Notícias

Conheça o programa cristão de compartilhamento de arquivos ZPoc

Redação em 27/10/05 29432 visualizações
O ZPoC é um programa de compartilhamento ou uma família virtual? “Na verdade é os dois. É um programa de música que se fortalece pelo relacionamento” diz Mad Pro, um dos moderadores do sistema.

O Programa ZpoC é um p2p, isto é, um programa como tantos outros para compartilhar arquivos (como o Kazaa ou Emule por exemplo). O programa é usado para compartilhas vários tipos de arquivos entre os usuários, porém o mais comum é a troca de músicas em MP3.

O diferencial do Zpoc para os outros programas de compartilhamento é que ele tem a essência cristã, pois seus operadores e criadores são todos cristãos. Por isso, o programa acabou se tornando um reduto para troca de músicas cristãs por pessoas do mundo todo. Não são disponibilizadas no sistema músicas não-cristãs.

Porém, apesar de compartilhar músicas em MP3, o ZPoc afirma: “Se você está aqui para baixar músicas grátis, este programa não é para você. Os artistas e bandas trabalham duro o ano todo e necessitam do nosso apoio para poder continuar com o ministério que lhes cabe. Use o ZPoC para conhecer novas bandas e divulgá-las, mas comprem os CDs e ajudem nossos irmãos no ministério.”

Agora saber se todos fazem isso, é algo complicado de se comprovar. De acordo com as leis vigentes (inclusive no Brasil), a troca de arquivos com direitos autorais é crime, já que a pessoa irá baixar e escutar uma música sem ter pago pelos direitos autorais da mesma. Muitas pessoas (por desconhecimento da lei ou por pura comodidade) acham que baixar músicas ilegalmente não é crime, já que não está vendendo a música. Outros pensam que só é pirataria quando baixam uma música para comercializar. Isto não é verdade. Nos EUA várias pessoas têm sido processadas por baixarem músicas e filmes, e isso tem sido feito num processo de intensificação da luta contra a pirataria.

Porém o que os usuários do Zpoc afirmam é que embora o programa seja de compartilhamento de arquivos, um dos pontos mais fortes dele é a interação entre as pessoas. ZpoC conta hoje com mais de 10 mil usuários cadastrados, em sua maior parte brasileiros! Em um bate papo o criador do Zpoc afirmou que “o ZPoc é 10% sobre música e 90% sobre pessoas”. Isto é, o relacionamento é mais marcante que a própria troca de músicas.

Mas, de qualquer forma, o ZPoc afirma que se alguma banda ou cantor quiser retirar as suas músicas do ZPoc, basta entrar em contato com eles, que irão em questão de horas tirar do ar todas as músicas daquele artista. Isso ocorreu com a banda Pillar, que pediu que suas músicas não fossem mais compartilhadas, e assim foi feito - seus arquivos não são mais compartilhados no programa.

O Zpoc é dividido em salas, para melhor organização e comunicação dos usuários. A sala Cyber Café Brasil é uma das mais antigas e expressivas salas do ZPoC, foi criada pelo Mad_Pro e é mantida atualmente pelo usuário Morpheu. A comunidade desta sala esteve engajada no trabalho pelo não desaparecimento do ZpoC, quando há alguns meses atrás algumas salas do programa começaram a se fechar. “Carregando uma verdade que nos uniu e une muitos até hoje, que é a confiança em Deus, a sala Cyber Café Brasil, juntamente com seus usuários e responsáveis trataram de colocar uma lista de salas pra rodar e começaram a manter um site brasileiro do ZPoC: www.zpoc.com.br, onde as pessoas podiam adquirir a ultima versão do programa em português e continuar tendo acesso ao programa, que vem crescendo cada vez mais.” Diz Mad Pro, criador da sala.

A Cyber Café Brasil não é a única sala brasileira conhecida no ZPoC, pode ser citada também a Hillsong UK, que une brasileiros e estrangeiros, WhiteMetal Room, sala para os fãs por Metal Cristão, etc.

Visite www.zpoc.com, o site oficial do programa, para baixar e saber mais sobre o mesmo. Visite também www.zpoc.com.br, a página oficial do programa no Brasil com instruções sobre o programa em português, endereços das salas brasileiras e o programa em si já traduzido para o português.

Ouças as músicas e saiba mais sobre:

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook