Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



Confira nossa conversa com o produtor fonográfico Jordan Macedo

Roberto Azevedo em 13/12/2011
Para o Super Gospel
Supergospel – Quem é Jordan Macedo?

Filho do casal mais precioso do mundo: Diorides e Kátia Macedo, neto da dona Didi e marido da Thaís, a princesa mais linda do mundo. Falando de trabalho, sou um brasileiro apaixonado por produções audiovisuais, formado em Produção Fonográfica.

Supergospel - Poderia nos contar como foi seu início na área de música e produção musical?

Comecei a estudar piano aos 5 anos de idade, desde criança sempre fui vidrado em música e acredite ou não, aos 7 já sonhava com produção de discos. Na adolescência até tentei gostar de outras coisas, mas a veia musical falou mais alto. Brincando no computador na adolescência, tentei ajudar a minha igreja local gravando um disco caseiro de 4 músicas sem experiência nenhuma, ficou até interessante.

A partir daí decidi desenvolver esse dom estudando na Faculdade de Produção Fonográfica no Rio de Janeiro. Antes mesmo de me formar encarei o desafio de gravar o meu primeiro trabalho profissional ao vivo que vendeu mais de 20 mil copias.

Um ano mais tarde, não apenas como eng. de gravação, produzi o disco de uma banda pop secular e logo depois fundei o Polo Studio em Belo Horizonte, meu laboratório pessoal de áudio.

Supergospel - Qual o seu setup atual em relação a equipamentos de gravação, instrumentos e softwares?

Costumo gravar e mixar no Logic ou no Protools, mas em relação a instrumentos, mudo meu setup todo dia. Cada projeto é um universo e merece ser tratado com exclusividade. Uso para mixar monitoração 2.0 Yamaha NS 10 e JBL para 5.1. Tenho também pré-amplificadores da Avalon Design, Universal Áudio, dentre outros.

Supergospel - Sabemos que muitas das suas produções são mixadas por você mesmo. Você prefere utilizar equipamentos analógicos ou digitais?

Tanto o domínio analógico quanto o digital são fantásticos. A grande questão é conhecer a fundo os dois e saber como usá-los. O digital tem a grande vantagem de você poder mixar com infinitos canais e no dia seguinte poder voltar com a mixagem exatamente do ponto que parou.

Já no domínio analógico costuma ser diferente, quando se termina uma mixagem, caso deseje voltar do ponto que parou, terá que recorrer a anotações de papel para recuperar todas as coordenadas da mix.

Porém, não posso negar, o analógico tem um calor diferente, então porque não mesclar os dois? É isso que faço, uso numa mixagem o melhor do digital e o melhor do analógico juntos, assim tenho tudo salvo no computador e a soma do calor analógico.

Supergospel – Vamos bater um bate papo rápido sobre alguns trabalhos que você assinou, seja produzindo, seja mixando, seja masterizando? Eu falo o nome do projeto e você faz uma explanação rápida sobre o contexto em que você idealizou a sonoridade dos discos. Topa?

Sim.

Supergospel – Então vamos lá. Thalles Roberto – Uma história escrita pelo dedo de Deus.

Foi uma gravação ao vivo fantástica. Esse disco é ao vivo de verdade! Foram mais de 60 canais gravados em 2 sistemas Protools HD completos ligados em uma mesa Amek Neve. Quem entende de áudio de verdade sabe do que estou falando. Não poderia ter sido melhor, o resultado vocês já conhecem.

Supergospel – Heloisa Rosa – Confiança

Um disco intimista, mas com sua essência no rock. As guitarras falaram alto. Tivemos de tudo, até orquestra de cordas. Nunca poupo esforços nas captações, tínhamos microfones espalhados por todo canto! (Risos)

Supergospel – Jovens da capital – A caminho do sol

Foi uma delícia fazer esse disco, me diverti muito produzindo e tive a oportunidade de extrair da banda um som que estava escondido dentro deles. Rock de verdade!

Supergospel – Chris Duran – Meu Encontro

Nesse disco, tive a oportunidade de inserir influências musicais diferentes do que o público do Chris estava acostumado a ouvir, e quem não o ouvia percebeu algo diferente. Foi uma produção descontraída, gravamos o vocal em sua própria casa e ele curtiu muito trabalhar fora do contexto do estúdio.

Supergospel – Você esta trabalhando em algum projeto no momento? Se sim, pode nos adiantar alguma informação?

Estou produzindo o disco folk de um mestre da composição cristã. O nome dele é Bruno Branco. Logo, logo fica pronto e tenho certeza que quem já curte os trabalhos que faço vai curtir muito o som do Bruno.

Supergospel – Qual a sua opinião em relação a pirataria e download ilegal de músicas?

Não podemos negar. Estamos vivendo um momento de transição da música mundial. A gravação sempre será necessária, pois é através dela que os artistas divulgam seus trabalhos e é onde os fãs têm a oportunidade de trazer essa arte para o seu cotidiano.

A música continua sendo música, só a forma de consumo que está em transição e é necessário que os artistas e gravadoras entendam esse novo momento. A fase de tentar conter o download já se foi. Como ganhar com isso? Usando a criatividade.

Supergospel - Vamos supor que uma pessoa nunca ouviu música gospel, e deseja que você recomende para ela 6 CDs evangélicos dos mais variados estilos, mas com qualidade. Quais CDs você recomendaria?

Tarefa difícil, mas recomendaria Thalles Roberto – Uma História Escrita Pelo Dedo de Deus, Bruno Branco – O Novo é Resposta, Palavrantiga – Esperar é Caminhar, Jovens da Capital – A Caminho do Sol , Heloisa Rosa – Confiança e Lucas Souza - Cidade do Amor. Posso assegurar que todos possuem letras maravilhosas para um primeiro contato de um não cristão com a música Gospel.

Supergospel – E no âmbito geral? Poderia citar para nossos leitores os 10 melhores CDs da sua vida?

1- U2- The Joshua Tree; 2 – Jars of Clay – Much Afraid; 3 – Dc Talk – Jesus Freak; 4 – Coldplay – X & Y; 5- Norah Jones – Feels Like Home; 6- Dave Mathews Band – Under the Table and Dreaming; 7- Rebanhão – Mais doce que o mel; 8- Carlinhos Felix – Ao Vivo; 9- Foo Fighters – In Your Honor e 10- The Corrs - Unplugged

Supergospel - Como produtor, como você avalia a evolução das produções dos CDs evangélicos no Brasil e no exterior?

As produções em si estão melhorando muito, a sonoridade cada vez mais apurada. Isso acontece porque o público está mais exigente, mas acho que existe um problema a ser vencido, tanto no Brasil quanto no exterior, vejo muitas músicas que são imitações da outra que fez sucesso.

Acredito que o processo de composição do meio cristão, principalmente quando falamos de louvor, precisa ser autêntico e verdadeiro. Música é uma forma de expressão da alma, seja como arte ou adoração, deve ser sincera. Os poucos que aparecem com algo novo conquistam o público.

Supergospel - A cada dia vemos crescer o uso de meios eletrônicos, como o Twitter, o MySpace, Facebook, Youtube, entre outros, para divulgação do trabalho. O que você acha dessas novas opções de mídia?

Acho que são ferramentas fundamentais hoje em dia para o movimento das atividades de qualquer artista ou banda. Isso significa acesso direto ao público que busca suas informações por interesse espontâneo, não poderia ser melhor, principalmente para aqueles que não se encaixam no perfil das grandes gravadoras.

Quanto ao youtube, acho que todos já perceberam que muitas vezes as pessoas entram lá não para assistirem vídeos, mas para ouvir música, não é mesmo?

Supergospel - De tudo o que foi perguntado aqui, o que você gostaria que todos soubessem ao seu respeito?

Não gravo apenas no meu laboratório pessoal de áudio, gravo em qualquer estúdio ou lugar! Também sou blogueiro e produzo vídeos nas horas vagas!

Supergospel - Para encerrar, quais são os seus projetos e o que você espera no ano de 2012 para o seu trabalho?

Não tenho grandes pretensões, é Deus quem me guia e eu sigo o caminho que Ele me revela dia após dia. Apenas continuo trabalhando com o que mais amo que são produções audiovisuais e faço isso com muito cuidado e profissionalismo. Espero que o Senhor sempre coloque no meu caminho pessoas que gostam de trabalhos feitos com excelência, assim como eu gosto.

Contatos:
Telefone: (31)8663-3567 Nextel: 55*13*478328
Site: www.jordanmacedo.com.br
Twitter: @jordanmacedo
Facebook: Jordan Macedo
Email: jordanmacedo@hotmail.com
Youtube: PoloStudioBhz

Fonte: Supergospel

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.