamento glorifica a Deus por sua qualidade e profissionalismo. Que a banda possa a cada trabalho se superar cada vez mais, tanto musical, quanto espiritualmente, sempre guiados, protegidos e sustentados por Deus através da presença do Espírito Santo.

Com certeza Deus recebeu esta oferta em forma de cd e estas canções vão edificar bastante os guerreiros desta última geração. Glória a Deus!
GUG 2 - Do começo ao fim

(CD) 01/05


Seja o primeiro a avaliar

Ouça e dê sua nota

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Filhos do Homem

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Roberto Azevedo é cristão e membro da Comunidade Evangélica Betel (RJ). É militar e curte música, filmes e games (não necessariamente nesta ordem). É o principal colaborador do SuperGospel desde 2005.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook

Receba as novidades de música gospel diretamente no seu WhatsApp. Seja avisado sobre novos vídeos ou músicas.

Entrar no grupo

Este é um serviço totalmente gratuito e você pode sair quando desejar.