Twitter do SuperGospel Facebook do SuperGospel

Matérias em destaque



Fernanda Lara e Giordani Vidal

Publicada em 15/08/2004
Redação Super Gospel
O que você fala sobre a indicação do seu CD “Livre Para Amar” ao Grammy Latino, um prêmio tão conhecido mundialmente?

Foi realmente mais um grande presente de Deus. Estamos em estado de graça! Agradecidos ao Senhor Jesus porque Ele é fiel. Queremos servi-lo por toda a nossa vida. Para nós, sermos indicados já é uma grande vitória, pois trata-se de uma premiação internacional o que mostra que nosso esforço está sendo reconhecido. Conforme o que a palavra do Senhor nos diz: que devemos fazer sempre o nosso melhor para Deus.

Não é sempre que vemos um artista independente ganhar 2 prêmios no Troféu Talento da Rede Aleluia (Melhor CD Independente e Melhor Arranjo Musical) e no mesmo ano ser indicado ao Grammy Latino. Como fica a humildade com isso tudo acontecendo? risos...

É necessário que os adoradores estejam conscientes que não há nenhum mérito em nós, pois se chegamos até aqui, foi unicamente por que o Senhor Jesus nos capacita e nos abençoa para servirmos aos seus propósitos, desta forma temos consciência de que os méritos são exclusivamente de Jesus Cristo, sendo nós apenas instrumentos em suas mãos. Convém salientar que nos colocamos inteiramente nas mãos do Senhor Jesus.

Apesar do CD ser cantado pela Fernanda Lara, o Giordani Vidal também assina o CD “Livre Para Amar”. Isso não é muito comum... como surgiu essa idéia?

Eu e o Giordani somos o complemento um do outro. A mim Deus capacitou com a voz e a palavra e ao Giordani Deus deu o dom de fazer músicas, arranjos e orquestrações, por isso unimos nossos talentos para servimos o nosso Deus. A idéia da parceria musical surgiu quando nos conhecemos há 8 anos atrás. Quando o Giordani tocava seus instrumentos e eu fazia solos de hinos na igreja.

A música de vocês presente no CD “Livre Para Amar” possui um estilo musical bem peculiar. Quais são as suas influências musicais?

Desde pequena tive influências de música clássica e o Giordani desde os 3 anos de idade estuda música clássica e sacra. Não cremos que nosso estilo musical seja só por influências, mas sim um desejo de resgatar os sons dos instrumentos bíblicos da época do Cristianismo primitivo, resultando numa fusão entre o clássico bíblico e o contemporâneo, que é uma inovação na música Cristã Atual.

Giordani, essa pergunta é especialmente pra você: como é feita a produção do CD? Como é unir instrumentos antigos e clássicos com equipamentos de computação de última geração?

Este trabalho levou 2 anos para se concretizar, baseado em desgastantes pesquisas musicais de instrumentos, suas origens e seu contexto na história bíblica, técnicas de cantos da Fernanda e outros. Utilizamos coros líricos, gaitas escocesas, duduks (flauta muito utilizada nas trilhas sonoras do filme “Paixão de Cristo”), taikos, instrumentos medievais, cantos gregorianos e outros, gravados em sistemas complexos de Protools (sistema de gravação utilizado pelos maiores produtores de música do mundo) mesclando técnicas de captação dos sons e efeitos sonoros inovadores.

Isso deve ter dado bastante trabalho ....

Só para ter uma idéia, as vezes a gravação de 1 instrumento consumia 20 horas de estúdio, isso sem contar as mixagens ou inclusões de efeitos, correções de equalizações e adaptações do ambiente acústico. A música tema do CD “Livre Para Amar” levou 3 meses para a finalização de arranjos musicais e orquestração, não incluindo a voz solo da Fernanda, que para minha alegria, tem muita habilidade para gravar as melodias ou efeitos vocais quando entra em estúdio.

Alguma vez vocês se sentiram intimidados em lançar o CD, achando que o estilo "musical" poderia não agradar, por não ser o pop/rock que podemos ouvir habitualmente nas rádios nacionais?

Jamais! Dentro de nosso conhecimento musical as músicas foram embasadas no contexto de louvor que os antigos Cristãos ofereciam à Deus através de seu canto e instrumentos. Desta forma não nos preocupamos em nos enquadrar neste ou aquele estilo, pois foi o Senhor Jesus que o plantou em nosso coração e temos o respaldo das sagradas escrituras.

Quem pra vocês hoje é o maior expoente de louvor e adoração nacional?

Temos grandes ministros de louvor em nosso país atualmente, por exemplo: Cristina Mel, grande cantora que acima de seu profissionalismo mostra-se uma pessoa amorosa, atenciosa, simples, simpática, admiramos muito ela. Também temos outras preciosidades da música: Pra. Ludmila Ferber, David Quilan, Ana Paula Valadão e seu ministério, Alessandra Samadello, Fernanda Brum e Soraya Morais também grandes adoradores, cada um no seu estilo musical, que para nós, são pessoas que colocam Cristo como foco e o evangelismo como o centro de suas vidas, o sucesso deles, é uma conseqüência por andarem nos caminhos do Senhor Jesus.

O que vocês ouvem quando estão em casa descansando, meditando ou viajando para algum lugar?

Gostamos muito de ouvir músicas tranqüilas e inspiradoras como: "Águas cristalinas" de Isis Regina, instrumentais de Michael W. Smith e clássicos, 4Him, Acapella, Ron Kenoly, Darlene Zschech, músicas de cantores que já citamos na pergunta anterior e hinos tradicionais da igreja.

Quais são as dificuldades de um grupo independente?

As dificuldades são muitas para um artista independente, como exemplo: a divulgação da obra musical nas rádios e revistas, pois o artista independente não tem o respaldo de uma gravadora.

O que significa ter uma gravadora?

Significa ter o lançamento simultâneo de seu CD em todo o país, contato com jornalistas e divulgadores do CD em Revistas, TV, Web, Rádios e a distribuição rápida e eficaz em Livrarias-lojas de CD's, redes de hipermercados, grandes lojas virtuais na web e outros.

Você acha que esta indicação ao Grammy Latino pode abrir portas para outros grupos independentes ao redor do Brasil?

É muito relativo outros artistas independentes terem o mesmo respaldo, mas é possível para os que colocam suas vidas nas mãos de Deus e fazem música de qualidade. Para nós, o motivo de sermos indicados ao Grammy sem sombra de dúvida foi a premiação do Troféu Talento nas duas categorias que concorremos e tivemos a felicidade de ganhar, os prêmios evidenciaram nosso ministério musical no Brasil, também é importante salientar a qualidade sonora que buscamos na nossa música, além do esforço na divulgação.

Qual recado vocês deixam para todos os usuários do SuperGospel que estão com o desejo de montar uma banda e gravar um CD?

Acima de tudo busquem á Deus, pois nossa única fonte de inspiração e de poder vem do Céu. Muitos músicos negam ou viram as costas para Deus para poder entrar em uma premiação como esta, mas nem sempre conseguem, pelo que sabemos. Deus honra os que o honram.

Seja social :)

 

Deixe o seu comentário


Siga-nos no twitter

Fique ligado em música gospel: @supergospel

Conheça os lançamentos e promoções: facebook.com/gospelgoods (Loja virtual Gospel Goods)



Conteúdo Top





Parceiro

O Super Gospel, o portal da música gospel, é patrocinado pela loja virtual Gospel Goods
Loja virtual Gospel Goods
Copyright - 2001 - 2018 Supergospel. Todos os direitos reservados.