Notícias

Conversamos com Maurício Soares que falou sobre os planos da Sony Music para a Expo Cristã 2018

Roberto Azevedo em 23/07/18 1057 visualizações

No ano passado, a Expo Cristã voltou ao calendário de eventos de São Paulo através da Rede do Bem Group. O retorno deu certo e o projeto cumpriu a missão de promover a integração entre os diversos setores do mercado gospel, proporcionando entretenimento e conhecimento para o público e destacando os profissionais do segmento em um evento de qualidade e relevância.

Com um novo lema - #JuntosPorUmPropósito - , entre os dias 27 e 30 de setembro irá acontecer a 14º edição, na pavilhão Oeste do Anhembi. A edição deste ano trará algumas novidades: nos dois primeiros dias, a feira será voltada “preferencialmente” para B2B (Business to Business, voltada para negócios) com palestras direcionadas, rodadas de negócios e área de exposição voltados para públicos diversos, como empresários, empreendedores, gestores públicos e pesquisadores envolvidos no desenvolvimento do setor. Nos dois dias subsequentes a feira se volta “preferencialmente” para B2C (Business to Consumer, voltada ao consumidor) com a realização de vários eventos nacionais e internacionais simultâneos no mesmo espaço, conferências com autores de best-sellers, café de pastores, shows, espetáculos, além de exposições com experiências imersivas e multissensoriais.

Nossa equipe recorda a fase anterior da feira, que aconteceu até 2012, onde havia um movimento coletivo entre gravadoras para realizar seus lançamentos no período do evento. Era comum termos em nosso site chamadas do tipo "Próximo à Expo Cristã, começa a temporada de lançamentos". Porém o mercado e o consumo da música mudou e hoje o streaming é uma realidade. Aproveitando esse cenário, separamos um tempo para conversar com Maurício Soares, A & R da Sony Music, que compartilhou com a nossa equipe seus pensamentos e suas estratégias em relação a Feira.

Aproveitem e confiram o OBSERVATÓRIO CRISTÃO ,  blog idealizado e criado por Maurício Soares em 2007 e que tem como objetivo ser um espaço para publicação de textos sobre o mercado fonográfico, design, tecnologia, tendências, marketing e afins, sempre do ponto de vista cristão.

1 - Boa tarde Maurício. Você é um dos pioneiros nessas atividades, seja participando, seja organizando. Para começar, como você enxerga a Expo Cristã hoje, dentro das mudanças que ocorreram no mercado desde sua última edição, em 2012?

Tudo mudou. E não é uma metáfora, é fato! Se antes participávamos de uma feira como a Expo Cristã com a intenção de vender CDs e DVDs, hoje nossa presença tem caráter muito mais institucional e de divulgação do que nunca. Vale lembrar que hoje nosso faturamento é exclusivamente digital, portanto não levamos um único produto para eventos como este. No entanto, por mais que possa parecer uma participação leve, a presença de nossa empresa e dos artistas em eventos desta natureza é algo muito estratégico e importante, tanto que seguimos participando e neste ano inclusive, nossa área de exposição é bem maior do que da última edição. Quando participamos da Expo Cristã nosso objetivo é aproximar os artistas de nosso cast ao público e também às mídias. O objetivo principal nesta estratégia é criar demanda, interesse, divulgação dos artistas e conteúdos da gravadora que o público os consuma nas plataformas de streaming.

2 - A Sony Music conta com um cast relevante, muito bem inserido no "mindset" de consumo de música por streaming e também, tendo o stand do ano passado como referência, com uma  presença significativa perante público e mídia. Nessa nova edição da Expo Cristã teremos, mais uma vez, um stand movimentado e concorrido?

Sim, ao menos assim espero. Ano passado tínhamos 35m2 de área de exposição e em 2018 este espaço aumentou para 96m2. Para este ano estamos com uma série de promoções já sendo definidas para que o público tenha experiências incríveis com os artistas e também com nossos conteúdos. A intenção é que mais uma vez o nosso stand seja o ponto de encontro da música gospel durante a Expo Cristã. Há um projeto sendo finalizado para que tenhamos algum espaço de pocket shows junto ao nosso stand, tudo devidamente cuidado, com acabamento sonoro, tratamento acústico. Para a imprensa também estamos reservando uma área muito interessante de entrevistas e fotos. Estamos nos preparando para fazer um espaço confortável, seguro, agradável e bastante prático do ponto de vista do trabalho.

3- Quais os artistas do seu cast que já confirmaram presença?

São muitos artistas confirmados até agora e vou citar apenas alguns: Aline Barros, Priscilla Alcântara, Os Arrais, Leonardo Gonçalves, Kemuel, Damares, Mariana Valadão, Marcos Freire, Diego Karter, Dell Cordeiro, Kemilly Santos, Cristina Mel, Preto no Branco, Felipe Valente, Deise Jacinto, Lagoinha Worship, Fábio Sampaio, New Id, Discopraise, Gabi Sampaio. Outros nomes estão sendo confirmados, mas a expectativa é que tenhamos cerca de 30 ou mais artistas de nosso cast presentes à Expo Cristã.

4- Como citamos na abertura desse texto, era comum as gravadoras anunciarem novidades para serem lançadas nas feiras, geralmente CDs inéditos, DVDs ao vivo, contratação de artistas e etc... Sabemos que esse cenário mudou, mas dentro dessa visão de usar a data e atrair o público/mídia a Sony Music tem previsão de anunciar alguma novidade?

Talvez possamos anunciar durante a Expo Cristã alguma contratação ou mesmo algum projeto especial. Aquela ideia de lançar um produto específico para a Expo Cristã já não cabe mais, até porque lançamos novos projetos e conteúdos a cada semana e durante a feira certamente teremos alguma coisa programada.

5 - A galera gosta de uma promoção não é? O equipe da Sony Music tem no seu planejamento alguma intenção de realizar promoções no stand durante os 4 dias evento?

Sim. Teremos experiências com os artistas da gravadora e algumas promoções com prêmios. Ainda estamos acabando de elaborar as ações, mas adianto que todas estarão vinculadas às questões relativas às plataformas de áudio streaming. Nosso foco é popularizar ao máximo o consumo de música através dos aplicativos de áudio streaming e eventos como a Expo Cristã são importantes momentos para gerar este tipo de ação estratégica.

6 - Era notório nas outras feiras a presença de cantores independentes que usavam a oportunidade de estar diante do backstage do mercado gospel para entregar cds, dvds, release, camisas, canecas e etc, com o intuito de divulgação. Lembro que em 2012 pagamos "peso extra" na mala carregando aquele "mundo" de discos para o Rio de Janeiro. Aproveitando essa conversa e a sua experiência, poderia deixar registrado algumas dicas para o pessoal, uma vez que "entregar cds" se tornou algo totalmente obsoleto?

De fato entregar um CD hoje em dia já não contribui em nada num primeiro contato com um executivo de gravadora. Pelo contrário, isso denota uma desconexão com o atual momento do mercado fonográfico. O que o artista independente precisa focar neste momento (restando 2 meses para a Expo Cristã) é organizar suas redes sociais, aumentar a relevância e alcance de seus conteúdos artísticos e postagens, além de apresentar uma atitude digital. Isso sim chamará a atenção das gravadoras. Os números e resultados digitais falam mais alto neste momento!

6- Para terminar, poderia deixar um recado para nossos leitores que estão se programando para marcar presença na Feira?

A Expo Cristã é uma experiência incrível. É onde todos se encontram, é onde todos são vistos e percebidos. Prepare-se ao menos para estar por dois dias na Expo Cristã e faça o maior número de contatos possíveis. Se você é artista, organize-se desde já para chegar à feira com um projeto de apresentação de qualidade. Há muitas mídias presentes na feira e, tendo condições, o artista independente deve contar com o suporte de uma assessoria de imprensa. Ou seja, minha sugestão é que todos prestigiem a Expo Cristã e que aproveitem ao máximo esta oportunidade tão especial.

Ouças as músicas e saiba mais sobre:

Veja também no Super Gospel:

Roberto Azevedo

Editor-chefe do portal SuperGospel desde 2005, assessor de imprensa da cantora Marcela Taís desde 2012 e sócio da agência 2RA que hoje já conta com mais de 100 lançamentos nas plataformas digitais. Ainda exerce a função de Logística na MM7 Comunica, na AS Records, na Labidad Produções e na gravadora Futura Music (sediada na Bélgica) representando a empresa no Brasil.


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook