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Honre sua palavra e zele pelo seu nome – uma reflexão para cantores e produtores [Artigo]

André Mattos em 29/10/11 2895 visualizações
Em um cenário musical cada vez mais diversificado como o da música gospel brasileira, aparecem oportunidades para os mais variados ramos de atuação de profissionais, sejam eles de fato ou não. O objetivo deste pequeno texto é promover algumas reflexões específicas e práticas:

1 – A importância da palavra ou da honra do compromisso – Contam os mais antigos que o valor da palavra dada era relevante: um aperto de mão valia mais que um papel assinado. Isso se potencializava caso os envolvidos fossem cristãos.

Hoje, infelizmente, essa realidade foi superada. Já não se sabe mais em quem se deve confiar. Enquanto conhecedores de Cristo, não podemos aceitar que esta realidade se torne algo normal e sem importância no nosso meio.

a) Cantor – Se você assumiu o atendimento de determinada agenda, atenda! Com exceção de uma causa de força maior que o impeça de ir, não deixe de honrar esse compromisso. Não adianta pensar nos detalhes depois de firmado o compromisso.

Pastores e membros estão esperando por você no horário marcado, ansiosos para que você seja um instrumento nas mãos de Deus. Obviamente que isso não se aplica ao caso de organizadores de evento que agem de má fé, divulgando participações sem autorização. Isso já é um caso jurídico.

b) Produtor – Avalie bem as promessas quando um cantor o procurar. Seja transparente! O cantor tem o direito de saber o que ele está contratando. Nada de meias verdades! Se prometeu um prazo para entrega do trabalho, esforce-se em cumpri-lo. Se a promessa foi instrumentos ao vivo, não enfie um sampler que tem um som muito parecido e que quase ninguém percebe a diferença para economizar. A sua margem de lucro ou retorno deve ser pensada antes da entrega do orçamento ao cantor.

Produtor que só faz as contas do seu custo de produção depois que fecha o contrato acaba originando promessas acima da capacidade de execução e frustração por parte do contratante. Uma ferramenta bem importante nessa questão é o contrato de produção, com os detalhes dos itens acertados entre produtor e cantor.

2 – Zele pelo seu nome – Quando um nome é citado, geralmente surgem em nossas mentes algumas referências sobre ele. Steve Jobs, por exemplo, estará sempre associado a inovação, superação, tecnologia. E o seu nome? Quando as pessoas falam de você, o que lhes vem à mente? Já parou pra pensar nisso?

Claro que ninguém deve superestimar os pensamentos que as pessoas tem a seu respeito, porque talvez entraria em crise psicológica profunda - ficar meditando porque fulano ou sicrano não o ama: não é essa a questão aqui. Mas que você pode trabalhar para que seu nome seja associado a algumas boas características, isso é importantíssimo:

a) Cantor – Deve tomar cuidado com o que fala ou escreve. Dependendo do seu alcance, você é um formador ou deformador de opiniões. Já dizia o sábio Salomão que a resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura desperta a ira. O que tem de cantor entrando em bate boca desnecessário com admiradores ou opositores através das mídias sociais não é brincadeira. Vale a pena?

Uma imagem (refiro-me à credibilidade e respeito) que se levou anos para construir pode desmoronar através de uma expressão mal empregada. O zelo pelo seu nome também pode se estender ao cuidado que você precisa ter com as pessoas que falam em seu nome. O crescimento que falei no início do texto produziu muitos “acessores”. Tome cuidado! Se o “acessor” não sabe nem como se escreve corretamente a palavra que identifica sua função, que dirá auxiliar você no desenvolvimento de sua carreira? A comunicação com a sua assessoria deve estar alinhada e ser sempre eficiente. Deve ficar claro qual a função do assessor, pra que um não invada a praia do outro e não haja insatisfação.

b) Produtor – Lembre-se daquela máxima que um cliente satisfeito é uma ferramenta de divulgação positiva do seu trabalho e que, em contrapartida, um insatisfeito será de divulgação negativa. E dependendo do tamanho da ferida provocada, o efeito causado por uma divulgação negativa pode ser devastador. Na verdade, este item está diretamente relacionado com o item anterior.

Como anda o seu crédito na praça?

Você paga os cachês combinados nos prazos ou dá aquele canseira nos músicos?

Você entrega o que combinou dentro do prazo ou assume vários compromissos ao mesmo tempo e opta em terminar primeiro o que te remunerou mais, sem lembrar que o valor do seu trabalho foi estabelecido por você mesmo?

Atende os cantores com o mesmo nível em toda a produção ou somente até a hora em que fecha a produção e já recebeu algum adiantamento?

O cantor pode adorar o seu trabalho, mas quando for gravar um segundo trabalho, se lembrará destes detalhes e colocará na balança. Provavelmente procurará alguém que inspire credibilidade, competência, transparência e eficiência. Talvez baixar seu preço já não será mais um atrativo para alguém fazer a sua contratação.

Não se engane: o cantor fará quase que uma pesquisa de aprovação de crédito, semelhante àquelas que fazemos nas lojas para compras a prazo.

A sua palavra e seu nome são coisas inegociáveis e inestimáveis. Procure fazer deles ferramentas importantíssimas para glorificação do nome do Senhor e expansão das fronteiras do seu ministério!

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André Mattos

Carioca, residente em Araucária (Paraná), 29 anos, casado com a Mariana e dois filhos, Juliana e Gabriel. Congrega na 2ª IPI de Curitiba, onde é diácono e ministro de louvor. Na área musical, desenvolve a parte executiva de produções independentes e também atua na assessoria e divulgação de alguns cantores e bandas evangélicos.


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