Notícias

Confira nosso bate papo com a banda carioca Louca Sophia, destaque no cenário gospel alternativo

Gleison Gomes em 07/08/11 3546 visualizações
A Louca Sophia é uma banda carioca que a pouco mais de uma década tem enveredado no rock, dentro do cenário alternativo, inclinando-se a vertente hard rock, sobretudo dos anos 70.

O porque do nome “Louca Sophia” já nos diz muita coisa, e quem nos conta é a própria banda: “Dito assim pode parecer uma louca mulher. Mas, Sophia é uma palavra transliterada do grego, cujo significado é sabedoria, humana ou divina.

Sobre o Louca[?] Uma das melhores respostas, foi dada pelo Apóstolo Paulo e bem interpretada no livro “Com vergonha do Evangelho” de John F. MacArthur,Jr. (Editora Fiel)...aquilo que a sabedoria humana considera louco e frágil é a expressão mais cristalina possível do poder e da sabedoria de Deus. “Porque a [assim chamada] loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a [suposta] fraqueza de Deus é mais forte do que os homens” (1 Co. 1.25). Paulo estava usando a expressão “loucura de Deus” para colocar em foco o conflito entre a filosofia humana e a verdade bíblica”.

Durante sua trajetória, a Louca gerou três Ep’s, a saber: Encontro aéreo (2003), Homônimo (2007) e A mente em delírios (2009). O que você vai encontrar neles? letras questionadoras e reflexivas que abordam temas como idolatria, ciência, fé, misticismo e um instrumental de peso que valoriza o uso do teclado e solos de guitarra bem elaborados, que são marcas do som da banda.

No mais é conferir nossa conversa com Sérgio Verine, baterista da banda.

Supergospel - Como surgiu a Louca Sophia?

Explorando dois acordes, escrevendo compulsivamente, envolvendo amigos em abril de 2000 e atendendo por Encontro Aéreo.

Supergospel - Com relação a formação, houve alterações ao longo dos anos ou todos os atuais integrantes estiveram no ínicio da Banda?

Passaram por aqui algumas pessoas, umas se foram por falta de disponibilidade e outras por discordâncias. Mas acho que o quebra cabeça finalmente foi montado... seis desses 11 anos são com a atual formação: Este que vos digita na bateria, Marcondes Forcato nos vocais, Guilherme Oliveira nos teclados, Samuel Salles no baixo e por fim, Tio Sam na guitarra, esse comigo desde o início.

Supergospel - Em que consiste o repertório da banda? Qual a vertente? Quais os estilos?

O repertório consiste em musicas próprias elaboradas dentro de uma ideologia cristã. Sobre o estilo, nos inclinamos ao Hard Rock.

Supergospel - Qual a formação musical dos integrantes da banda?

A curiosidade, o desejo... todos somos autodidatas.

Supergospel - Musicalmente falando, o que influenciou vocês e o que vocês têm ouvido atualmente?

Como estímulo... apenas o permitido (com um pé atrás) por nossos pais religiosos: bandas gospel. As do “mundo” não entravam em nossos lares (risos), graças a Deus existiam Catedral (regurgitando Rubem Alves) e Fruto Sagrado provocando outras visões. Hoje ouvimos de tudo, da marchinha ao som pesado.

Supergospel - Como tem sido o feedback, a repercussão do trabalho de vocês?

Boa. Temos um pouco mais que meia-duzia-de-gatos-pingados que sempre nos acompanham (risos) dentro e fora do caixote digital.

Supergospel - Imaginamos um pouco da grande dificuldade que é seguir tocando no cenário independente, algo semelhante a ter que “matar um leão por dia”. Na opinião de vocês quais as vantagens e desvantagens de não estar vinculado a uma gravadora?

Acreditamos que a vantagem é de poder trabalhar sem pressões. Já as desvantagens são a música fora das rádios e a tal distribuição.

Supergospel - A Louca Sophia, ao longo de seu trajeto como banda possui 3 Ep’s. Demos uma conferida, e trata-se de um bom material, o que já possibilita pensar em um disco. Há alguma iniciativa ou pensamento de vocês nesse sentido?

Sim, pretendemos juntar “as melhores de cada demo”, com as melhores da nova safra.

Supergospel - Como é o relacionamento de vocês com as outras bandas do cenário independente e alternativo?

Boa. Indicamos aos organizadores de shows e somos indicados.

Supergospel - Em relação a música gospel que existe no mercado hoje, vocês curtem algum ministério?

Não!

Supergospel - Individualmente, como músicos, vocês participam do grupo da igreja local?

Houve uma época em que todos participavam. Hoje apenas o tecladista.

Supergospel - E como banda, existe alguma diferença entre tocar na igreja ou fora dela?

Claro! Sempre soamos melhores fora, onde quanto mais alto o volume estiver melhor. Sem falar na boa recepção, coisa rara nos templos.

Supergospel - Qual a opinião de vocês em relação ao mercado de pirataria de CDs e download ilegal de músicas?

Para nós, piratas são os que diminuem dramaticamente a qualidade do CD, mas não o preço. Se apoiando em leis de um país que já permitiu mulheres com menos direitos legais, a escravidão no século 19 e a ditadura no século passado.

Supergospel - Diariamente observamos o crescente uso das mídias eletrônicas, tais como o Youtube, o Facebook, o Twitter, o MySpace, Orkut, dentre outros , para divulgação do trabalho. O que vocês acham dessas novas ferramentas?

Indispensável. São ferramentas gratuitas e o valor pago para se ter internet em casa, não se compara ao jabá pedido pelas rádios e todo resto.

Supergospel - Que “loucuras”, ou melhor, que projetos a Louca Sophia tem reservado para 2011 e nos próximos anos?

Músicas novas, desta vez em um “CD de verdade”, tudo isso (risos) para o próximo ano.

Supergospel - E para encerrar, agora o espaço é de vocês. Que recado podem deixar para os leitores do Supergospel?

Que ouçam as nossas musicas e fiquem à-vontade para ampliar a reflexão, esboçando comentários, críticas etc. No mais, que fiquem na Paz e um forte abraço a todos.


*Em sua página da web, a banda disponibiliza os 3 Ep’s para download gratuito.
Clique aqui para baixar

Contatos
Site: http://inforlouca.blogspot.com/
Email: [email protected]
Shows: (21) 8013-4073

Ouças as músicas e saiba mais sobre:

Veja também no Super Gospel:

Gleison Gomes

Historiador, apreciador de música, filmes e bolo de abacaxi.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook