Notícias

Banda Catedral regrava Elvis Presley em homenagem

Redação em 22/07/08 11560 visualizações
Abaixo uma mensagem que foi postada no blog do Kim, vocalista da banda Catedral. O texto fala do trabalho THE ELVIS MUSIC, que homenageia o ícone do rock. Quem assina a mensagem é o jornalista Toninho Spessoto, que diz que o Catedral "iniciou a carreira no gospel e tornou-se um dos mais populares em todo o Brasil".

Abaixo a mensagem completa:

Roqueiro que é roqueiro admite ter Elvis Presley como uma de suas principais referências. É o que ocorre com a banda carioca CATEDRAL. O trio, formado por Kim (voz, guitarras), Julio Cezar (baixo, guitarras, teclados, cordas, arranjos) e Guilherme (bateria) lança seu primeiro trabalho pela I! Produções (e 21º da carreira), THE ELVIS MUSIC. Trata-se, claro, de uma homenagem ao Rei do Rock, feita com emoção e reverência por este grupo vencedor, que iniciou a carreira no gospel e tornou-se um dos mais populares em todo o Brasil.

O CD, produzido por Kim e Júlio Cezar e com o auxílio de Carlos Trilha, traz dez clássicos do repertório de Elvis Presley, todos interpretados em inglês. Em muitos casos, a banda foge do usual dando novas cores às canções. A festa abre com I Just Can’t Help Believin’ (Barry Mann/Cynthia Weil), lançada por B.J. Thomas e que fez também enorme sucesso com Elvis. O CATEDRAL dá um peso instrumental maior do que os dos registros dos dois cantores. Polk Salad Annie (de Tony Joe White, compositor bastante gravado por Elvis) aparece com sabor de rock dos anos 80. O blues Heartbreak Hotel (Elvis Presley/Hoyt Axton/Durden), um dos maiores clássicos do Rei do Rock, tem o peso das guitarras ampliado, dando um punch ainda maior ao tema. You’ve Lost That Lovin’ Feelin’ (Barry Mann/Cynthia Weil/Phil Spector) foi lançado pelo duo Righteous Brothers, formado por Bill Medley e Bobby Hatfield e fez sucesso também com Johnny Rivers e Daryl Hall & John Oates. Elvis Presley deu seu toque todo especial e a canção cresceu ainda mais. O CATEDRAL vem com roupagem semi-acústica, com direito a belo arranjo de cordas. Suspicious Minds (Mark James) é outra marca registrada de Elvis. A banda coloca peso no refrão, mas a estrutura se mantém fiel à gravação do homenageado.

You Don’t Have To Say You Love Me versão de Vicky Wickham e Simon Napier-Bell para a balada clássica Io Che Non Vivo Senza Te, de Pino Donaggio e Vito Pallavicini, gravada por Donaggio, transformou-se num dos maiores hits românticos da carreira de Elvis Presley. O CATEDRAL põe peso nas guitarras e mantém a estrutura de balada, dando à canção um sabor especial. Blue Suede Shoes (Carl Perkins) foi um dos primeiros hits de Elvis. O trio transforma o rockabilly original num igualmente pulsante hard rock. Steamroller Blues é um clássico de James Taylor que recebeu belíssima versão de Elvis. O CATEDRAL mantém a pegada da versão do Rei do Rock. A pulsante Guitar Man (Jerry ‘Reed’ Hubbard) é outro standard de Elvis, que recebe aqui ares a la Bo Diddley, com forte marcação rítmica dada pelas guitarras. I’ve Got a Thing About You Baby (Tony Joe White) fecha o repertório, com uma surpresa. A canção, originalmente uma balada, é transformada pelos intérpretes numa deliciosa Bossa Nova.

A voz de Kim está no auge da forma e beleza. O cantor imprime interpretações sensíveis a todos os temas. O instrumental de Julio Cezar e Guilherme garante o peso necessário. THE ELVIS MUSIC é um CD pautado ao mesmo tempo por reverência e criatividade. Se estivesse entre nós, certamente Elvis Presley vestiria um de seus macacões brancos da fase Las Vegas e cairia na estrada com o CATEDRAL. Belíssima homenagem!

Ouças as músicas e saiba mais sobre:

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook