Notícias

Agência Excellence conta detalhes sobre a criação do site de Marcus Sallles

Redação em 22/03/11 3897 visualizações
Você gostou do logotipo do Trazendo a Arca e do Davi Fernandes? Você ja navegou no site do Ministério Ipiranga? Você curtiu a capa dos CDs “Descanso” (Antonio Cirilo), Ressuscita (Ministério Ipiranga), “Pra Tocar o Manto” e “Entre a Fé e a Razão” (Trazendo a Arca)?

Pois é! Estas são algumas das diversas contribuições da agência Excellence, responsável pela criação do "case" de diversos representantes da música gospel nacional.

Clique aqui para ver o site do Marcus Salles e confira abaixo nossa primeira matéria da série “Identidade Visual”.

Supergospel: Como surgiu a agência Excellence?

Nosso trabalho como Agência começou em um pequeno escritório na Baixada Fluminense no estado do Rio de Janeiro, há aproximadamente 5 anos, época em que o ainda formando em publicidade, David Cerqueira, começou seus trabalhos de criação e design gráfico para alguns ministérios de louvor de sua região, entre eles o Toque no Altar o qual fazia parte também como ministro.

Com uma demanda clara pelo seu trabalho, seus projetos foram tomando uma maior proporção e foi aí que nasceu Agência Excellence, uma empresa que busca atender seus clientes em sua amplitude. Houve então o desejo de se agregar mais profissionais ao seu estilo de trabalho, surgiu assim a parceria com Wagner Soares, um webmaster graduado e muito criativo. Unindo forças e idéias, agora a empresa ataca o Mercado em vários setores da publicidade.

Supergospel: Como foi o contato com o pastor Marcus Salles?

O pastor chegou em nossa empresa através da indicação de alguns amigos, logo houve uma empatia e a amizade fluiu espontaneamente. Marcus, além de pastor e cantor, é produtor musical e trabalhou praticamente todas as suas produções conosco, especialmente “The Lions Face”e “Projeto Vida Nova de Campo Grande”, mas até então não haviamos trabalhado diretamente em um projeto seu pessoal.

Havia o desejo, a confiança, mas não tinhamos abertura com a antiga gravadora. Agora na Sony Music, representado na pessoa do diretor Maurício Soares, conseguimos a abertura para trabalharmos em conjunto com a gravadora e tornamos viável o projeto do novo web site.

Supergospel: Poderia contar para nossos leitores os segredos por trás da criação desse site?

O web site foi projetado pela equipe Excellence, com direção de arte feita por David Cerqueira e webdesign, programação e animações por Wagner Soares. O material de fotos e capa foi cedido pela Sony Music, com devidos créditos a incrível fotógrafa "Junya Lanne" e o designer "Carlos André".

Na produção desse site, buscamos uma continuidade com aquilo que já estava acontecendo na capa do CD, algo limpo e com um conceito jovem, mas sem perder a seriedade desse novo momento do pastor.

No layout, valorizamos a imagem dele, com ilustrações temáticas do álbum "Meu Lugar", usando a "Bússsola" como o menu que dirige o visitante à todas as partes do site. Navegando pelo menu de fotos às mídias socias com destaque para o "twitter" e por um canal de notícias diretas.

Com o layout, tudo estava perfeito, mas na prática instalava-se um desafio para tornar a ideia viável. Inicialmente o menu do site seria estático, com uma pequena animação dos "links", mas o resultado não foi satisfatório, decidimos então trabalhar todo o menu animado.

"Flash" e "Action Script" foram as plataformas usadas para as animações, o que não foi uma tarefa fácil, mas com criatividade e conhecimento conseguimos resolver o problema.

As páginas internas seguiram a mesma idéia da home, com fotos intercaladas à cada página, todas programadas em "HTML," "CSS", "JAVA SCRIPT"e "PHP", o que tornam as páginas o mais leve possível.

Supergospel: Em algum momento vocês pensaram em usar algum template pronto ou algum CMS do tipo Joomla!, Wordpress ou Drupal?

Nós da Agência Excellence primamos pelo bom-gosto, modernidade e impacto. Fazemos sites sob medida para cada cliente. Não aceitamos de forma alguma um mero "template" no qual se joga informações por cima das páginas, tornando os sites de nossa autoria singulares.

Um site desse segmento deve se adaptar ao artísta, deve traduzir o álbum, deve promover a música e arte. Cada trabalho é um novo desafio, é um novo sabor. Quando a música do artísta ajuda, como é o caso do Marcus, é fácil criar e se inspirar.

Supergospel: A parte mais difícil dessa criação aparenta ser a bússola em movimento. Em algum momento vocês pensaram em desistir de usar este recurso?

Sim. Logo quando idealizamos o menu com a bússola pensamos em desistir da animação e fazer algo mais estático pois seria muito trabalhoso.

Mas o desafio é o nosso combustível e fugir não era uma opção! Deu certo. (rs)

Supergospel: Hoje em dia temos Internet Explorer, Firefox, Google Chrome, Safari e Opera, entre outros. E o pior, não existe uma padronização e o recurso que funciona em um navegador, as vezes não funciona em outro. Vocês enfrentaram alguma dificuldade para deixar o site “cross-browser”?

Na verdade enfrentamos esta dificuldade em quase todos os projetos que desenvolvemos, pois infelizmente nem todos os navegadores são amigos do web designer.

Aproveitando a deixa, gostaria de pedir que, sempre que possível, usem o Firefox. rs

Supergospel: Outro problema é a quantidade de monitores com tamanhos e formatos diferentes, sem falar nas diversas opções de resolução de vídeo? As vezes o layout funciona muito bem no monitor normal, mas “quebra” no wide screen, ou então, fica bem encaixado em 1440x900, mas fica estranho em 1240x768. Vocês enfrentaram alguma dificuldade neste sentido?

Hoje a tendência é o wide screem e uma das resoluções mais usadas é a 1024X768, mas sabemos que ainda há muitos internautas que ainda usam monitores antigos e tentamos desenvolver sites que sejam bem visualizados em qualquer monitor.

Supergospel: O que acharam dessa oportunidade de compartilhar com o público os bastidores da criação de um site?

A oportunidade é maravilhosa, pois não é todo dia que há uma abertura pra se falar de projetos desse tipo. Estamos muito acostumados a ver os cds e os sucessos dos artistas, mas esquecemos de toda a estrutura que há nos bastidores e que dão todo suporte pra que a carreira de um cantor, ministro ou banda tenha sucesso.

Estamos falando de compositores, produtores, arranjadores, designers, músicos, fotógrafos e enfim web designers. Pessoas que doam seu talento e seu tempo para promover grandes nomes e, é hora de honrar esses profissionais também.

Supergospel: Como fazemos para entrar em contato com vocês?

Nosso portfólio pode ser conferido no nosso site - www.agenciaexcellence.com.br. Nosso telefone de contato é (21) 26562106, ou através do nextel - 81*14200.

Supergospel: Poderiam deixar um recado para os nossos leitores?

Agradecemos a oportunidade e deixamos o nosso abraço aos que nos seguem e gostam do nosso trabalho. Seja excelente em tudo o que fizer.

Siga-nos no twitter: @agexcellence. (rs)

O Supergospel agradece a galera da Agência Excellence pela atenção e disponibilidade.

Entrevista feita pelo colaborador Roberto Azevedo (@azevedoroberto)

Ouças as músicas e saiba mais sobre:

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook