Notícias

Entrevista: Luciano Manga

Redação em 15/09/03 10573 visualizações
Luciano "Manga" Azevedo Kuhn, casado com Maria Cristina (Pita) e pai de Kauê (14 anos) e Lucca (3 anos) é ex-vocalista do Oficina G3, é pastor da Vineyard no Rio de Janeiro e prepara-se para lançar o seu primeiro CD solo.

Você está preparando um CD solo? Qual será o estilo? Fale um pouco a respeito.

O CD é de adoração contemporânea e expressa o que tenho vivido ultimamente. A minha intenção é falar de adoração para a nova geração. O pessoal pode ter uma idéia através do site www.zekap.com.br.

Como foi que você entrou para o Vineyard? Nos fale um pouco sobre seu papel neste ministério.

O nosso namoro nasceu em 1995 antes das olimpíadas de Atlanta através de um grande amigo, o Beto Tavares que na época me convidou para evangelizarmos em Atlanta/USA e o pessoal da Vineyard estaria junto. Mas não pude ir e só tive contato mesmo em novembro e 1998 com o pessoal da Vineyard de Atlanta e Cincinatti e posteriormente com as Vineyard da Califórnia. Em 1999 conheci o pessoal do Brasil e aí o realacionamento foi se ajustando até nos tornarmos uma igreja Vineyard (que aconteceu esse ano). Hoje sou pastor da Vineyard Rio e faço parte da equipe da Vineyard Music.

Quais bandas congregacionais e não-congregacionais você ouve?

Ouço muitos cd's da Vineyard e tenho ouvido também o David Quinlan que é um grande amigo e tem feito um excelente trabalho.

Quem você acha que é o maior modelo de louvor e adoração hoje no Brasil, em termos de espiritualidade, letras de músicas e arranjos musicais?

David Quinlan e com certeza o pessoal da Vineyard por isso que amei o estilo de vida proposto por eles.

Você acha certo o cristão ouvir música secular?

Tenho a seguinte opinião: com Cristo sou livre posso ouvir qualquer coisa, porém quando você vai se aproximando mais de Deus parece que aquele desejo de ouvir músicas que não dizem muito para você acaba ficando meio obsoleto e você se volta para canções que te levam para junto d'Ele. Existem canções seculares que são lindas e não vejo problema ouvi-las.

Por que você saiu do Oficina G3? Você sente falta dos tempos do Oficina G3? De tocar rock mais pesado, shows evangelísticos, etc?

Quando sai sim, mas hoje não. Sinto que Deus está me levando para outro momento.

Você acha que um músico cristão pode se influenciar em músicas seculares, ou bandas seculares para fazer uma música? Por falar nisso, quais são os cantores (ou bandas) que te influenciaram, ou influenciam até hoje?

Sim. Se você quiser estudar em qualquer conservatório, faculdade de música e se tornar um bom musico terá que ouvir os grandes compositores como Bach, Betoven, etc... e isso é música secular. Quanto a mim fui influenciado por bandas de rock como Deep Purple, Rush entre outras, mas também fui influenciado por grupos cristãos como: Petra, Atos, Andre Crouch. Hoje sou muito influenciado pelos grupos ingleses e americanos de adoração como: Delirious, Sonicflood, Mercy B, Marc James e o pessoal da Mercy Church.

Da onde vem o seu apelido?

De infância. Fui para e escola com a manga da camisa maior que todas as outras crianças e ai o pessoal pegou no meu pé.

O estilo musical do Oficina G3 mudou muito desde a sua saída do grupo. Você acredita que se ainda fosse o vocalista da banda o estilo musical seria o mesmo, ou também haveriam mudanças?

Acredito que haveria mudança por causa das tendências musicais que mudam com o passar do tempo. Se você ficar fazendo sempre a mesma coisa acaba nào conseguindo falar com o pessoal novo que trazem uma outra concepção musical, mas isso não quer dizer que a banda tenha que mudar por completo.

Deixe um recado para os usuários do site Supergospel.

Nosso amado Pai está levantando um nova geração de gente apaixonada por Ele. Gente que tem deixado de lado muita coisa para amá-lo. O texto de II Pe 1: 5-11 retrata bem o que estou querendo dizer. Seria legal você entrar nessa barca.

Ouças as músicas e saiba mais sobre: Luciano Manga

Veja também no Super Gospel:


Comentários

Para comentar, é preciso estar logado.

Faça seu Login ou Cadastre-se

Se preferir você pode Entrar com Facebook